A compreensão das métricas e dados de desempenho é essencial para o sucesso de qualquer negócio ou projeto digital. Uma das ferramentas mais poderosas para analisar e otimizar a performance de sites e aplicativos é o Google Analytics 4.
Com a introdução do GA4, o Google fornece insights valiosos sobre o comportamento dos usuários e o desempenho do conteúdo. Para simplificar sua avaliação, vale a pena usar ChatGPT para análises nessa ferramenta.
Nesse ponto a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, pode se tornar uma ferramenta valiosa para auxiliar seu trabalho. Desse modo, você consegue explorar esse recurso para entender conceitos complexos de maneira mais acessível, aproveitando ao máximo a riqueza de dados que o GA4 fornece.
Quer saber como navegar pelas diversas métricas e relatórios do Google Analytics 4? Então siga a leitura e confira nossas dicas!
O que mudou na análise de dados no Google Analytics 4?
Entender as mudanças que o Google Analytics 4 trouxe na hora de analisar os dados pode ajudar a ter informações mais precisas e aproveitar de uma melhor maneira tudo o que a ferramenta tem a oferecer. A seguir, destacamos algumas das principais alterações. Confira!
Abordagem orientada a eventos
Essa é uma das principais mudanças trazidas pelo GA4. Agora, ao invés de ter o seu foco em páginas vistas, a ferramenta possibilita rastrear eventos que ocorrem em todo o seu site ou aplicativo.
Com isso, a compreensão do comportamento do usuário fica mais completa, pois é possível rastrear cliques em botões, views em vídeo, downloads e muito mais. Consequentemente, sua empresa tem mais recursos para avaliar otimizações.
Uso de IA
Agora, é possível aplicar o aprimoramento de IA para analisar dados no Google Analytics 4. Essa possibilidade surge pela utilização de aprendizagem de máquina, que permite coletar ideias aprofundadas e fazer automações.
Essa inovação da ferramenta permite que você tenha mais facilidade para analisar os seus dados, avaliar o padrão de comportamento, fazer segmentações e previsões. Com isso, quem trabalha com Marketing consegue ter mais segurança nas tomadas de decisões.
Medidas de privacidade
Como você sabe, existem leis que servem para proteger a privacidade do usuário. Com isso, o Google Analytics 4 foi desenvolvido já incorporando as preocupações com a proteção dos dados dos usuários e com medidas anti-rastreamento.
Porém, a ferramenta recorre a uma tecnologia que não utiliza os cookies, a qual permite fazer o rastreamento de tráfego no site e engajamento das pessoas com a página, ainda que os cookies não foram habilitados pelos usuários.
Integrações entre dispositivos
Segundo estudo da FGV realizado em 2022, o Brasil tem mais de 240 milhões de smartphones, o que aumenta a necessidade de fazer o traqueamento de dados nos dispositivos móveis de forma eficiente.
Nesse sentido, o GA4 foi pensado para ajudar os profissionais a entenderem melhor o comportamento do consumidor nos mais diversos recursos usados. Com isso, você tem à disposição mais dados que simplificam as análises.
Nova interface e mudança nos relatórios
O GA4 conta com uma nova interface que foi desenvolvida para ser mais intuitiva, além de otimizar aspectos de usabilidade. Ademais, os relatórios também foram alterados para oferecer informações relevantes e com opções de personalização.
Isso simplifica a criação de funis de conversão, ajuda a explorar o desempenho de eventos específicos e ainda permite analisar o ciclo de vida do cliente no projeto. Isso permite entender um pouco mais sobre o comportamento dos usuários e ajuda na hora de tomar decisões mais embasadas sobre as estratégias de marketing que podem ser adotadas.
Como o plugin do ChatGPT pode ajudar a analisar dados no GA4?
Para quem está em busca de alternativas para a interface do GA4, há um novo plugin ChatGPT que permite conversar com os dados do Google Analytics para obter informações mais precisas e relevantes quanto aos conteúdos e públicos.
O plugin conhecido como Avian é capaz de se conectar aos dados do Google Analytics, do Google Ads, do Facebook Ads e demais plataformas de marketing. Isso permite recuperar e analisar diretamente os dados de publicidade por meio do ChatGPT.
Portanto, o Avian permite que profissionais do marketing obtenham informações sobre os relatórios do GA4 sem a necessidade de analistas de dados para configurar o painel e elaborar avaliações sobre os dados encontrados. Isso simplifica a necessidade de conhecimento técnico, além de trazer mais eficiência no uso do GA4, pois o ChatGPT faz todo trabalho pesado.
Como conectar o GA4 ao ChatGPT?
Para conectar essas duas ferramentas, é necessário ter acesso a uma conta ChatGPT Plus e uma conta Avian —grátis por 14 dias — para usar o plugin. Ao concluir a sua instalação, será solicitado sua conta do GA4 para que a conexão seja efetuada.
Depois disso, é possível realizar várias perguntas, como questões ligadas aos dados demográficos dos visitantes, aquisição de tráfego, engajamento, conversões, vendas e demais dados que podem ser obtidos por meio dos relatórios do Google Analytics.
Quais são as limitações do plugin?
O desenvolvimento de plugins e recursos relacionados ao uso da IA regenerativa, como no ChatGPT, está apenas no começo. Com isso, acabam surgindo algumas limitações que podem prejudicar um pouco a experiência na hora de usar esse tipo de recurso.
Por exemplo, ao solicitar a combinação de métricas extraídas por meio do GA4, o plugin pode apresentar algumas dificuldades, o que acaba gerando algumas confusões. Além disso, pelo seu caráter inovador, é natural que haja trabalhos e a ferramenta ainda demande melhorias.
Porém, com o tempo e com as solicitações de ajustes realizadas pelos usuários, a tendência é que esses erros e limitações sejam corrigidas. Assim, você pode aproveitar as facilidades do ChatGPT e do GA4 para melhorar as suas análises de dados e conseguir ótimos resultados em suas campanhas.
Usar ChatGPT para análises e combiná-lo com o Google Analytics 4 é uma excelente estratégia para melhorar o desempenho do Marketing da sua empresa. Além disso, contar com profissionais qualificados para desenvolver os conteúdos de qualidade também é uma ótima alternativa para potencializar o alcance.
Experimente o WriterAccess e conte com freelancers especialistas em SEO que vão te ajudar a atrair mais tráfego para o seu site!