As redes sociais se tornaram mais que essenciais na atualidade, e com isso, a necessidade de criar conteúdo direcionado para elas aumentou.
Cada plataforma tem a sua função, popularidade e tipo de conteúdo que devem ser veiculados. E por isso, devemos estar atentos em como se destacar nelas com o gerenciamento de redes sociais.
Por isso, pegamos as principais redes sociais do momento e como as estratégias de marketing funcionam em cada uma. Acompanhe.
Simplesmente, a maior rede social do mundo. São mais de dois bilhões de usuários ativos, e quase 100 milhões são aqui do Brasil, somos o terceiro lugar do ranking. Ou seja, é um ótimo lugar para promover a sua empresa.
As formas de postagem são diversas, a plataforma permite textos, vídeos, links e fotos. Outro fator do sucesso online da sua empresa, é o gerenciador de anúncios, no qual, é possível criar e patrocinar campanhas, montando anúncios e destacando publicações, contribuindo com o aumento do alcance dos seus posts.
O Facebook ainda é uma das peças mais importantes das estratégias de marketing online, apesar do número de pessoas que usam a plataforma cair todos os dias, ainda é possível atrair clientes com conteúdos relevantes e criativos.
Sendo uma empresa, a melhor opção é a fanpage. Nela, tem como acrescentar nome, site, endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outras informações. Além disso, a visibilidade online é maior e o relacionamento com o público é melhor.
O sucesso das outras mídias sociais está cada vez maior, porém o Facebook ainda possui 77% dos acessos das redes sociais. Logo, ainda tem espaço para promoção e de conhecer um público ainda maior.
O Facebook possui diversas funcionalidades para contribuir nas suas estratégias de marketing. E existem algumas recomendações para aumentar o aproveitamento dessas funções:
- Planejamento: É preciso definir os objetivos que deseja atingir e o que será feito para isso. O planejamento é o mapa para a realização dos posts e ajuda a lidar com qualquer imprevisto;
- Conteúdo: As postagens devem ir além dos produtos e serviços que as marcas oferecem, tendo dias para dicas e curiosidades sobre o nicho. Além de gerar autoridade para a marca, o sucesso online está relacionado aos conteúdos atrativos e criativos;
- Promoção: O Facebook Ads permite a promoção da sua marca dentro do seu nicho, mas para pessoas que não lhe seguem. Para isso, são usados dados de gênero, idade, localização, classe social, entre outros fatores.
- Funcionalidades: Como já mencionamos, são inúmeras funcionalidades, como grupos, messenger marketing, comment guard, chat blaster e convites. Podendo contribuir com a aproximação do seu público;
No Facebook, ainda é possível analisar os resultados atingidos pela sua campanha, com dados das publicações e também da página num todo. Essas informações são a chave para saber se as suas estratégias estão funcionando e se devem continuar.
Essa é a rede social do momento. Os perfis ativos passam de 800 milhões e no Brasil, são 50 milhões, no segundo lugar do ranking para gestão de instagram.
O Instagram ainda é uma rede completamente visual. No início dos tempos, a plataforma só permitia que você postasse imagens tiradas no aplicativo, e atualmente, a rede social publica qualquer tipo de conteúdo visual.
Além das imagens, outros três tipos de vídeos são veiculados no Instagram. Por isso, o conteúdo deve ser de qualidade para manter a dinâmica, e é necessário sustentar uma frequência de posts.
Por essas e outras, o marketing no Instagram e gestão de redes sociais cresce absurdamente. É o melhor meio de promover algum serviço ou produto. Entre as principais funções que contribuem para isso, estão:
- Vitrine: Basicamente uma vitrine virtual, com imagens ou vídeos dos produtos para serem exibidos de forma prática. Isso ajuda do crescimento da marca e na primeira impressão do consumidor;
- Vendas: O Instagram está facilitando cada vez mais a venda pela plataforma. Por isso, é possível que os consumidores comprem diretamente do perfil da marca, invés de redirecionar para o site da empresa.
Saiba que cada vez que sua página consegue seguidores, também estão atraindo possíveis clientes com o serviço de gestão de redes sociais. Além disso, o engajamento também aumenta com a chegada de novas pessoas no seu perfil, e isso é importante para que o algoritmo do Instagram entenda que seu conteúdo é relevante.
Outro ótimo meio de promover sua marca no Instagram é firmando parcerias com influencers. Pessoas que podem falar bem da sua marca e que tenham a ver com o seu nicho. Comece de forma simples, com influencers menores, e busque novas parcerias conforme o crescimento da campanha.
Para criar conteúdo no Instagram, o planejamento também é imprescindível. Conheça seu público e o que eles desejam ver nas suas redes sociais. Entenda o seu público-alvo.
Mas para a produção de conteúdo com Planos social media, é preciso uma atenção maior, essa é a parte que atrairá os seus seguidores. O Instagram quer que as pessoas comentem, compartilhem e tenham a melhor experiência possível na rede social.
O conteúdo visual é o grande atrativo, então precisa ser pensado com cautela. Entre as postagens mais populares, e que atraem um maior público, compartilhar tópicos gerados pelos seguidores, bastidores da marca, DIY, influenciadores e motivacionais.
Assim como o Facebook, o Instagram também pode ter anúncios gerados pela plataforma. As regras são as mesmas, afinal, as duas são chefiadas por Mark Zuckerberg. Além disso, também é possível mensurar os resultados das suas publicações e do seu perfil no Instagram Insights.
Essa rede social é focada nos empregos e em aumentar seu networking, é a maior plataforma corporativa no mundo. No âmbito profissional, o LinkedIn é bem utilizado para o recrutamento, uma das suas principais funcionalidades.
Mas a plataforma tem muitos outros atributos para ajudar na promoção da sua marca. O seu principal objetivo é o contato entre os profissionais, mas também é possível atingir seu público-alvo também.
As contas nessa rede social são como um currículo, possuem um resumo sobre a carreira, a foto, experiências prévias, cargo, habilidades e formação acadêmica.
Além disso, o LinkedIn também possui um feed. Possibilitando discussões sobre temas envolvendo negócios para auxiliar a construção da sua marca pessoal, e fortalecendo sua marca.
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