As redes sociais são fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital hoje em dia, e por isso é importante saber usá-las.

Pensando nisso, a Agência de Marketing Digital DUNA criou esse guia rápido sobre as redes sociais para te ajudar!

Tudo que você precisa saber sobre as redes sociais

O que é marketing nas redes sociais?

Em todo o mundo, quase quatro bilhões de pessoas usam as redes sociais todos os dias.

Como os consumidores gastam cerca de 30% de seu tempo usando as redes sociais, as empresas que buscam se promover também usam essas plataformas.

O marketing de redes sociais apresenta produtos e serviços aos consumidores com autenticidade e certa transparência.

Esse tipo de marketing geralmente inclui imagens atraentes, vídeos úteis e links para coleta de informações.

As empresas usam a rede social para compartilhar lançamentos de produtos, oferecer chances de ganhar concursos e desenvolver o reconhecimento da marca.

Como as empresas de redes sociais rastreiam os usuários, elas podem compartilhar negócios e produtos que seus algoritmos determinam que os usuários gostariam.

Uma vez que as campanhas de marketing nessas plataformas são uma forma de publicidade, as empresas pagam as plataformas de rede social para fazer anúncios.

Por sua vez, as plataformas de rede social rastreiam os anúncios para que possam forçar as empresas a pagar por cada clique.

Portanto, as empresas de rede social desejam atrair usuários que converterão um anúncio em venda.

Os usuários dessas redes devem saber que são mercadorias valiosas para a plataforma e as empresas que a utilizam.

Saiba mais: Marketing de rede social vs Publicidade em rede social

Quais as melhores redes sociais para marketing digital?

A internet está cheia de plataformas de todos os tamanhos. Os maiores recebem bilhões de usuários todos os dias e se tornaram nomes familiares.

Outras são redes menores que oferecem às pessoas oportunidades de interagir com pessoas que têm interesses semelhantes.

  1. Facebook

O Facebook é um dos sites de rede social mais populares há quase duas décadas. As pessoas usam o espaço para interagir com amigos, construir seus negócios, vender coisas e ingressar em grupos.

Se você for novo no Facebook, o site usa um feed que os usuários percorrem para ver as postagens de seus amigos e empresas que seguem, ou o site determina que eles gostariam.

As pessoas postam fotos ou vídeos, e os usuários podem comentar sobre as postagens e compartilhá-los também.

  1. Instagram

O Facebook é dono do Instagram, então as duas plataformas interagem bem uma com a outra, apesar de suas diferenças.

O Instagram tem tudo a ver com fotos e vídeos, enquanto o Facebook permite que os usuários adicionem postagens sem imagens.

Das plataformas sociais, os usuários do Instagram se envolvem com as empresas mais do que em qualquer outra plataforma.

Por isso, as empresas costumam compartilhar cupons e descontos disponíveis apenas na plataforma.

Empresas e indivíduos contam com hashtags para ganhar seguidores e encontrar usuários com interesses semelhantes.

Esse, além de muitos outros recursos oferecidos pela plataforma, a torna muito interessante para empresas pequenas que buscam crescer no mercado.

  1. Twitter

O Twitter é semelhante ao Facebook na maneira como os usuários percorrem seus feeds para ler Tweets das pessoas, empresas e organizações que seguem.

É uma ferramenta de marketing útil, mas não tão útil quanto o Facebook. O Twitter é popular porque as pessoas podem conversar com um grupo quase ilimitado de pessoas.

Tal como acontece com muitas plataformas de rede social, os trolls são ativos no Twitter.

Um troll é um usuário que se esconde atrás de uma identidade falsa que tenta criar problemas com outros usuários.

Eles podem postar comentários prejudiciais para fazer com que os usuários se envolvam com eles.

Felizmente, o Twitter permite que os usuários bloqueiem trolls e outros usuários que criam problemas.

  1. Pinterest

O Pinterest funciona como um painel de inspiração e uma lista de desejos. Ao navegar na web, os usuários do Pinterest adicionam coisas favoritas aos seus vários painéis do Pinterest.

Por exemplo, as pessoas que se casam podem criar painéis no Pinterest com ideias para arranjos de flores, roupas de casamento favoritas ou ideias exclusivas para bolos de casamento.

Plataformas de rede social como Twitter e Instagram são boas opções para empresas que desejam atingir um público mais amplo.

O Pinterest funciona de maneira diferente para as empresas. Para obter acesso aos usuários do Pinterest, as empresas devem ser específicas com suas meta descrições e títulos.

Os usuários costumam comprar itens que veem no Pinterest, portanto, a plataforma pode ser lucrativa para empresas que a entendem.

  1. LinkedIn  

O LinkedIn é uma rede social com foco estritamente em empresas e pessoas em busca de empregos.

Esse é, também, um ótimo exemplo de uma rede social que se encontra em ascensão no momento.

O LinkedIn oferece ótimas oportunidades de networking e pode ajudar empresas a serem reconhecidas no mundo corporativo.

Ainda mais, dependendo do que a sua empresa oferece, o LinkedIn pode ser uma boa plataforma para oferecer seus produtos ou serviços, caso eles estejam voltados a outras empresas.

Saiba mais: Como Conquistar Clientes por meio do Marketing Digital hoje

Conclusão

As plataformas mudaram a forma como os consumidores interagem com as empresas, a medida que constroem relacionamentos por meio de comunidades online.

Essas plataformas são ótimas para empresas que buscam crescer, ainda melhor se o seu nicho de mercado não for muito comum.

Escolher a rede social certa para divulgar seus produtos é a primeira parte de um plano estratégico de sucesso para o marketing digital.

E ainda melhor, para incrementar seu planejamento de marketing nas redes sociais, nada melhor que um bom gerenciamento de redes sociais.

São recursos assim que podem fazer toda a diferença no seu negócio!

Entre em contato com a Agência de Marketing Digital DUNA e visite nosso site para saber mais sobre os serviços que oferecemos.

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