A identidade visual é o fator principal que distingue a sua marca das demais. Por isso é importante ter a sua.
Logos, cores, nomes, e até mesmo marketing de conteúdo ajudam a construir a identidade visual da sua marca.
Se você possui uma marca, mas ainda não estabeleceu uma identidade para ela, está mais do que na hora de fazer isso.
A identidade visual é o mais importante na hora de oferecer os seus produtos e serviços, já que é ela que representará a sua empresa.
Por esse motivo, a Agência de Marketing Digital DUNA reuniu 5 etapas para construir uma identidade visual incrível.
Como fazer uma identidade visual para sua marca
Etapa 1: Identifique o objetivo de sua marca
Entender os seus objetivos com a marca te ajudará no resto do processo. Você quer valorizá-los e deixá-los bem claro através da identidade visual.
Todo o seu conteúdo, desde a logo até as suas redes sociais devem representar os seus objetivos, é dessa maneira que você cria uma imagem memorável para sua marca.
Decida em um nome ideal que combine com o setor da sua marca e também o que ela representa para você e outras pessoas.
Após isso, toda identidade visual deve ser decidida, incluindo a paleta de cores, fonte de texto, tipo de conteúdo, etc.
Etapa 2: Defina o seu público-alvo
Seu público-alvo é a decisão mais importante quando se tem um negócio. Quem são eles? Pesquise no Google seus interesses.
Quais são seus hábitos de compra? Nível de renda? Qualquer informação que você possa reunir sobre este público-alvo, será útil na hora de atraí-los para sua marca.
Ao construir essa marca, você precisa garantir que está atendendo às necessidades e desejos deles.
Além do mais, você está cultivando uma imagem e identidade com as quais eles se sintam confortáveis.
A única maneira de saber o que deixa esse público confortável é dedicar um tempo para aprender tudo o que puder sobre eles.
Uma ideia legal é criar uma buyer persona com o objetivo de entender mais sobre o público que você quer atrair para sua marca.
Etapa 3: Identifique seus competidores
Sim, você deve reconhecer os seus competidores, e entender o que eles estão fazendo para que você consiga ser ainda melhor que eles.
É necessário entender o que está funcionando para eles, e o que pode ser aplicado no seu negócio, dessa maneira, você será capaz de melhorar a sua identidade visual.
Além disso, como o mercado consumidor é muitas vezes competitivo para qualquer setor, saber como se destacar dos demais, envolve saber o que eles estão fazendo.
E a única maneira de fazer isso, é pesquisando sobre seus concorrentes e estudando suas jogadas de marketing.
Saiba mais: 6 Etapas para fazer um Planejamento de Marketing de Conteúdo
Etapa 4: Escolha seus elementos visuais
Com o crescimento das redes sociais, a estética e identidade visual das marcas passou a ser uma obrigatoriedade.
Ter uma identidade visual atraente e interessante distinguirá sua marca das demais. Mas como fazer isso?
Com todas as informações que você reuniu, desde o objetivo de sua marca até como os seus competidores estão trabalhando, você terá as informações necessárias para tomar uma decisão.
O objetivo é usar as informações reunidas e transportá-las para a identidade visual. É aqui que entra a logo, paleta de cores, conteúdo para as redes sociais, e tudo mais que representa a identidade de sua marca.
Aqui na agência nós oferecemos planos de gerenciamento de redes sociais, e quando um cliente contrata um de nossos planos, a primeira coisa que fazemos é elaborar uma identidade visual junto com ele.
Dessa maneira, todas as outras etapas se tornam muito mais fáceis na criação do marketing para as redes sociais.
Portanto, se você quiser ajudar na hora de divulgar a sua marca nas redes sociais, não deixe de conferir nossos planos de gerenciamento no nosso site!
Etapa 5: Utilize o estilo da sua marca
Depois de criar e estudar todos os aspectos necessários para criar uma identidade visual incrível, o único elemento restante é saber utilizá-los.
Por exemplo, digamos que você agora tem toda a identidade de sua marca definida, e está usando as redes sociais para divulgar o seu negócio, assim como nossos clientes.
Mas, ao utilizar essas plataformas, você não está utilizando o logo da sua marca como foto de perfil, e a sua biografia não indica onde as pessoas podem acessar mais informações sobre sua marca.
Esses são apenas alguns fatores que podem estar faltando em suas redes sociais, e a verdade é que isso te prejudica.
O correto é utilizar a identidade da sua marca a todo momento, a foto do perfil deve ser o ícone que representa a sua marca.
A biografia tem que reunir informações necessárias, como link para o seu site, nome da marca e também sobre o que é o seu negócio.
Ademais, o próprio conteúdo postado nas redes sociais também deve ser coerente com o resto da sua identidade visual.
Dessa maneira, você será facilmente memorável para as pessoas que visitaram o seu perfil.
Por fim, a identidade visual é uma decisão muito importante, além de te ajudar a estabelecer a imagem da sua marca, ela também ajuda na divulgação.
Portanto, não deixe de criar uma boa identidade visual usando as nossas dicas!