As redes sociais agora fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas por todo o mundo. E não é à toa, essas plataformas trazem uma série de ferramentas para seus usuários.

Além dos benefícios que as redes sociais têm para o marketing digital, elas também agregam um ambiente de comunicação e compartilhamento entre pessoas do mundo todo.

Então se você acha que é hora de passar a utilizar as redes sociais para o seu negócio, e não sabe por onde começar, nós criamos esse guia para te ajudar!

Redes Sociais: Como usar no Marketing Digital em 4 Passos

O que são redes sociais

A rede social é um conceito que abrange várias plataformas onde você, como usuário, pode postar imagens, vídeos e textos para se comunicar e interagir com outros usuários.

Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e Pinterest são alguns exemplos de redes sociais.

A mídia tradicional, ou mídia antiga, é chamada de mídia estabelecida, como televisão, rádio e jornais.

A rede social surgiu em conexão com a internet e foi só quando se começou a falar sobre mídia tradicional versus rede social, simplesmente para diferenciá-los.

A diferença entre eles é que o próprio usuário publica informações nas redes sociais e que existe uma interação social com outros usuários, o que falta completamente nas mídias tradicionais.

Mas se voltarmos às redes sociais, então existem vários canais digitais, como sites, mídias e aplicativos onde podemos interagir com outras pessoas e compartilhar informações como texto, áudio, vídeo, imagem e muito mais.

Benefícios dessas plataformas

A rede social tem sido um meio eficaz para os indivíduos se comunicarem com seus amigos e conhecidos e para as empresas encontrarem seus clientes.

É necessário que as empresas se envolvam nas redes sociais para atingir seu público-alvo onde realmente estão.

Hoje, a maioria das pessoas fica desconfiada se as empresas só têm um endereço de e-mail e número de telefone na página de contato da empresa.

A empresa também deve estar disponível nas redes sociais onde possa ser contatada, e é cada vez mais comum incluir um chat no site ou na página do Facebook para atender diretamente às solicitações.

Tipos de redes sociais

  1. Redes sociais de relacionamento

O termo “rede social” é sinônimo de Facebook, embora o conceito geral se aplique à maioria dos principais sites sociais.

O objetivo da rede social é bastante simples: fornecer aos usuários uma plataforma para se conectarem com outras pessoas.

Dos vários tipos de rede social, sites de relacionamento como Facebook, Twitter e LinkedIn são as principais para criar um relacionamento entre as pessoas.

  1. Redes sociais de entretenimento

Como o nome já indica, essas redes sociais tem o foco maior em entreter sem necessariamente estabelecer uma conexão entre seus usuários.

Alguns dos exemplos de redes sociais nessa categoria são o YouTube e o Pinterest, ambas com foco em compartilhar conteúdo com o usuário.

  1. Redes sociais profissionais

Muitas das redes sociais mais populares são utilizadas profissionalmente, mas recentemente, uma que foca nessa categoria especificamente passou a ser mais reconhecida.

É o caso do LinkedIn, essa rede social corporativa foca em criar relações entre empresas, funcionários e potenciais candidatos.

  1. Redes sociais de nicho

Essas redes são um pouco diferentes das demais, tendo como foco algum setor específico como é o caso do Letterboxd, uma rede social onde as pessoas compartilham opiniões sobre os filmes que assistiram.

Outro caso, é o Google Reads, em que as pessoas interagem umas com as outras para falar, especialmente de livros.

Saiba mais: Top 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil em 2021

As redes sociais mais populares

Facebook

O Facebook é um dos sites de rede social mais populares há quase duas décadas. As pessoas usam o espaço para interagir com amigos, construir seus negócios, vender coisas e ingressar em grupos.

Se você for novo no Facebook, o site usa um feed que os usuários percorrem para ver as postagens de seus amigos e empresas que seguem, ou o site determina que eles gostariam.

As pessoas postam fotos ou vídeos, e os usuários podem comentar sobre as postagens e compartilhá-los também.

Instagram

O Facebook é dono do Instagram, então as duas plataformas interagem bem uma com a outra, apesar de suas diferenças.

O gerenciamento do Instagram tem tudo a ver com fotos e vídeos, enquanto o Facebook permite que os usuários adicionem postagens sem imagens.

Das plataformas sociais, os usuários do Instagram se envolvem com as empresas mais do que em qualquer outra plataforma.

Por isso, as empresas costumam compartilhar cupons e descontos disponíveis apenas na plataforma.

Empresas e indivíduos contam com hashtags para ganhar seguidores e encontrar usuários com interesses semelhantes.

Esse, além de muitos outros recursos oferecidos pela plataforma, a torna muito interessante para empresas pequenas que buscam crescer no mercado.

Saiba mais: Gestão de Instagram: 10 dicas de como fazer da melhor forma 

Twitter

O Twitter é semelhante ao Facebook na maneira como os usuários percorrem seus feeds para ler Tweets das pessoas, empresas e organizações que seguem.

É uma ferramenta de marketing útil, mas não tão útil quanto o Facebook. O Twitter é popular porque as pessoas podem conversar com um grupo quase ilimitado de pessoas.

Tal como acontece com muitas plataformas de rede social, os trolls são ativos no Twitter.

Um troll é um usuário que se esconde atrás de uma identidade falsa que tenta criar problemas com outros usuários.

Eles podem postar comentários prejudiciais para fazer com que os usuários se envolvam com eles.

