Gestão de Redes Sociais no Recife – PE, segue algumas dicas da nossa agência de marketing digital para Gestão e Gerenciamento de redes sociais no Recife para sua empresa.
Gestão de redes sociais
A agência de marketing digital DUNA DESIGN é uma das melhores em gestão de redes sociais em Recife-PE mostra o passa a passo de um gerenciamento de redes sociais.
Primeiramente, para que possam destacar melhor a sua marca, as empresas precisam de um gerenciamento das suas redes sociais. No entanto, a gestão das redes sociais vai muito além do fazer simples publicações, pois são várias etapas que devem ser seguidas para que a sua marca consiga se destacar melhor.
Hoje em dia, estar nas mídias sócias não é mais um diferencial como era antigamente, pois todas ou a maioria das empresas concorrentes também estão.
O que é gestão de redes sociais e gerenciamento?
Engana-se quem pensa que gestão de redes sociais é fazer publicações esporadicamente ou várias vezes ao dia. Gerir as redes sociais é um processo que se divide em fases: definição da estratégia e do posicionamento, planejar e executar as publicações, monitorar e analisar resultados. Por ser um processo importante, é preciso que a empresa designe alguém exclusivamente para desenvolver esta atividade. Assim, este gerenciamento terá o respeito e o valor que ele realmente possui dentro dos resultados da empresa.
Como começar?
Antes de começar, você precisa saber quais redes sociais são as mais indicadas para o seu negócio, até por que elas possuem diferenças. O Facebook, por exemplo, possui uma abrangência muito grande e a empresa também deve ter esta característica. Já o Instagram pode ser mais benéfico para uma loja de acessórios do que para uma empresa de serviços corporativos, já que é uma rede social mais voltada para imagens e pouco texto.
Resumindo, a melhor rede social é aquela onde você pode encontrar o seu público. E como você pode descobrir isso? Experimentando. E se você perceber que aquele espaço não é o melhor para a sua empresa, você não terá perdido nada. E pode até fazer grandes parcerias por lá. Com o tempo, você vai conseguir descobrir a rede social que mais se encaixa no seu perfil, que mais lhe dá retorno e poderá investir nela sem medo.
Como criar estratégias na Gestão das redes sociais?
Criar uma estratégia é essencial. Sem ela o seu perfil nas redes sociais não trará o retorno que ela tem capacidade de oferecer. Não dar importância para esta estratégia é um dos grandes erros que as empresas cometem. Saiba o que você está fazendo nas mídias sociais. Qual é o seu objetivo? Aumentar o entrosamento com seu público, engajá-los a compartilhar suas postagens ou comentar sobre a relação que tem com o produto.
Os objetivos são muitos e eles devem estar de acordo com a sua estratégia na gestão de redes sociais. Veja algumas delas:
- divulgar a sua marca;
- ser um espaço de interação e contato com seus clientes;
- ganhar clientes engajados, fiéis e fãs do seu trabalho;
- educar através de conteúdos;
- realizar mais vendas;
Você pode ter vários objetivos, mas apenas um deve ser trabalhado em cada momento. Assim, você não perde o foco, tem mais tempo para investir nele e colhe resultados mais eficientes.
Após a realização de um objetivo, inclua o próximo da lista e siga assim até que todas as metas sejam atingidas, e o saldo seja positivo para o seu negócio. Não se esqueça de criar uma estratégia específica para cada objetivo.
O que publicar nas redes sociais?
Este passo é uma sequência do anterior. O seu conteúdo deve estar de acordo com o seu objetivo para cada momento que o seu negócio está passando. Geralmente, a oferta de conteúdo é o que mais vemos nos perfis das empresas nas redes sociais, mas você também pode variar estas publicações. E não se esquecer de entrar em contato com os seus clientes. Seguem algumas dicas.
- vídeos institucionais de datas importantes para a sua empresa
- eventos da empresa
- posts em datas comemorativas ou importantes também para seus funcionários
- imagens e vídeos divertidos para interagir com os seus seguidores
Guarde esta dica: Vídeos institucionais… são uma excelente estratégia para gestão de redes sociais … 😉
Qual deve ser a frequência das publicações?
