Como um profissional de SEO, você certamente já lidou com diversas atualizações do Google que impactam os resultados de busca e, consequentemente, as estratégias de marketing.
Entre essas mudanças que o Google propõe nas métricas de ranqueamento, temos a patente de ganho de informação, a qual impacta o valor atribuído às informações compartilhadas em sites, blogs e portais de notícia. Em complemento a ela, temos a SGE, a qual foi divulgada no Google I/O em maio de 2023, que reforça ainda mais a necessidade de que os conteúdos compartilhados não existam apenas pensando em otimizações de SEO, mas também no usuário.
Diante disso, a seguir vamos te ajudar a entender o que é ganho de informação em SEO e como isso afeta o ranqueamento, além de quais ações você pode ter já no planejamento para se destacar e ter bons resultados. Confira!
O que é ganho de informação em SEO?
Ganho de informação em SEO se refere a uma patente criada pelo Google em 2020 que tem como objetivo diferenciar resultados de busca a partir da relevância do conteúdo compartilhado.
Dessa forma, páginas que fornecem informações novas e complementares em relação à intenção de busca do usuário recebem uma melhor classificação na SERP, por conta de uma pontuação de ganho de informação.
Como o ganho de informações afeta o rankeamento nos mecanismos de busca?
De modo geral, o ganho de informações atua da seguinte forma nas pesquisas orgânicas:
- o Google consegue identificar um conteúdo exclusivo ou com informações complementares ao tópico que o usuário pesquisou;
- a partir disso, o mecanismo de busca utiliza uma métrica para aumentar ou diminuir o posicionamento de um conteúdo, tendo como base a diferença ou semelhança em relação à pesquisa do usuário.
Por exemplo, considere que haja dois artigos que atendam à intenção de busca “Como se tornar um Superhost Airbnb”; o artigo 1 se limita a responder a essa dúvida, já o artigo 2, além de responder a essa dúvida, acrescenta um tópico que fala sobre as vantagens de ter o selo de Superhost.
Certamente, você já sabe que o artigo 2 terá uma classificação mais alta, mas você sabe o porquê? A resposta é simples: como o segundo conteúdo se diferencia do primeiro apresentando mais informações ao leitor, receberá mais “pontuação por ganho de informação”.
Dessa forma, não basta que um conteúdo esteja organizado com palavras-chave adequadas e boas técnicas de copywriting — apesar de serem muito importantes também. A pontuação de ganho de informação e a métrica de conteúdo útil atribuirão maior visibilidade ao texto que se diferenciar dos demais, considerando que atualmente no meio online há muitos conteúdos otimizados para SEO, mas que dizem mais do mesmo.
Como introduzir o ganho de informação em seu conteúdo?
Ter um conteúdo bem rankeado certamente é o objetivo de todo especialista em SEO ou de quem contrata um com esse objetivo, mas como conseguir isso?
Algumas ações podem ajudar a aumentar a pontuação de ganho de informação de um texto e conceder uma posição de destaque na SERP, veja a seguir.
Priorize conteúdos originais e que não estejam no seu país
Independentemente do nicho do blog ou site, pesquise informações que estejam sendo discutidas em outros países e que ainda não ganharam tanta visibilidade em seu país; isso te ajudará a planejar e produzir informações relevantes.
Além disso, em um momento em que tanto se fala de IA, o uso de pesquisas originais pode ser um diferencial:
- use redes sociais, como o LinkedIn, para te ajudar a falar com clientes, especialistas da área ou ler conteúdos relacionados ao tema;
- busque ferramentas que compartilhem insights valiosos em relação ao nicho sobre o qual você vai escrever, com o intuito de obter dados estatísticos e atuais que podem agregar para o leitor;
- não se esqueça de que a experiência pessoal e a comercial também podem agregar, a depender do tema.
Encontre lacunas nos conteúdos existentes — fale sobre atualizações constantes
Antes de planejar ou escrever sobre qualquer tópico, confira o que os primeiros resultados do Google oferecem aos leitores, para que você identifique as lacunas possíveis de serem exploradas no conteúdo novo a ser produzido.
Para complementar, analise pesquisas relacionadas em ferramentas como Semrush e tenha ideias de tópicos ainda não abordados, mas que fazem sentido em relação ao campo semântico de determinado tema e que tenham relevância de volume de busca.
No exemplo a seguir, utilizamos o tópico “como escolher sofá”; a partir de uma análise no Semrush, identificamos que há pesquisas relacionadas sobre modelos de sofá, sofá para sala pequena e sofá confortável. Estas podem ser tratadas como subtópicos no decorrer do texto, distribuídas em heading tags para ampliar esses temas. Veja:
Pesquise as lacunas nos conteúdos da concorrência
Além de buscar por lacunas nos conteúdos já existentes, também considere analisar o que os concorrentes diretos abordam sobre o tema, com o objetivo de ganhar mais visibilidade orgânica em relação a sites do mesmo nicho de mercado.
Entregue mais detalhes sobre o tema do que o concorrente. Sabemos que existem inúmeros artigos que abordam “dicas de decoração minimalista”, por exemplo, mas e sobre “decoração minimalista casamento” ou “decoração minimalista quarto casal”?
Ou seja, há diversas possibilidades de exploração desse tema, seja para ocasiões, seja para cômodos, e é possível afunilar ainda mais os tópicos, justamente a partir do que os concorrentes já abordam, bem como atentando para a complexidade com que cada tema é explorado.
Veja um exemplo de pesquisa:
Considere os 4 estágios de conscientização do cliente
Entender e considerar os 4 estágios de conscientização pelos quais um leitor, potencial cliente, passa, pode te ajudar a produzir conteúdos mais certeiros quando o assunto é despertar interesse pelas soluções ou produtos de uma marca.
No mapa mental a seguir, é possível compreender que a jornada do cliente passa por 4 estágios: inconsciente do problema, ciente do problema, ciente da solução e ciente do produto. Portanto, um conteúdo que corresponda às necessidades dessas diferentes etapas, alinhado com informações bem estruturadas, pode aumentar as chances de que o tópico produzido tenha mais relevância e, consequentemente, melhor posicionamento nos resultados de busca.
Recentemente o Google anunciou a SGE, o que torna ainda mais necessário repensar conteúdos já produzidos e os que ainda estão sendo planejados para que, além de ficarem otimizados para SEO, compartilhem informações relevantes com um certo diferencial aos leitores.
Então, que tal reestruturar a estratégia de Marketing de Conteúdo do seu cliente ou do seu site? O WriterAccess pode te ajudar a se destacar nos resultados e a melhorar a pontuação de ganho de informação em SEO.
Nossa plataforma conecta você e sua empresa a uma equipe de redatores especializados em SEO. Cadastre-se e aproveite 14 dias grátis!