O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, e não apenas isso, mas é também o caminho principal de muitas pessoas que se alçaram à fama através da criação de conteúdo.

De maneira a criar um conteúdo de qualidade que trará sucesso para o seu canal é necessária a criação de um roteiro para YouTube.

Para elaborar um não é preciso muito esforço, seguindo as nossas dicas você conseguirá criar um roteiro para YouTube e aumentar as chances de seu canal aumentar o número de inscritos.

Continue lendo para saber quais as nossas dicas!

7 Etapas para Criar um Roteiro para YouTube de Sucesso

Como criar roteiro para YouTube

  1. Identifique o tema do seu canal

Antes de mais nada, é preciso decidir qual o tema do seu canal e segui-lo. O YouTube, assim como outras plataformas, usa como base para a relevância a qualidade deles.

Portanto, não crie vídeos desconexos que não fazem sentido como um todo, escolha um tema em que você pode inserir conteúdos diferentes.

Aqui na Agência de Marketing Digital nós comentamos bastante sobre marketing e marcas, um dos aspectos mais importantes dessas funções é o branding.

E não se engane, o branding não é só para marcas, ele também pode ser voltado para um canal do YouTube.

Fazer branding significa que você está transmitindo uma identidade sólida para o seu canal, algo que os seus inscritos estarão familiarizados e reconhecerão não importando a plataforma.

Se a sua ideia de tema for vídeos do YouTube sobre beleza, então, não só o seu canal, mas todas as suas redes sociais devem indicar isso.

  1. Pesquise sobre o assunto

Ao criar um roteiro para YouTube você tem algumas considerações que devem ser feitas, tais como, esse será um roteiro completo incluindo que você vai falar ou apenas um guia com pontos principais?

Saber a resposta guiará o rumo do seu roteiro, e fará com que ele seja mais coeso com a sua visão para o canal.

Outro fator importante é o assunto do vídeo e como ele será tratado, no caso de um canal do YouTube com conteúdo educacional, a pesquisa será grande parte da criação de conteúdo.

E nesse caso, o roteiro para YouTube se torna ainda mais significante, afinal, com tantos tópicos para falar ou se aprofundar, ter uma base para não se perder é sempre muito útil.

Ao pesquisar sobre o conteúdo do vídeo dentro do tema que você estipulou para o seu canal, permite até mesmo que você encontre ideias novas para outros vídeos.

Dessa maneira, pesquisar sobre o conteúdo que você criará o roteiro para YouTube é essencial para ter um canal de sucesso.

  1. Escreve suas ideias

Agora que você já passou das fases iniciais é hora de coletar as informações e inseri-las em um papel ou onde você quiser.

Assim, você conseguirá facilmente visualizar as informações e será muito mais fácil elaborar um roteiro para YouTube.

Você pode fazer um brainstorming de ideias incluindo detalhes importantes como o cenário, figurino, o que será dito, o assunto, o que e como será mostrado, etc.

É a partir daqui que você começa a planejar o vídeo como um todo, traçando um roteiro amplo que dirá o que será feito na produção de vídeo para YouTube.

Saiba mais: Redes Sociais: Como usar no Marketing Digital em 4 Passos

  1. Elabore o roteiro

Após juntar suas ideias, escolha as que mais se encaixam e elabore o roteiro para YouTube. Para fazer isso, como citamos anteriormente é possível fazer de dois modos, um roteiro com tudo o que você irá falar semelhante a um script, um roteiro de texto direto.

Ou um roteiro com os pontos principais que serão comunicados, que é uma escolha bastante comum para muitos youtubers.

Cada um deles tem suas vantagens, o primeiro tipo permite que tudo seja planejado antes mesmo de dar início a gravação enquanto o outro possibilita uma espontaneidade maior.

A escolha do tipo de roteiro para YouTube fica a seu critério e depende majoritariamente do estilo do seu canal.

  1. Divida seu roteiro em começo, meio e fim

Ao criar um roteiro sobre um assunto específico você quer ter uma ordem de fatores.

Se você possui canal no YouTube há um tempo talvez já tenha uma introdução que faz em todos os vídeos, se não, é bom pensar em uma.

A introdução dá o tom certo para o vídeo e também apresenta você, seu canal e o tema do vídeo para o público.

A partir daí, é hora de apresentar o assunto do vídeo, indique qual o assunto do seu vídeo e o elabore para o público.

Se for um tema com uma problemática específica então apresente esses problemas e indique as soluções mais para o final do vídeo, assim você prende a atenção do espectador.

Contudo, não fique enrolando, muitas vezes as pessoas usam o YouTube como mecanismo de pesquisa semelhante ao Google, e elas querem ver vídeos que vão direto ao ponto.

Portanto, seja direto, e use seu roteiro para não se perder no conteúdo, mantendo sempre o assunto.

  1. Não esqueça de usar CTAs

CTA é a sigla em inglês para call to action, ou seja, chamada para ação, usá-las, principalmente no YouTube é uma maneira eficaz de guiar os espectadores a fazer uma ação da sua escolha.

Geralmente as pessoas usam esses CTAs para fazer o espectador se inscrever, gostar e compartilhar os vídeos.

Não deixe de incluir essas frases no seu roteiro para YouTube, pois é dessa maneira, além de ter um conteúdo de qualidade, que você irá conseguir novos inscritos.

  1. Divulgue em outras plataformas

Quando falamos de branding, nós citamos que a identidade do seu canal deve existir em outras plataformas.

Para conquistar um público maior, você deve gerenciar redes sociais diferentes, pois é dessa maneira que você será capaz de aumentar o seu alcance.

Porém, para fazer isso é ideal que você continue trabalhando a identidade visual de seu canal do YouTube nessas outras redes.

No caso do Instagram, por exemplo, você pode usar fotos de seus vídeos para divulgar o conteúdo e ao mesmo tempo apresentar seu canal para um público de outra plataforma.

Com o crescimento de conteúdo em vídeo da atualidade, devido ao TikTok e Reels, é uma boa ideia pegar trechos de seus vídeos mais longos e divulgar nessas plataformas.

Até mesmo o Shorts do YouTube também pode te ajudar a conquistar um público maior.

A melhor parte de criar um roteiro para YouTube é que o seu conteúdo ganhará mais qualidade e será mais coeso.

É por esse motivo que trouxemos essas dicas para te ajudar a ter um canal de sucesso no YouTube.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis, não deixe de explorar o blog para ver mais conteúdos como esse!

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