Que comecem os jogos de SEO para 2024! O Google renovou no dia 2 de fevereiro de 2024, sua documentação para iniciantes em SEO. Por lá, é possível verificar algumas novas informações mais atualizadas e que vão de acordo com as últimas atualizações do algoritmo principal do maior mecanismo de buscas do mundo.

Para os profissionais de SEO que estão começando agora, é uma ótima ideia ler e reler, se assim desejarem se tornar bons profissionais no mercado. – Sempre pontuo aqui o quão importante é você ter o próprio Google como fonte principal em SEO.

Um dos principais analistas do Google, Gary Illyes, escreveu sobre isso em seu LinkedIn: “Se você é um profissional de SEO, provavelmente te aborrece ler sobre o básico, mas há toneladas de pessoas por aí que ainda estão apenas pensando em mergulhar os pés nas águas assustadoras do SEO. Este guia é para eles e agora é compacto o suficiente para que você não precise ter uma garrafa de Bunnahabhain (um tipo de whisky) ao seu lado para poder lêlo.”

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    O que mudou no guia de SEO para iniciantes do Google?

    Basicamente, o guia de SEO para iniciantes mudou informações que antes poderiam ser muito confusas e muito robustas para quem está iniciando na área. Por isso, Gary escreveu o texto acima como o escreveu, já que o texto anterior era difícil, com informações em excesso que explicavam muito do mesmo. E ler este guia de SEO agora se tornou mais simples!

    Enquanto a página original continha aproximadamente 8.639 palavras, o documento atualizado possui cerca de 4.058 palavras. Em outras palavras, a nova versão do guia de SEO do Google é 53% mais concisa que a original.

    Isso é ótimo! Já que isso vai totalmente de encontro com o que o Google sugere hoje em termos de conteúdo: que ele seja útil e entregue boa experiência. E é exatamente o que esse guia revisado trás. É possível ver destaques, imagens, uma hierarquia de informações que faz sentido e uma leitura mais fácil.

    Isso servirá de inspiração para quem ainda tem dúvidas sobre conteúdo de qualidade para os usuários.

    O que foi retirado do guia?

    • Seção de glossário: no lugar, o Google explicou os termos individualmente no contexto da página;
    • Seção de dados estruturados: o Google removeu esta seção porque disse que este é “um tópico mais avançado no qual os iniciantes não precisam pensar”. Além disso, o Google disse que “se alguém estiver usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), pode tentar usar um plugin e não precisa se preocupar em aprender como adicionar código ao seu site”;
    • Seção de compatibilidade com dispositivos móveis: o Google disse que “a maioria dos novos sites e plataformas já são compatíveis com dispositivos móveis”, então o Google decidiu que isso não era mais necessário no guia para iniciantes em SEO.
    • Seção de análise de desempenho do site: o Google removeu esse ponto da documentação para mantê-lo focado para SEOs que estão iniciando na área e disse que este seria um “próximo passo” e é “um tópico mais avançado”.

    O que foi inserido?

    • Por que fazer isso? O Google incorporou seções destinadas a responder perguntas como “por que devo fazer isso?” e “por que essa coisa não está aqui?”
    • O que é? O Google incluiu na seção de conteúdo duplicado uma explicação sobre o que consiste esse tipo de conteúdo e como solucioná-lo, bem como uma nova seção breve dedicada a vídeos.
    • Teorias e ideias de SEO. O Google introduziu uma nova seção abordando teorias e conceitos comuns de SEO e destacando áreas nas quais o Google sugere que as pessoas não devem concentrar tanto esforço no começo. Além disso, uma nova seção foi adicionada para discutir o tempo necessário para observar o impacto das ações realizadas em estratégias.

    O Google acrescentou que tem a expectativa de não modificar este guia inicial, mas afirmou que “continuaremos aprimorando nossa documentação para torná-la mais clara e acessível nos próximos meses”.

    3 insights sobre a nova documentação do Google

    Com as mudanças na documentação de SEO para iniciantes do Google, é claro que também tivemos novos insights com informações novas. Vamos lá?

    1 – Um conteúdo objetivo e conciso pode ser melhor do que um conteúdo muito grande e enrolado

    A leitura de artigos em dispositivos móveis revolucionou a maneira como o conteúdo é consumido, adaptando-o às necessidades do usuário. Anteriormente, a busca por informações na internet exigia levantar-se e dirigir-se a um computador desktop ou laptop próximo. Hoje, toda e qualquer informação está disponível a apenas alguns toques de distância, independentemente de quão trivial possa parecer, e nem sempre se requer um conteúdo extenso.

    Apesar da conveniência de acesso ao conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar, o desafio de rolar incessantemente para percorrer um artigo longo é notável.

    A meta agora é encontrar um equilíbrio: oferecer uma página web que seja precisa e abrangente sobre o assunto, sem ser excessivamente longa, proporcionando uma experiência de leitura fluida e acessível, especialmente em dispositivos móveis.

    2 – Links internos e a experiência do usuário

    Adotar uma abordagem prática nos conteúdos da web, focada em ser útil para os leitores, é fundamental e nós já sabemos disso, certo? Recentemente, durante um teste do Google, foi revelado que as interações dos usuários exercem uma forte influência sobre o algoritmo de classificação do Google, conhecido como Navboost.

    Uma patente associada ao Navboost descreve como as interações dos usuários podem gerar uma pontuação no nível do documento, que por sua vez pode contribuir para melhorar a classificação de um site. Isso ressalta a importância de criar conteúdos que incentivem sinais positivos de interação por parte dos usuários, o que pode, por sua vez, beneficiar a classificação do site nos resultados de pesquisa.

    Isso é algo que tenho orgulho de dizer que a Rock faz! Os links internos ricos em tópicos são uma estratégia valiosa para conectar uma página da web a outra de forma útil para os leitores. Isso se dá pelo fato de que o contexto das palavras ao redor do link está diretamente relacionado ao tópico da página da web à qual ele se refere.

    Essa abordagem faz mais sentido para os usuários, pois o link é inserido dentro de um contexto relevante, tornando mais clara a sua finalidade em comparação a um link que é inserido sem contexto prévio.

    3 – Estrutura das informações

    Uma mudança notável no guia de SEO para iniciantes do Google, como dito acima, foi como o conteúdo está bem mais fácil de ler.

    A ordem dos tópicos fornece uma progressão lógica de um tópico para o próximo, como portas que se abrem para a próxima sala, uma após a outra, de maneira linear, o que torna mais fácil consumir o documento inteiro. Na versão anterior do documento, foram utilizados 31 elementos de título (heading tags) H4 e 12 elementos de título H5.

    A nova estrutura do guia está mais centrada no tópico em questão. Ela fornece as informações essenciais de forma concisa, ao mesmo tempo em que oferece aos leitores a oportunidade de acessar um link contextualmente relevante para obter mais detalhes em outra página web. Portanto, o formato mais enxuto facilita uma melhor compreensão do tópico pelos leitores.

    Isso nos ensina, como no item anterior, que conteúdos melhores estruturados e com informações mais objetivas, fazem toda a diferença na experiência!

    Por fim, espero que tenham gostado dos insights e levem para a vida profissional de SEO! Às vezes uma simples atualização de documento pode nos trazer informações muito valiosas!

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