Se você trabalha com marketing ou tem um negócio, então já deve saber a importância de aumentar o engajamento das redes sociais, não é mesmo? Criadas com o objetivo de entreter e simular ambientes de socialização para o usuário, essas mídias se transformaram em uma verdadeira mina de ouro para as empresas.
Porém, trabalhar com redes sociais pode ser exaustivo. Afinal, esse canal inaugura a comunicação multilateral, desconstruindo a imagem de que só a marca fala e o público pode apenas escutar. Agora o cliente também fala, e o mais importante, é ouvido por muitos!
Continue a leitura e descubra como fazer para que sua audiência tenha interesse em interagir com sua marca. Boa leitura!
Qual é a importância do engajamento nas redes sociais?
Imagine que você é um fazendeiro da idade média que cultiva deliciosas verduras e descobre que todas as manhãs, ajudantes de cozinha vão a uma feira para fazer as compras das famílias. Certamente, este é o lugar que você deseja aparecer.
Os tempos mudaram, mas aquele desejo do mercador medieval continua, aparecer na praça do seu público. Entretanto, para garantir o sucesso, é importante mais que isso, é preciso se relacionar! O engajamento nas redes sociais permite que o público fale da sua marca.
Isso é vantajoso de várias formas diferentes: aumenta a visibilidade, a autoridade da empresa e ainda fala para os algoritmos das redes sociais que seu perfil deve ser destacado organicamente mais vezes, pois cria interação com os usuários.
O engajamento nas redes sociais é uma porta para melhorar o relacionamento da marca com o público e fortalecer a personalidade do negócio.
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Como aumentar o engajamento das suas redes sociais em 2023?
Separamos os principais pontos que ajudam no engajamento das suas redes sociais. Você não precisa seguir todas as dicas em um primeiro momento, o mais importante é entender quais são mais relevantes para a situação da sua empresa no momento e se dedicar a criar esse espaço de trocas com o público.
Conheça o seu público
Você provavelmente já sabe quem é a persona do seu negócio. Se ainda não sabe, pode usar nosso Fantástico gerador de Personas para entender melhor quem é seu público e como ele pensa, sente e interage nas diferentes mídias.
Uma vez levantados os dados, você já consegue ter ações mais eficientes para aumentar o engajamento nas redes sociais. Isso porque você fala para o seu público. Pode parecer óbvio, mas não é.
Nem todo cliente que espera uma abordagem como a estratégia da Netflix. Por mais que seja um sucesso aquele humor ácido e irreverente, talvez um plano de saúde ou funerária precisem apostar em interações diferentes. Nessa hora, conhecer o público é fundamental.
Tenha uma linha editorial
Alguns assuntos surgem a partir de acontecimentos que impactam o público ou até mesmo o mundo. A pandemia, por exemplo, foi pauta da maioria das empresas que conseguiram sobreviver a esse evento. Entretanto, como cada uma delas se posicionou? Desenvolver a linha editorial é encontrar a essência daquilo que seu negócio pretende falar.
Isso não tem tanto a ver com o tema, mas com a visão de mundo, a postura diante dos fatos.
Imagine que instituições educacionais decidam criar engajamento em suas redes sociais, pode ser que a linha editorial de uma delas esteja mais focada no desempenho em testes de Enem, enquanto a outra quer olhar para o desenvolvimento saudável e humano de cada estudante.
Certamente as linhas editoriais das suas escolas serão completamente diferentes, mesmo que falem sobre os mesmos assuntos.
Escolha as mídias mais relevantes
Instagram, YouTube, WhatsApp, Twitter ou TikTok? Seu negócio conta com perfil em quais dessas mídias? Se você acompanha o surgimento de novas — e potenciais novas — redes sociais que estão bombando, deve saber que a lista não é pequena. Então, sua empresa deve estar presente em todas elas?
Ainda bem que a resposta é não. O ideal é focar nas mídias que fortalecem a personalidade da sua marca e, principalmente, nas quais seu público está presente. A proposta inicial das redes sociais não é fazer com que as pessoas interajam com marcas, então, quanto mais natural for o processo, melhores serão os resultados.
Estabeleça um calendário
Outro truque infalível para aumentar o engajamento é manter a frequência de publicações. Para isso, nada melhor que desenvolver um calendário editorial. Essa ferramenta ajudará você a definir qual será a frequência de publicação, tipo, formato, assunto e tamanho dos conteúdos.
Além disso, o calendário editorial também é importante, pois indica quem é responsável por cada conteúdo e qual é a data das entregas. Com isso, você garante consistência e esse processo cativa a audiência. Consequentemente, o engajamento será maior.
Confira as tendências
Cada rede social tem suas peculiaridades, além disso, cada época conta com um movimento diferente. Se você pretende se destacar e realmente criar uma história com a audiência, então é fundamental entender quais são as estratégias que estão funcionando melhor.
Acompanhar as inovações nas estratégias das redes sociais é algo importante e que fala não apenas sobre o que você deve fazer, como também sobre o que pode ser evitado.
Algumas práticas podem ser vistas como negativas e invasivas neste ambiente. Certifique-se de que seu negócio respeitará o espaço da audiência.
Interaja com o público
Criar diálogos reais com a audiência pode ser uma excelente estratégia para garantir mais engajamento. Para isso, você precisa contar com algumas ferramentas para redes sociais.
Além de responder aos comentários presentes nas suas postagens e mensagens enviadas pelos canais privados, você também deve acompanhar as menções ao seu perfil.
Mostre para seu público que sua marca realmente se importa com seus seguidores. Responda às postagens nas quais seu perfil for marcado. Vale lembrar também, que a forma de lidar com haters pode ser bem diferente de interagir com alguém que defende a sua marca.
