A segmentação de mercado é muito importante para divulgar uma empresa, principalmente no marketing digital.

Hoje em dia, as empresas precisam se relacionar com seu público para aumentar o alcance da marca e conquistar novos clientes.

A segmentação de mercado ajuda as empresas a definirem que são seus clientes em potencial, com esse conhecimento fica mais fácil fazer uma estratégia de marketing que funcione!

O que é Segmentação de Mercado e como fazer hoje

O que é segmentação de mercado?

Essencialmente, a segmentação de mercado é a técnica de usar dados sobre seus clientes e prospects para organizá-los em diferentes grupos com base em semelhanças.

Depois de dividir seu público nesses grupos ou segmentos, você pode criar mensagens mais personalizadas para cada grupo.

Você também pode desenvolver diferentes estratégias e táticas de marketing com base no que seria mais eficaz para diferentes grupos.

Segmentar seu público-alvo permite que você implante várias estratégias diferentes de marketing e retenção que aumentam e fortalecem sua base de usuários.

Com a segmentação de mercado, você pode definir claramente seus públicos-alvo e, em seguida, criar mensagens que ressoem especificamente com eles, sem alienar ninguém.

Dependendo dos critérios de segmentação que você usa, você também pode usar a segmentação para atender a uma necessidade específica do cliente, o que ajuda a aumentar as taxas de conversão.

A entrega de mensagens personalizadas por meio da segmentação também criar relacionamentos mais fortes com os clientes existentes e melhorar os seguintes aspectos:

  • Aumenta a fidelidade do cliente
  • Traz reconhecimento para a marca
  • Faz com que a sua marca se torne uma autoridade no seu nicho

Em um mundo onde as pessoas querem sentir que o conteúdo foi criado apenas para elas, a segmentação de mercado é a única maneira de chegar perto de atingir esse objetivo.

Por que a segmentação de mercado é tão importante?

As pessoas sempre gostaram de ser tratadas como indivíduos, mas a demanda por mensagens personalizadas e individualizadas cresceu muito nos últimos anos.

Com a ascensão das redes sociais e do conteúdo digital personalizável, as pessoas hoje simplesmente não respondem mais a mensagens genéricas.

Isso significa que as marcas precisam criar conteúdo que se relacione com um indivíduo específico e seus valores, interesses e assim por diante.

Isso tende a ser um desafio para as empresas, que precisam conhecer a fundo o seu mercado-alvo.

Tipos de segmentação de mercado

Então, depois de decidir que deseja segmentar seu público-alvo, você precisa tomar várias decisões.

A primeira e mais importante é: quais critérios você usará para segmentá-los?

Há uma tonelada de informações diferentes que você pode coletar sobre seus usuários e clientes em potencial, portanto, você deve discernir quais informações são mais relevantes.

Existem inúmeros critérios diferentes que você pode usar para segmentar seu público, mas alguns dos mais comuns são:

  • Demográficos

Os dados demográficos incluem informações estatísticas, como idade, renda, composição familiar, gênero e educação de uma pessoa.

  • Estilo de vida

Esse tipo de dado inclui informações sobre os interesses, atitudes, crenças e hobbies de uma pessoa.

  • Comportamento

Aqui é observado o comportamento do comprador em potencial, isso inclui informações de compra de um usuário, analisando o que eles compram e com que frequência.

Alguém que faz compras quase diariamente precisará de mensagens diferentes de alguém que só faz compras esporádicas depois de muito pensar e deliberar.

A segmentação por comportamento de compra permite que você encontre o tom certo com ambos os grupos.

  • Jornada do comprador

Há três estágios na jornada do comprador – conscientização, consideração e decisão – e uma pessoa precisará de mensagens diferentes dependendo do estágio em que se encontra.

Essa mensagem precisa se encaixar com o estágio em que o consumidor se encontra.

Saiba mais: 5 Motivos pelos quais sua Geração de Leads não funciona

Como segmentar seu público-alvo?

Depois de decidir como deseja segmentar seu público, é hora de começar a coletar seus dados.

Existem muitas maneiras diferentes de coletar dados, veja algumas opções abaixo:

  • Pesquisas

Pesquisas pop-up em seu site, ou questionários enviados por e-mail, ou até mesmo fazendo perguntas nas redes sociais.

Com apenas algumas perguntas curtas, você pode coletar algumas informações realmente úteis.

  • Rastreamento de links

Em seu marketing por e-mail, você pode adicionar tags e informações de rastreamento aos seus links que o ajudam a conhecer as pessoas que clicam.

Por exemplo, se sua newsletter semanal inclui um link para seu site, você pode adicionar um CTA relacionado a esse link.

  • Plataformas de análise

Plataformas como Google Analytics podem fornecer informações úteis sobre seus usuários, incluindo idade, sexo, localização e interesses.

Depois de ter seus dados, você pode começar a criar diferentes personas com base no que aprendeu sobre seus usuários.

Essas personas devem ser o mais detalhadas possível para criar uma representação completa do tipo de pessoa incluída neste segmento.

Saiba mais: Buyer Persona: O que é e como fazer uma para sua empresa

Conclusão

Por fim, segmentar seu público-alvo requer decidir como você os segmentará; como coletará os dados e como irá criar uma persona para cada tipo.

A partir daí você pode fazer um planejamento de conteúdo e aumentar o alcance da sua marca por meio das redes sociais, SEO, blogs, email marketing, etc.

A gestão de redes sociais da Agência de Marketing Digital DUNA ajuda as empresas a crescer por meio da distribuição de conteúdo nessas plataformas.

Venha conhecer mais sobre a gestão de redes sociais visitando o nosso site!

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.