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Não importa o motivo: por necessidade ou por oportunidade, empreender sendo um afiliado digital está entre as opções de quem busca um negócio para chamar de seu. Primeiro, porque há muitas ofertas de programas de afiliados em diferentes segmentos da economia. E segundo, que melhor lugar para empreender nos dias de hoje que não na internet?
Tudo isso com vantagens adicionais proporcionadas pelo modelo adotado no mercado digital de afiliados:
- É um negócio de baixo custo (quase zero, incluindo a possibilidade de usar plataformas para construir sites grátis, por exemplo);
- Não há burocracia para começar (basta fazer o cadastro no programa e seguir o passo a passo para começar);
- Oportunidade de trabalhar em áreas de interesse e com temas com os quais possui grande afinidade.
- O afiliado digital é seu próprio chefe e define rotina de trabalho (incluindo onde e quando executar suas tarefas, seguindo tendências como Anywhere Office e Nômade Digital);
- E, por fim, o retorno do negócio depende basicamente da dedicação do afiliado em suas ações de indicar e divulgar os produtos e serviços da marca associada (sem depender de terceiros).
A seguir, você confere informações que ajudam a entender como é ser um afiliado digital, seus desafios e também o que fazer para diversificar sua atuação no mercado sem perder o foco no conteúdo e no público dos seus canais.
O que é ser um afiliado digital na prática
O afiliado digital é aquele produtor de conteúdo que faz parte de um Programa de Marketing de Afiliados e usa seus canais na internet – blogs, redes sociais, YouTube, podcasts, newsletter, etc. – para a indicação e divulgação de produtos e serviços.
Em troca, o afiliado digital é recompensado, podendo receber comissões financeiras a partir de diferentes critérios. O mais comum é sobre vendas, mas também pode ser por cliques, impressões, leads gerados e até formulários respondidos. E ele também pode obter outros benefícios, como passe livre para eventos e cursos, por exemplo.
Como faço para trabalhar como afiliado digital
Começar no marketing digital de afiliados é relativamente fácil, assim como é fácil compreender o funcionamento de programas como o da RD Station.
Isso significa que, em tese, qualquer pessoa pode empreender na área. Trabalhar como um afiliado digital, no entanto, requer um algo a mais do empreendedor. Ou seja, não basta se afiliar a um programa, colocar um banner no blog e postar nas redes sociais para a “mágica” do retorno financeiro acontecer. É preciso, no mínimo, traçar uma estratégia, um plano de ação que pode incluir:
1 – Defina uma rotina de atualização
Todos os canais de um afiliado digital precisam de atualização frequente. É isso o que dá visibilidade para os produtos e serviços que deseja divulgar. A atualização também ajuda na maior presença digital do afiliado e, por consequência, na construção de um perfil de autoridade na área em que atua.
2 – Estabeleça critérios de avaliação
Análise é um item importante na rotina do afiliado digital. Serve para medir o sucesso ou não de conteúdos e também de produtos e serviços divulgados. Os critérios (como clientes e vendas) podem indicar até uma possível troca de programa de afiliado, por exemplo.
3 – Invista na distribuição do conteúdo
Pensando sempre na visibilidade do conteúdo do canal associado com as ações de divulgação do produto e serviço (como os banners, por exemplo) dedique-se à forma como distribui o conteúdo. Pense em formas, plataformas e rotinas. E se o blog é parte importante da sua estratégia, não esqueça do SEO para fazer o Google trabalhar para você 😉.
4 – Seja criativo e esteja atento às oportunidades
Criatividade é essencial para um afiliado digital conquistar a atenção do seu público e, assim, fazer com que clique e compre ou faça qualquer outra ação relacionada ao produto ou serviço divulgado. Saia da casinha, como diz a máxima dos criativos, e esteja atento para “surfar” em ondas como datas especiais ( Natal, Black Friday, etc.) e até memes das redes sociais.
5 – Crie produtos em diferentes formatos
Por fim, quando se fala em trabalhar como afiliado digital, isso significa explorar diferentes possibilidades geradas pela internet. Isso inclui experimentar formatos para atender diferentes demandas ou explorar novos interesses do mercado (caso das newsletters, por exemplo, que estão em alta mais uma vez, ou os podcasts que conquistaram até a chamada grande mídia).