Felizmente, o Twitter permite que os usuários bloqueiem trolls e outros usuários que criam problemas.

Pinterest

O Pinterest funciona como um painel de inspiração e uma lista de desejos. Ao navegar na web, os usuários do Pinterest adicionam coisas favoritas aos seus vários painéis do Pinterest.

Por exemplo, as pessoas que se casam podem criar painéis no Pinterest com ideias para arranjos de flores, roupas de casamento favoritas ou ideias exclusivas para bolos de casamento.

Plataformas de rede social como Twitter e Instagram são boas opções para empresas que desejam atingir um público mais amplo.

O Pinterest funciona de maneira diferente para as empresas. Para obter acesso aos usuários do Pinterest, as empresas devem ser específicas com suas meta descrições e títulos.

Os usuários costumam comprar itens que veem no Pinterest, portanto, a plataforma pode ser lucrativa para empresas que a entendem.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com foco estritamente em empresas e pessoas em busca de empregos.

Esse é, também, um ótimo exemplo de uma rede social que se encontra em ascensão no momento.

O LinkedIn oferece ótimas oportunidades de networking e pode ajudar empresas a serem reconhecidas no mundo corporativo.

Ainda mais, dependendo do que a sua empresa oferece, o LinkedIn pode ser uma boa plataforma para oferecer seus produtos ou serviços, caso eles estejam voltados a outras empresas.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito popular no Brasil. Inicialmente, o WhatsApp era usado apenas por pessoas para se comunicarem com seus familiares e amigos.

Gradualmente, as pessoas começaram a se comunicar com empresas via WhatsApp.

O WhatsApp está construindo sua plataforma de negócios para permitir que as empresas tenham um perfil de negócios adequado, para fornecer suporte ao cliente e compartilhar atualizações com os clientes sobre suas compras.

Para pequenas empresas, ele construiu o aplicativo WhatsApp Business, enquanto para empresas de médio e grande porte, há a API WhatsApp Business.

Então esse é um canal de comunicação que pode ser muito útil para empresas, principalmente se aliado a outras plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo.

YouTube

Os vídeos no YouTube podem ser encontrados por qualquer pessoa que faça uma pesquisa relevante.

E, se você atrair inscritos, eles podem ser notificados assim que você postar um novo conteúdo, o que ajuda a manter o público ativo no seu canal.

No entanto, o simples requisito técnico de criar e postar vídeo é muitas vezes um desafio assustador para proprietários de pequenas empresas.

Embora esteja se tornando cada vez mais fácil criar vídeos e postagens com qualidade, ainda é intimidante.

As empresas que superam esse desafio, no entanto, podem aproveitar ao máximo a plataforma do YouTube para aumentar seu engajamento com o público.

Essas são algumas das redes sociais mais populares do mundo, existem outras plataformas que também podem ser úteis para sua empresa.

Porém, ter uma página em qualquer uma das redes sociais que citamos é imprescindível para os negócios.

Como usar as redes sociais para o marketing
  1. Escolha as plataformas certas

Não faltam sites de rede social para compartilhar seu conteúdo. O número de sites está crescendo a cada dia.

Compartilhar seu conteúdo nas plataformas certas é crucial para seu sucesso.

Ao determinar quais plataformas usar, você deve levar em consideração seus clientes e sua empresa.

É importante que você crie contas nas plataformas que seu público-alvo usa, para que eles possam se conectar facilmente com você.

Faça pesquisas para determinar quais sites seu público-alvo provavelmente usa e, em seguida, use-os também.

Você também deve considerar quais sites são mais adequados para seus produtos. Cada rede social tem um foco principal, use isso a seu favor, e escolha a que mais se encaixa com seu negócio.

  1. Crie um planejamento

Criar postagens no último minuto pode resultar em conteúdo de baixa qualidade e por consequência, menos alcance.

A falta de organização pode levar a postagens repetidas ou sem relevância. Para evitar isso, a criação de um planejamento deve fazer parte do seu marketing de conteúdo.

O planejamento de conteúdo também ajuda a criar metas e estratégias para acompanhar seu progresso nessas plataformas.

Outra opção, é contratar um serviço de gerenciamento de rede social, que é uma ótima solução para empresas!

  1. Incentive o engajamento

A rede social deve, é claro, ser social. Isso não se aplica apenas a quem usa os sites para se divertir.

As empresas também precisam ser interativas. Para aproveitar as vantagens dessas plataformas, você precisa estimular a interação.

Postar conteúdo que as pessoas queiram ler, fazer perguntas e curtir, postar conteúdo gerado pelo usuário e comentar nas postagens de seus seguidores.

Fazer pesquisas sobre o seu público pode ajudá-lo a descobrir o que eles podem gostar.

Saiba mais: Estúdio de Criação: A melhor ferramenta para criadores

  1. Forneça conteúdo de valor

Talvez a coisa mais importante que você possa fazer nas redes sociais seja agregar valor aos seus seguidores.

Crie algo que seu público considere útil. Pode ser algo que lhes diga algo que eles não sabiam antes, os faz rir, os entretém ou qualquer outra coisa que seja benéfica de alguma forma.

Esse aspecto da rede social é o que atrai os clientes certos para o seu negócio, faz as pessoas querem segui-lo nessas plataformas e ajuda a espalhar o conteúdo.

Domine isso e você estará um grande passo mais perto de uma campanha de marketing de rede social de sucesso.

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