A intenção do usuário é essencial para o SEO hoje em dia, principalmente se você quer seu site apareça primeiro no Google.

Saber qual a intenção de busca do seu público-alvo ajudará a otimizar o seu conteúdo e fará com que você dê as respostas certas para eles.

Descubra mais sobre a intenção do usuário nesse post!

Intenção do Usuário: Confira 5 dicas para otimizar hoje

O que é intenção do usuário?

Basicamente, a intenção de pesquisa é o propósito por trás de uma pesquisa. O pesquisador está procurando algo específico, como uma marca ou produto?

Ou navegando para obter informações? Eles querem fazer uma compra? Ou encontrar respostas para uma pergunta que eles têm?

Geralmente as pessoas utilizam mecanismos como o Google para encontrar respostas ou mais informações sobre uma intenção de busca específica.

Por exemplo, em vez de pesquisar apenas “bolo”, as pessoas digitam: receitas simples de bolos.

A partir dessa palavra-chave, podemos determinar que a intenção do usuário é encontrar uma receita para fazer um bolo simples.

Entender a intenção da palavra-chave, ou por que alguém está procurando por algo, ajuda as empresas a desenvolver uma estratégia de conteúdo com base em palavras-chave que trarão usuários relevantes ao site.

Concentrar sua estratégia de SEO na intenção do usuário é a chave para colocar o seu site em primeiro lugar no Google.

Como a intenção de pesquisa afeta a página de resultados?

O Google quer fornecer a melhor experiência de pesquisa para os usuários, o que significa conectá-los rapidamente ao conteúdo que atende às suas necessidades.

Isso afeta como o mecanismo de pesquisa constrói o layout da SERP(página de resultados) e como eles classificam os sites.

O Google exibe uma variedade de combinações de tipos de conteúdo, incluindo listas locais, snippets em destaque, vídeos, imagens etc. para conectar as pessoas rapidamente com as informações de que precisam.

Os próprios fatores de classificação do Google também veem influência com base nas necessidades do usuário. Veja a velocidade do site, como exemplo.

O algoritmo de pesquisa dá preferência a sites rápidos porque é isso que os usuários desejam, ninguém gosta de ficar esperando um tempão para um site abrir.

As pessoas também processam imagens mais rapidamente que o texto e obtêm respostas positivas à inclusão de imagens com conteúdo baseado em texto.

Assim, imagens com texto alternativo também podem beneficiar o SEO. Em todos esses fatores, o denominador comum é priorizar as necessidades e intenções do usuário.

Como melhorar meu conteúdo para intenção do usuário

Uma palavra: personas. Os empreendedores que desejam otimizar adequadamente seu conteúdo precisam entender as personas do comprador, a jornada do cliente e como elas se encaixam na intenção de pesquisa.

Palavras-chave diferentes podem ter diferentes intenções por trás delas, dependendo da persona.

Por isso, é fundamental que suas estratégias de marketing digital sejam fundadas no conteúdo que mais ressoa com o público-alvo do seu negócio.

Isso vale tanto para o SEO, como para as redes sociais e todas as outras campanhas de marketing digital.

Saiba mais: Qual a Importância de uma Buyer Persona? Descubra Aqui!

Dicas para otimizar o conteúdo pensando na intenção do usuário

Para otimizar o conteúdo para a intenção de pesquisa, há algumas etapas importantes que você deve seguir.

Envie o usuário para a página certa

Certifique-se de que as consultas direcionem os usuários para páginas que serão úteis para eles.

Por exemplo, consultas com intenção de compra devem ser direcionadas para páginas de produtos.

Otimize as meta descrições e as tags de título

Isso fornecerá aos pesquisadores uma ideia melhor do que eles verão em sua página, ajudando você a segmentar melhor os visitantes certos.

Adicione FAQs ao seu site

Considere os clientes que podem estar procurando informações rápidas sobre determinados tópicos. Você pode otimizar para esses visitantes criando um FAQ em algumas páginas.

Analise o comportamento do usuário

Analise o tempo de permanência dos usuários no seu site, isso pode indicar o que os interessa mais, e você pode apostar nisso.

Também veja como anda a taxa de rejeição e tente descobrir um fator comum nesse comportamento para otimizar ainda mais o seu site.

Use dados ao seu favor

Otimize todo o conteúdo com base em dados. Use dados para orientar todo o seu processo de criação de conteúdo.

Os dados podem dizer quais tópicos serão populares com seu público-alvo, a provável intenção desses usuários e, em seguida, quão bem seu conteúdo atende a essas necessidades.

Conclusão

A intenção do usuário é a base do marketing de conteúdo moderno.

Embora as melhores práticas e tecnologias pareçam mudar na velocidade da luz, elas continuam progredindo em direção a um objetivo comum: entender o que o usuário deseja ver para que o mecanismo de pesquisa possa fornecer a ele.

As marcas que se concentram nesse objetivo acharão significativamente mais fácil desenvolver seus rankings e tráfego, deixando seus sites na primeira página do Google.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.