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Ser um social media iniciante envolve aprendizado e capacitação para conquistar clientes e fazer campanhas de sucesso.
E embora as redes sociais sejam um ambiente muito familiar para a maioria das pessoas, existem estratégias que apenas especialistas sabem fazer de forma bem-sucedida.
Pensando nisso, escrevemos um guia prático que explica boas práticas para um social media iniciante.
Continue lendo para conferir.
Qual o papel de um social media iniciante?
Um social media iniciante é alguém que ainda está engatinhando na área e precisa desenvolver suas habilidades antes de começar a fazer projetos maiores.
Esse profissional pode começar criando posts simples e fazendo o atendimento ao cliente nas redes sociais. Isso implica em resolução de dúvidas e interação com os clientes por meio de plataformas de mídia social como Facebook, LinkedIn, Twitter ou Instagram.
Nesses canais, a comunicação entre a equipe de atendimento e os clientes costuma ser mais curta, rápida e muito objetiva.
O social media iniciante também pode se voltar para a parte do design ou escrita, fazendo as imagens que ilustram os posts nas redes sociais ou as legendas que complementam as artes.
Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?
Quanto recebe um social media iniciante?
Atualmente, a remuneração de um social media iniciante depende de diversos fatores, como para onde e quem ele trabalha.
Esse cenário também está sujeito a variáveis como a quantidade diária de publicações, a originalidade do conteúdo e a responsabilidade de responder mensagens diretas, entre outros fatores.
Os honorários típicos de um profissional de redes sociais variam geralmente de R$500 a R$3.000 por mês, dependendo da experiência do indivíduo e da complexidade do trabalho atribuído.
Portanto, um iniciante nesse campo normalmente ganha de R$500 – 1500 mensais.
Esse valor costuma ser associado à gestão de um único perfil de redes sociais, podendo ser ajustado para cima caso haja a gestão de múltiplos perfis.
Saiba mais:
Por que o trabalho como social media vem se destacando?
Pois bem, segundo uma pesquisa, o usuário médio das redes sociais passam cerca de 145 minutos por dia nessas plataformas.
Não é atoa, as empresas já notaram essa popularização e começaram a capitalizar nisso por meio de campanhas no ambiente digital.
Ou seja: A profissão de social media vem crescendo porque as redes sociais são um ambiente muito atrativo para o público e, por isso, a presença digital é um dos fatores de relevância mais importantes para uma empresa atualmente.
Como gerenciar o atendimento ao cliente nas redes sociais?
Não há como gerenciar o atendimento ao cliente sem monitorar métricas.
Os dados permitirão que os gestores analisem o desempenho do serviço e façam as alterações necessárias para alcançar maiores índices de satisfação.
Neste contexto, recomendamos que você preste atenção às seguintes ações:
- Acompanhe o número de interações com clientes;
- Analise tópicos relevantes para criar posts parecidos;
- Conduza uma análise de sentimento;
- Peça feedback qualitativo aos clientes;
- Enviar pesquisas de satisfação;
- Use uma plataforma para gerenciamento de mídia social.