Saiba como utilizar os melhores recursos
As contas comerciais ganham destaque no tratamento quando o assunto é as redes sociais. Cada mídia oferece recursos que contribuem para seu sucesso com o público. Afinal, quanto mais tempo um usuário gasta em uma rede social, mais valioso isso será para a mídia.
Estude as funcionalidades e recursos que você tem à sua disposição e entenda como isso pode contribuir para o engajamento nas redes sociais. Do engajamento ao acesso a informações relevantes da audiência.
Saiba como aproveitar as funcionalidades disponíveis para melhorar o relacionamento com o público.
Diversifique os formatos de conteúdo
Enquetes, quizzes e materiais valiosos são muito mais compartilháveis que outros formatos de conteúdo. Além disso, algumas tendências podem contribuir para o engajamento. Por exemplo, vídeos e conteúdos interativos podem criar mais engajamento se comparados com as publicações em outros formatos.
Descubra os formatos de conteúdo favoritos do seu público, confira as tendências que surgem nas estratégias das redes sociais e aumente o engajamento.
Em 2022, por exemplo, o Instagram focou mais nos vídeos e promete uma atenção maior para as postagens no formato de fotos em 2023. Tenha atenção nesses detalhes para aproveitar os tipos de conteúdo que ganharão maior engajamento.
Invista em mídia paga
Imagine que você desenvolva um conteúdo interativo fantástico, mas não consegue fazer com que ele chegue até a persona da sua empresa. Os anúncios pagos nas redes sociais, ou social ads, são muito importantes para alavancar a visibilidade do perfil da empresa.
Lembre-se de montar estratégias que garantam maior engajamento do público e aposte na mídia paga para ter resultados de alta performance.
Vale destacar que, por mais que os anúncios apresentem taxas de conversão mais altas e resultados rápidos, é preciso alinhar esse trabalho com ações orgânicas para garantir consistência e engajamento também no médio e longo prazo.
Crie publicações de qualidade
Você apresenta um trabalho de boa qualidade nas redes sociais? Isso precisa ser observado em diferentes aspectos. Por exemplo, se os conteúdos são realmente relevantes para a persona do seu negócio, com textos bem escritos, mas, ao mesmo tempo, adaptados à linguagem mais informal, própria dessas mídias.
Além disso, no caso de vídeos e imagens, é importante observar a qualidade sonora e visual. Lembrando que além da coerência da imagem com o contexto, é importante que ela seja bonita e com boa definição.
Hoje existem vários bancos de imagens gratuitos que você pode usar, caso não consiga produzir as imagens para seus conteúdos.
Quais são os benefícios de investir nessas dicas?
Como você deve ter percebido, existem muitos caminhos para aumentar o engajamento da sua audiência nas redes sociais. Quanto mais dicas você conseguir implementar, maior será o engajamento do seu público.
Além disso, você consegue criar um padrão profissional para as suas mídias e perceberá:
- maior visibilidade para sua marca;
- vantagem competitiva em relação à concorrência;
- fortalecimento da marca junto ao público;
- aumento de indicações espontâneas do seu perfil feitas pela sua audiência;
- escuta e coleta de dados relevantes sobre sua persona.
Como mensurar os resultados das redes sociais?
Outro ponto relevante para aumentar o engajamento é monitorar os resultados das suas campanhas nas redes sociais.
Afinal, com as métricas certas, você descobre como corrigir o curso e aproveitar oportunidades. Lembrando que a maioria das redes sociais apresenta dados relevantes para monitoramento.
Alcance do conteúdo
No início das redes sociais, bastava fazer uma postagem para garantir que todos seus seguidores a recebessem na linha do tempo. Entretanto, os algoritmos perceberam que quando o assunto não é relevante, isso reduz a permanência do usuário.
Portanto, o alcance do conteúdo indica o número de pessoas que recebem cada conteúdo postado e isso é extremamente relevante para entender o engajamento.
Engajamento do público
Fala sobre o engajamento em si. Ou seja, essa métrica revela quantos usuários curtiram, compartilharam, comentaram ou até mesmo clicaram na sua publicação.
Como a métrica de engajamento está relacionada à interação do público, ela só pode ser igual ou inferior ao alcance da postagem, ou seja, às pessoas que tiveram acesso à publicação.
Crescimento do perfil
Alguma vez você já viu ou até mesmo comemorou seu número de seguidores em uma determinada rede social? Os seguidores são como a lista de contatos, porém, restritos ao universo da rede social.
Dessa forma, essa métrica indica o quanto seu perfil tem crescido e, automaticamente, está sendo relevante para mais pessoas.
Tráfego de rede social
Essa é uma métrica importantíssima para monitorar o engajamento nas redes sociais. Ela conta quantas pessoas chegam no site da sua empresa ao clicar nas publicações das redes sociais.
Além de ter uma ideia de porcentagem, esse indicador também pode mostrar a performance individual de cada postagem. Assim, você tem insights de conteúdos que garantem um tráfego maior e com mais qualidade para seu site.
Taxa de cliques — CTR
Talvez uma das formas de engajamento mais cobiçadas para quem trabalha com marketing digital, a taxa de cliques indica a quantidade de usuários que interagem com suas postagens clicando na publicação e sendo redirecionados para outros domínios.
Normalmente calculada para os anúncios pagos, ela é fundamental para melhorar o monitoramento do tráfego da rede social.
Você deve ter percebido que para aumentar o engajamento nas redes sociais, é preciso entender sua persona, acompanhar tendências e inovações, além de apostar na produção de conteúdos em formatos que têm maior aderência da audiência.
O trabalho consistente nessas mídias pode ancorar toda sua estratégia de marketing digital, impulsionando os resultados.
Para garantir ações de sucesso, confira nosso artigo com as tendências para redes sociais e destaque o perfil da sua empresa em 2023!