>> Leia também: Marketing multinível: conheça o que é, as vantagens, desvantagens e polêmicas desse modelo de venda
Diversificação no mercado de marketing digital de afiliados
A melhor dica para todo candidato a afiliado digital é caprichar na escolha do programa que deseja aderir. Muitos erram a mão no momento de escolher com qual marca se associar. Isso ocorre porque muitos são atraídos pelo “peso” da marca em questão e não levam em conta a relação do produto ou serviço que deverão divulgar com o tipo de conteúdo e o perfil do público dos seus canais.
Ao mesmo tempo, o mercado de marketing digital de afiliados está em constante expansão com o surgimento de novos programas que abrem novas oportunidades para o afiliado. Como proceder nesse caso? É possível diversificar e ampliar a participação em mais programas de afiliados?
A resposta é sim, mas é preciso atenção e tomar alguns cuidados para o esforço não ser em vão.
O primeiro passo é avaliar se a nova oportunidade se encaixa no perfil dos seus atuais canais. Tem a ver com o conteúdo publicado? Seria relevante e teria aderência e engajamento do seu público ou não tem qualquer relação?
Exemplificando: você é um afiliado digital do segmento de alimentação saudável e ficou interessado em entrar para o programa de uma marca de peças automotivas. Qual a chance de obter sucesso? Esses dois segmentos “conversam” com o seu público?
O segundo passo, nesse caso, é partir para uma nova avaliação: para trabalhar como afiliado digital da marca de peças automotivas tenho capacidade de criar novos um novo blog, novas contas em redes sociais para atingir um novo público?
Obviamente, o melhor é otimizar o seu trabalho como afiliado digital e agregar novos programas aos seus canais já existentes. Mas nada impede de começar do zero, com outro ou outros programas, mas já levando em conta toda a experiência e conhecimento acumulados como empreendedor no mercado de marketing digital de afiliados.
>> Leia mais: Vendas digitais: o que são, quais são as boas práticas e como aumentar seus ganhos
Participe do Programa de Afiliados da RD Station
Parceria é uma palavra-chave no trabalho da RD Station desde que a empresa iniciou suas atividades. O trabalho em conjunto com as agências digitais, por exemplo, ajudou não só no crescimento da RD como na consolidação do Marketing Digital (e do Inbound Marketing) entre os empreendedores brasileiros. São mais de 2 mil agências e consultorias em todo o Brasil participando do Programa de Agências Parceiras da RD, com mais de 7.500 clientes atendidos e obtendo resultados.
Pensando na expansão desse cenário e apostando mais uma vez num modelo de parceria do tipo “ganha-ganha” digital, com benefícios para todos os envolvidos, o Programa de Afiliados da RD Station surge como uma oportunidade de negócio tanto para quem já é um afiliado digital quanto para quem quer começar no marketing de afiliados.
O objetivo do programa é aumentar o número de usuários do RD Station. Por isso, a preferência é atrair afiliados digitais que sejam produtores de conteúdo, consultores e profissionais de marketing e donos de pequenas agências de marketing. Ou seja, que tenha algum tipo de vínculo ou de familiaridade com o segmento de marketing digital.
Você se encaixa nesse perfil? Ficou interessado em ser um afiliado digital da RD? Quer diversificar sua atuação?
É muito simples. Basta acessar a plataforma do Programa e fazer seu cadastro. Depois, é hora de planejar sua estratégia e definir quais ações executar para compartilhar seu link de afiliado em seus canais digitais.
A RD fornece materiais como banners que ajudam na divulgação e também acesso ao painel com todas as informações geradas pelo afiliado a partir de seu link exclusivo (acesso, visualizações, cliques, vendas…).
E o afiliado digital da RD recebe comissão que pode chegar até 20% sobre cada venda. E mais: uma lista de vantagens e benefícios que inclui:
- Descontos especiais para eventos realizados pela RD Station (RD Summit, RD On The Road e outros);
- Acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos para auxiliar no sucesso do afiliado;
- Participação na comunidade exclusiva de afiliados da RD Station;
- Apoio de uma equipe comprometida com o sucesso do afiliado.
Venha para o Programa de Afiliados da RD Station. Acesse a plataforma clicando no banner abaixo e faça seu cadastro.