É preciso ter uma frequência de publicações e, para não se perder no tempo, é necessário criar um planejamento e manter a organização nessa atividade.Para quem está começando pode ser um pouco difícil ter conteúdo para criar um cronograma, mas com o tempo e evolução da sua estratégia de marketing vai ficar mais fácil.
O que você deve levar em conta é o espaço de tempo entre uma postagem e outra (a cada semana, quinze dias, um mês), a repetição desta postagem (nem sempre é preciso criar novas postagens) e o horário das publicações. Assim, o seu conteúdo terá mais chance de alcançar a maior quantidade e variedade possível de pessoas que acessam as redes sociais em diversas situações diferentes. Quanto mais conteúdo você tiver para postar melhor, mas se estiver no começo não precisa evitar fazer republicações, principalmente se o material for rico em informação e qualidade. Sempre haverá um público para ele.
E não se esqueça da relevância de tudo que for publicado nos seus perfis. Tenha o cuidado de produzir conteúdo de qualidade, que atenda às necessidades do seu cliente. Este deve ser o seu foco principal.
Mais um dica: seja resiliente na gestão de redes sociais da sua empresa…
Existe local ideal para publicar?
Não tem como saber ao certo qual o melhor horário para fazer as publicações nas suas redes sociais. Porque não existe um horário que consiga atingir todas as pessoas. O que você pode tentar fazer é descobrir quando o seu público, geralmente, está usando as redes sociais. O Facebook Insights é uma ferramenta que mostra quais os dias e horários que o seu público alvo ficou mais tempo nas redes sociais. Com esta informação, você pode escolher estes períodos para fazer publicações e ter mais chances de ser percebido.
Mas, isso não significa que você deve fazer as suas publicações apenas naquele horário específico. Escolha diferentes momentos ao longo do dia, contemplando o período da manhã, tarde e noite. E reserve o momento em que o seu público alvo, que é o seu foco, está online para postar material mais importante, mais rico de informação, que possa engajar mais os seus seguidores.
Outra dica é ir testando. Isso mesmo. Faças as adaptações e variações necessárias, como falamos acima, e você verá quais os momentos em que as suas postagens terão maior retorno dos seus seguidores. Mas faça sempre a gestão das redes sociais…..
É indicado usar uma ferramenta para fazer as publicações?
Usar uma ferramenta para realizar as suas publicações é importante sim. Mas não é absolutamente obrigatório. Se você não tiver uma, não deve deixar de postar por isso. Mas, ao escolher usá-la, seu trabalho será facilitado.
A automatização das suas publicações vai lhe poupar muito tempo, porque não será preciso se preocupar em cumprir cada item do seu cronograma de publicação. A ferramenta fará isso por você. O seu trabalho será definir conteúdos e horários. O resto é com ela. Por exemplo, se você tem uma postagem a fazer em um domingo bem cedo, com a publicação automatizada, a sua publicação já estará lá, sem que você precise entrar na página para postar.
Como interagir com o meu público?
Você deve estar ciente de que o foco das redes sociais é a interação, a comunicação com o seu público. Portanto, não deixe esta tarefa em segundo plano e entre em contato com o seu cliente sempre que considerar importante e necessário. Um exemplo que vemos muito na atualidade é o desabafo de clientes nos perfis das empresas quando algum serviço ou produto não lhes caiu bem. Seja para exigir reparação ou apenas detalhar o acontecido, esta prática é frequente.
Nestes casos, se acontecer com você, é imprescindível dar um retorno à pessoa que não se sentiu bem acolhida pela sua empresa. Deixar para lá e não dar atenção só faz com que tudo piore e faz com que você perca credibilidade junto aos outros clientes. Afinal, se um cliente está em busca de opções para realizar uma compra, encontra a sua página e se depara com inúmeras reclamações sem nenhuma resposta profissional, este cliente não vai ficar com uma boa impressão. E, certamente, a sua loja não será escolhida.
Por isso, não deixe de responder, principalmente se puder solucionar algum conflito. Isso mostra que você tem respeito, consideração e sabe da importância dos seus clientes para o sucesso do seu negócio. E como responder? Encare cada demanda como única e específica. Fuja das respostas automáticas. Elas não servem para todos os casos e também só mostra descaso e falta de interesse em acolher o seu cliente.
