O funil de marketing é uma maneira de ver todos os seus leads em cada estágio que eles se encontram.

Isso permite que você crie conteúdo para cada fase e tenha mais chances de obter sucesso com a conversão dos leads.

Veja nesse post o que você precisa saber sobre o funil de marketing e como cada uma de suas fases funciona. Acompanhe!

O que é o funil de marketing?

O funil de marketing é o processo de transformar leads em clientes, de acordo com as os objetivos de marketing e vendas.

A ideia é que, semelhante ao funil de vendas, o funil de marketing possua níveis em que os criadores de conteúdo façam conteúdo específico para cada etapa com foco em converter os leads para cada estágio até a conclusão da venda.

Idealmente, esse funil de marketing seria na verdade um cilindro de marketing e todos os seus leads se transformariam em clientes.

Embora isso não seja uma realidade para as empresas, faz parte do trabalho de um profissional de marketing transformar o maior número possível de leads em clientes.

É importante observar que não há uma única versão do funil; alguns têm muitos estágios enquanto outros têm poucos, com diferentes nomes e ações tomadas pela empresa e pelo consumidor para cada um.

Vamos ver as etapas mais comuns de um funil de marketing para você entender melhor. Continue acompanhando!

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Estágios do funil de marketing

Aqui nós reunimos os principais estágios do funil de marketing, veja cada um deles:

Conscientização

A conscientização é o estágio mais alto do funil de marketing. Os clientes em potencial são atraídos para esse estágio por meio de campanhas de marketing e pesquisa nos mecanismos de busca.

É nesse estágio que a geração de leads ocorre.

Interesse

Uma vez que os leads são gerados, eles passam para o estágio de interesse, onde aprendem mais sobre a empresa, seus produtos e qualquer informação útil que ela forneça.

Aqui está uma oportunidade para as marcas desenvolverem um relacionamento com as pessoas e apresentarem seu seus produtos e serviços.

Os profissionais de marketing podem nutrir leads por meio de e-mails, conteúdo mais direcionado a divulgação de produtos, newsletters e muito mais.

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Consideração

No estágio de consideração, os leads foram transformados em leads qualificados de e são vistos como clientes em potencial.

Os profissionais de marketing podem enviar aos clientes em potencial mais informações sobre produtos e ofertas por meio de campanhas de e-mail automatizadas.

Também devem continuar a nutri-los com conteúdo direcionado, estudos de caso, avaliações gratuitas e muito mais.

Intenção

Para chegar ao estágio de intenção, os clientes em potencial devem demonstrar que estão interessados ​​em comprar o produto de uma marca.

Isso pode acontecer em uma pesquisa, após uma demonstração do produto ou quando um produto é colocado no carrinho de compras em um ecommerce.

Esta é uma oportunidade para os profissionais de marketing apresentarem um argumento forte sobre o motivo pelo qual seu produto é a melhor escolha para um comprador.

Avaliação

Na fase de avaliação, os compradores estão tomando uma decisão final sobre comprar ou não os produtos ou serviços de uma marca.

Normalmente, marketing e vendas trabalham juntos para nutrir o processo de tomada de decisão e convencer o comprador de que o produto de sua marca é a melhor escolha.

Compra

Esta é a última etapa do funil de marketing, onde um prospect tomou a decisão de comprar e se transforma em cliente.

É aqui que os vendedores cuidam da venda e da pós-venda. Uma experiência positiva por parte do comprador pode levar a referências que alimentam o topo do funil de marketing e o processo recomeça.

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Por que você deve ter um funil de marketing

Os funis de marketing ajudam a fornecer uma estrutura para todas as suas atividades de marketing e informam como segmentar um cliente da melhor maneira.

O marketing é muito mais eficaz quando você segmenta os clientes em potencial com base em qual estágio do funil eles estão.

As pessoas no topo do funil ainda não estão cientes da sua marca, então você não pode simplesmente esperar que elas façam uma compra, você precisa informá-las porque sua marca e seus produtos valem a pena.

A melhor maneira de segmentar os consumidores é saber onde eles estão no funil de marketing e usar as táticas de marketing corretas para direcioná-los mais adiante no funil.

Conclusão

O funil de marketing te ajuda a saber aonde o seu cliente está em cada estágio do funil. Com esse conhecimento fica muito mais fácil criar conteúdo e aumentar sua txa de conversão.

Nesse post você aprendeu o que é funil de marketing e quais são as fases que ele possui.

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