Como fazer gestão de redes sociais

7 de junho de 2018By 0 Comments

Como fazer gestão de redes sociais

Como fazer gestão de redes sociais? Muitos gestores de empresas fazem esta pergunta, pois estão com dificuldade em gerenciar corretamente os perfis. Eles já perceberam que mídias sociais têm assumido um papel importante se tornando ferramentas indispensáveis para o seu negócio.

Porque conseguem promover vários benefícios para uma empresa que vão desde a criação de uma marca até a atração de clientes potenciais. No entanto, para conseguir tais benefícios é necessário gerenciar bem as suas mídias sociais.  Abaixo você verá como fazer gestão de redes sociais corretamente.

O que é gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais como o próprio nome já diz é o monitoramento que se faz em cada um desses canais com o intuito de manter os seus perfis sempre atualizados para alcançar o seu objetivo, que muitas vezes é conquistar novos clientes para o seu negócio.

Para você entender melhor, a gestão de redes sociais é um conjunto de ações que são feitas diariamente nas mídias sociais para divulgar o seu negócio e se aproximar mais do seu cliente.

As ações que são feitas vão desde a escolha da rede social que será utilizada para criar o seu perfil até análise do conteúdo que é publicado.  Podemos dizer que a gestão de redes sociais é entender o seu público desde o começo para saber como interagir em uma determinada rede social.

Por que ela é importante?

O gerenciamento das redes sociais é importante porque elas são um das ferramentas para interagir com o seu público-alvo. Além disso, elas são ótimas para as pessoas conhecerem melhor o seu negócio, pois elas funcionam com uma vitrine para você expor o seu produto ou serviço. No entanto, apenas deixar as suas redes sociais expondo s seus produtos pode gerar desinteresse por parte do seu público.

O recomendável é entregar pelo menos 80% de conteúdo relevante para os seus seguidores e apenas 20% sobre os seus produtos ou serviços.

Agora que você sabe da sua importância, agora vamos mostra como fazer gestão de redes sociais observe algumas dicas abaixo.

Como fazer gestão de redes sociais

Como fazer gestão de redes sociais

7 Dicas de como fazer gestão de redes sociais

Para que o gerenciamento das suas redes sociais tenha resultado positivo é necessário seguir algumas etapas observe:

Planeje o seu conteúdo

O conteúdo relacionado à sua empresa deve seguir um planejamento para saber o que o seu público se interessa e assim criar uma estratégia com base no interesse das pessoas.  Observe algumas dicas:

  • Não use as redes sociais apenas para vender, pois na maioria das vezes as pessoas evitam os anúncios de produtos.
  • Compartilhe bons conteúdos como curiosidade sobre a sua empresa, informações sobre a sua área e faça explicações sobre os seus produtos ou serviços.
  • Não aborde temas polêmicos ou expresse asopiniões pessoais no perfila da sua empresa. É importante não misturar opiniões e valores com a imagem da sua empresa.

Defina o seu objetivo

Para que a análise dos seus resultados seja eficaz, é necessário definir um objetivo. O que você deseja alcançar através das suas redes sociais? Depois de decidir o seu objetivo comece a traçar os planos.

Se o seu desejo é divulgar a sua marca, as ações devem ser planejadas para este objetivo. Por que fazer anúncios de produtos e preços pode não dar certo, pois o objetivo não era vender.

Horário para publicações

Em alguns relatórios é possível perceber que algumas postagens atingiram mais pessoas do que outras.  O motivo para isso acontecer é o horário das publicações. Dependendo do publico, em alguns horários o movimento é maior.

Por isso, é necessário ficar atento aos horários de cada publicação para descobrir qual é o melhor horário do seu público, para isso você pode utilizar a ferramentas Insigths do Facebook que mostra todas informações necessárias sobre horário, curtidas, alcance e etc.

Conheça o seu público

É fundamental conhecer o seu publico-alvo para garantir resultados positivos. Então para conhecer melhor o seu público nas redes sociais se pergunte:

  • Quais são as pessoas que você quer atingir
  • Em quais redes elas estão mais presentes
  • Como é o comportamento das redes sociais
  • Quais os horários que elas mais acessam
  • Quais são os meios que utilizam, por exemplo, celulares, tablets e computadores.

Interaja com as pessoas

É muito importante interagir com as pessoas das suas redes sociais, então você deve responder os comentários, tirar as dúvidas e fornecer respostas para as perguntas mais frequentes.

Interagindo com as pessoas a sua empresa cria um relacionamento com os clientes e visitantes, fazendo com que eles se sintam bem recebidos.

Seja consistente

Ser consistente é importante para que sua empresa tenha valores, missões e objetivos. Pois quando uma marca é inconsistente, os visitantes perdem a credibilidade no negócio.

Conheça a sua concorrência

É importante sabe como o seu concorrente está atuando nas redes sociais. É necessário saber como ele está interagindo o com público-alvo e quais são os seus pontos fortes e fracos e com estas informações você melhorar a sua empresa.

No entanto, tenha cuidado para não se tornar uma copia do seu concorrente e perder a sua personalidade.

Ferramentas de gestão de redes sociais

Acima você observou os passos de como fazer gestão de redes sociais, mas além deles é preciso contar com algumas ferramentas para facilitar o trabalho. Observe abaixo algumas que você pode utilizar no seu gerenciamento de mídias sociais:

Agora Pulse

É uma ferramenta bastante completa que oferece a publicação e interação de todos os seus canais em apenas um lugar, ela também permite o monitoramento das conversas mais relevantes sobre a sua marca. Além disso, a ferramenta oferece o monitoramento e criação de relatórios para análise de dados.

 Buffer

Esta ferramenta assim com as outras ela permite fazer postagens em várias redes sociais a partir de uma única plataforma, mas o seu diferencial é oferecer serviço também para Instagram.

Commun.it

Esta ferramenta para gestão de redes sociais está disponível apenas para Facebook, Instagram e Twitter, com ela é possível receber notificações em tempo real de forma organizada sobre links, comentários e mensagens e outras interações dentro das redes sociais da empresa. Para utilizar a sua versão gratuita é necessário se cadastrar na ferramenta utilizando o Instagram ou Twitter.

Conclusão

Você observou os passos de como fazer gestão de redes sociais e percebeu que para alcançar os seus objetivos é necessário planejar desde a escolha das mídias sociais até o monitoramento dos resultados. No entanto, se você tiver alguma dificuldade para colocar o gerenciamento de redes sociais para funcionar pode contar com um serviço especializado como os da agência de marketing digital Duna Design que trabalha com todos os serviços de marketingDesenvolvimento e criação de site, Sites otimizados para o google!

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