As redes sociais podem fazer com que a sua empresa cresça rapidamente e se torne muito conhecida, atraindo mais clientes e potencializando os seus resultados. No entanto, elas também podem destruir a sua reputação em um piscar de olhos. Portanto, dê a atenção e a importância necessária à interação entre a sua empresa e os seus seguidores. Muito cuidado com o que você posta e como responde às indagações dos seus clientes.
Eu preciso responder a todas as interações?
A resposta é que você deve responder sempre que for possível e isso pode ser feito de várias formas. Dependendo do seu nicho de atuação, você pode receber uma demanda grande de dúvidas, pedidos de indicações, informações sobre produtos etc. Talvez nem sempre você consiga dar atenção necessária ou pelo tamanho da sua empresa ou pela falta de alguém responsável estritamente por esta tarefa. Mas, é preciso manter o mínimo de contato com os seus seguidores diariamente. Pensar na possibilidade de contratar uma pessoa para se dedicar apenas a esta tarefa pode ser interessante. Será necessário um investimento, claro, mas o retorno positivo para a sua empresa vai valer a pena.
Responda às dúvidas e pedidos de informações, curta e comente os comentários, faça com que o seu seguidor se sinta importante e acolhido nas suas indagações. Este deve ser o seu maior objetivo. Criar e desenvolver todas as estratégias e técnicas possíveis para acolher com carinho e de forma eficiente a demanda que o seu público leva até você.
Monitorar as redes sociais também é importante
Monitorar as redes sociais nada mais é do que ficar atento ao que andam falando de você em outros locais. Para fazer isso, basta fazer uma pesquisa com alguma palavra chave que faça referência ao seu trabalho. Assim, se você descobrir que alguém está falando da sua empresa ou de algo relacionado aos seus serviços e produtos, mas não colocou links de direcionamento para a sua página, basta entrar em contato e fazer a solicitação.
Cada público uma comunicação diferente
O que vai determinar a forma como você lida e interage com o seu público vai depender do perfil desse público, dos seus seguidores. Além do estilo profissional do seu negócio. Um exemplo são os gifs animados que estão muito em alta no momento e que várias empresas estão adotando nas suas redes sociais. Apesar de ser muito bem recebido, este tipo de postagem pode não ser o ideal para todas as empresas. Empresas mais formais, por exemplo, possuem um público bem específico, com características semelhantes e que podem preferir postagens mais sérias e mais focadas nos conteúdos que tenham a ver com a seriedade da página. E isso vale também para expressões, palavras, artigos e outros. Sempre tenha em mente para quem você está publicando e se o conteúdo está de acordo com o que cada cliente gostaria de ver, ouvir ou ler.
Analisando resultados
Como saber se todo o gerenciamento que você está fazendo das suas redes sociais está dando certo? Analisando os resultados. Não tem outro jeito. Para isso, você precisa saber o que deve ser medido, quais números são importantes. E isso também vai depender do objetivo estabelecido lá no começo. Se você decidiu que gostaria de aumentar as suas vendas, o que deve ser analisado é o número de vendas realizadas dentro daquele período de gerenciamento das mídias. Existem ferramentas disponíveis para analisar diferentes objetivos. O Google Analytics, por exemplo, pode te ajudar a medir o aumento de leads para os seus negócios.
As próprias redes sociais, como o Facebook, Twitter e o Linkedin ofertam ferramentas eficientes que medem o engajamento e o alcance das publicações que você faz. Assim, você consegue ter uma ideia dos posts que fazem mais sucesso entre o seu público.
E então, que tal começar agora a fazer o gerenciamento das suas redes sociais? Mesmo sendo iniciante e enfrentando muitos desafios, é perfeitamente possível obter bons resultados para o seu negócio seguindo as nossas dicas. Basta começar e fazer os ajustes ao longo do tempo. Boa sorte!
A Duna, especializada em Marketing Digital e gestão de redes sociais no Recife, tem planos de redes sociais que podem ajudar a sua empresa a alcançar seus resultados 😉