As redes sociais são essenciais para a promoção da sua empresa atualmente. De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, 95% dos adultos nos Estados Unidos, com idade entre 18 e 34 anos, estão seguindo uma marca nas plataformas.
E quando falam de todas as faixas etárias, essa porcentagem está acima dos 70%. O mercado brasileiro não está longe dessa realidade, afinal, nosso país representa 10% do tempo gasto mundialmente nas redes sociais. Estamos perdendo, apenas, para os Estados Unidos, de acordo com dados da ComScore.
O jeito de consumir mudou, graças aos avanços da tecnologia. Por isso, as redes sociais são uma ótima forma de alcançar o seu público-alvo. É necessário um bom conteúdo, informação e incentivo ao engajamento, sem forçar os anúncios.
Mas estar presente nas redes sociais mais populares não impede que você utilize outros meios. Ainda é válido usar e-mail marketing e até comerciais, o transmídia é a maneira mais eficaz de conseguir públicos em diferentes canais de comunicação.
- Vantagens de fazer gestão de redes sociais
- Gestão de tráfego pago no site
Se o site for a sua principal plataforma de venda, seu objetivo com as redes sociais deve ser aumentar o tráfego na loja virtual e transformar seguidores em compradores.
O gerenciamento de mídias sociais podem ser a porta de entrada para o site e para aplicar as estratégias de marketing focadas em aumentar as visitas. Para isso, coloque os links nos posts e no perfil, principalmente no Instagram, e gere leads.
Dessa forma, é possível cativar um público maior. Além disso, aumentando o tráfego, é possível gerar relevância e intensificar o posicionamento orgânico do seu site nas buscas do Google.
- Oportunidades de repercussão
As redes sociais são o melhor meio, atualmente, de promover sua marca, seu produto e serviço para novos clientes.
E cada plataforma tem seu formato e conteúdo ideal, por isso, é preciso escolher a melhor opção para lidar com o seu público-alvo.
As opções de publicações são variadas. É possível criar vídeos, posts escritos, imagens, entre outros formatos, as possibilidades são infinitas.
Além disso, cada publicação é uma nova chance de interação com os seguidores da sua marca.
- Autoridade
Conteúdos com uma boa qualidade é uma das maneiras que a sua marca pode se posicionar como autoridade no assunto. Isso pode ser feito em diversas plataformas, mas nas redes sociais, as dicas nos stories são bem populares.
É fundamental mostrar ao público que a empresa sabe do que está falando, e principalmente fazendo.
Demonstrar autoridade é muito importante para fidelizar os clientes e fazer com que eles interajam nas redes sociais. Então, use esse ambiente para responder comentários, mensagens e direcionar os conteúdos até as personas.
A autoridade contribui para que a marca seja lembrada pelos clientes quando surgir uma situação e o conteúdo da empresa pode contribuir na ajuda.
- Divulgação
Como já mencionamos, a presença da sua marca nas redes sociais se tornaram a melhor maneira de divulgar seu conteúdo, produtos e serviços. E cada plataforma tem o seu um atrativo que a diferencia das outras.
O Twitter, por exemplo, é o meio perfeito para publicar artigos e matérias porque tem maior aceitação de links. Neste quesito, o Facebook também é um aliado, e juntamente com o Instagram e o LinkedIn, é possível segmentar anúncios.
Essas plataformas levam em consideração fatores como idade, gênero, local, e até os interesses dos consumidores. E isso tudo sem pagar um absurdo.
Dessa forma, a divulgação é fácil e barata de ser veiculada nas principais redes sociais, segmentando para o público que trará maior retorno para a marca.
- Mensuração
Assim como as ferramentas de gerador de anúncio, as plataformas atualmente também possuem painéis de análise de cada publicação. As famosas métricas.
Para mensurar se a sua estratégia de marketing nas redes sociais está funcionando como o esperado, essas métricas são fundamentais.
Outro meio de obter essas informações é pelo Google Analytics. Essa plataforma ajuda no encontro de insights sobre de onde vem a audiência, quantidade de leads e conversões.
Esse controle ajuda a identificar quais campanhas e estratégias tem um melhor retorno, e dessa forma, é possível redirecionar seus recursos para o que mais agrada o seu público online.
- Engajamento
O principal intuito das redes sociais é aproximar o público e a marca, humanizando a empresa para os consumidores. Por isso, suas publicações precisam se relacionar com eles para incentivar o engajamento, com comentários, curtidas e até compartilhamentos.
Essas ações dos seguidores fazem os algoritmos entenderem que seu conteúdo é relevante e aumentar o alcance, mostrando para outras pessoas além dos seus seguidores.
Dessa forma, é possível ampliar seus negócios, ganhar mais autoridade e se tornar relevante no nicho.
- Satisfação
Um benefício desse estreitamento do relacionamento com os seguidores é a garantia da satisfação do cliente.
As redes sociais também são usadas para compartilhar as frustrações sobre produtos. Os consumidores também querem ser tratados bem e terem uma boa experiência com as marcas que compram.
Por isso, nas redes sociais é possível entender e dar maior atenção a um cliente que teve uma experiência ruim com a marca. Tentar reverter a situação faz com que o cliente fique mais satisfeito e propague sobre a empresa.
A atenção nas redes sociais é a chave para aumentar a satisfação dos clientes.
- Novos consumidores
Como também já mencionamos, as redes sociais são a estratégia perfeita para aliciar novos clientes.
É comum os usuários usarem as redes sociais para procurar produtos, pesquisar preços e analisar as melhores lojas para efetivarem a compra.
Por isso, é necessário preparar estratégias para chamar a atenção deles com conteúdos de qualidade, e que seja agregador para eles.
A rede social é a melhor alternativa para isso.
- Estratégias de SEO
Aos poucos é possível encontrar um perfil de sucesso no Google. A página de buscas julga a linkagem entre os perfis das redes em seus algoritmos para ranquear as empresas da melhor forma.
Eles consideram o forte engajamento, os compartilhamentos e as menções para aumentar a relevância da página.
Para o Google, a quantidade de seguidores não faz diferença no posicionamento das buscas. No entanto, no Bing, a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo, as regras não são as mesmas.
Para obter relevância no Bing, é considerado os links e o compartilhamento sim, e também a autoridade do perfil. Ou seja, a quantidade de seguidores interfere.
- Público-alvo
Nas redes sociais, com as estratégias de marketing efetivas, é possível conhecer ainda mais o seu público alvo, com suas demandas e seus desejos.
Com o auxílio dos painéis para analisar as métricas disponibilizadas por cada plataforma, é possível analisar todas as informações sobre as campanhas feitas no perfil, e a partir disso, criar estratégias que funcionem melhor com o público-alvo.
Ao analisar os posts, também é possível ter uma ideia de como são seus consumidores e traçar um perfil comportamental deles e quais são seus interesses.
Os insights irão ajudar a dar um up nas suas campanhas.
Sabendo de todas essas vantagens, é imprescindível a presença da sua marca nas redes sociais.
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