Saber o que irá postar como conteúdo no Instagram, às vezes, é um desafio. É necessário dedicação, tempo e criatividade, ainda mais se a meta for crescer na rede social.
Isso demanda engajamento, seguidores e ter autoridade no tema que está abordando. Além disso, é necessário foco na preparação do conteúdo, e nessa parte, descobrimos que não é tão fácil quanto os influenciadores parecem mostrar.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar nessa parte de criação, planejamento e gerenciamento de Instagram. Fique atento.
- Publicações por mês
A dúvida é sempre a mesma: quantas publicações são o suficiente ? Será que estou postando demais ? Estou postando pouco ?
Essa resposta pode variar dependendo da rede social e do influenciador em questão. Em alguns perfis, o alcance é melhor com apenas duas postagens por semana.
Mas para começar, o ideal é postar três vezes e fazer um acompanhamento das publicações pelas métricas disponibilizadas pelo Instagram. Dessa maneira, será possível entender melhor as ações dos seus seguidores e coletar informações sobre os melhores dias e horários para ter maior alcance, impressão e engajamento.
Além disso, com 3 publicações por semana, serão 12 por mês. Lembre-se que é melhor ter um conteúdo de qualidade do que muitas publicações com o gerenciamento de redes sociais e mídias.
- Categorias de criação de conteúdo
- Quais tópicos serão abordados no seu perfil ?
- Qual seu nicho ?
- Qual público quer atrair ?
- O que esse público gosta de ver ?
- Quais conhecimentos você tem para compartilhar ?
- Qual o objetivo do perfil ?
Essas perguntas precisam ser respondidas antes da criação de conteúdo começar. Nessa etapa, será definido qual o segmento o seu perfil se encaixa na estratégia de gestão de redes sociais.
Essa etapa é sobre o público que você deseja atrair e sobre quais conteúdos eles acham interessante. Não adianta postar sobre o que você acha relevante, e sim seus seguidores.
Ao responder as perguntas, será possível criar um material com propósito. Por exemplo, um perfil com “dicas de beleza” poderá listar dicas de maquiagem para iniciantes, cuidados para pele oleosa, cuidados para cabelos, entre outros.
- Ideais para conteúdo no gerenciamento de mídias sociais
Depois de decidir qual categoria seu perfil se encaixa, é o momento de planejar o que será produzido.
Para buscar inspiração, os melhores locais para isso são as pesquisas do Google, tendências do Pinterest, grupos do Facebook e, até mesmo, o próprio Instagram.
Usando o exemplo do item 2, se digitarmos “pele seca” no Google, as respostas serão: como tratar pele seca, o que causa ressecamento, melhor hidratante para pele seca, o que fazer quando o rosto está descascando, entre outras.
A partir dessa pesquisa, é possível criar, pelo menos, três publicações:
- Características de pele seca: para ajudar os seguidores a identificar se possuem uma pele seca;
- Hidratantes para pele seca: lista de indicações para o uso;
- Como cuidar da pele seca em casa: um prático guia para ajudar os seguidores a cuidar da pele.
Fazendo essa mesma busca nos outros, é possível reproduzir, pelo menos, três temas para posts de cada uma das opções, com facilidade.
Outro meio, é usar o planejador de palavras-chave Ubersuggest. A versão gratuita exibe todos os resultados de pesquisa de determinado termo.
- Criando o conteúdo com planos para redes sociais
No quesito criação, será necessário ilustrações e gráficos, ou apenas uma foto ?
Lembre-se que o Instagram é uma rede social extremamente visual, então, imagens bem trabalhadas tem tudo para melhorar a sua presença e tornar o perfil mais útil.
Se o intuito é fazer algo mais informativo, com textos e gráficos, o Canva e o próprio PowerPoint podem ajudar na construção artística, principalmente para aqueles que não possuem o conhecimento do Photoshop.
Na versão paga, o Canva possui inúmeros templates e fotos profissionais para usar, além de contar com o agendamento nas plataformas.
- Crie uma rotação de temas
Para manter um feed organizado, e de fácil entendimento para os novos seguidores, determine uma rotação com os temas e categorias para organizar a postagem de conteúdos.
Seguindo o exemplo do perfil sobre dicas de beleza, faça uma sequência de dicas de pele, dicas de cabelo e dicas de maquiagem.
Nesse meio tempo, encaixe, pelo menos, um conteúdo que quebre a sequência. Pode ser um reels, IGTV e frases motivacionais.
- Datas e legendas
Monte um planejamento com a visualização de conteúdo mensal, incluindo a rotação dos temas já definidos. Selecione as datas que todos os posts serão veiculados.
Dessa forma, seus posts estarão organizados e você não terá preocupações. Mas se mesmo assim não conseguir, peça ajuda para um profissional de uma agência de marketing digital.
Ainda nesse planejamento, monte a legenda para cada publicação. A imagem fará as pessoas curtirem, porém, a legenda deve incentivar as pessoas a comentarem também e participarem das discussões iniciadas pelo perfil.
Uma dica para isso, é estimular os seguidores a responderem perguntas feitas na legenda, dar conselhos e compartilhar experiências. É uma ótima motivação.
O Instagram mostra apenas a primeira frase da legenda, por isso, comece de forma instigante para chamar a atenção do público. Assim, eles terminarão de ler o texto.
- Hashtags
Se você ainda se pergunta o por quê das pessoas ainda usarem hashtags no Instagram, é bem simples.
As hashtags dão um maior alcance a publicação, mostrando o post para pessoas que não te seguem e contribuindo com o crescimento do perfil.
E se a sua publicação tem um bom engajamento, ela será marcada como uma postagem “mais relevante” entre os principais conteúdos da hashtag, dando ainda mais visibilidade ao seu post.
Então, são inúmeros os benefícios para usar a hashtag. Pesquise quais são as mais importantes do seu nicho e use-as.
- Dica extra: Frases motivacionais e humor
Caso você queira publicar algo sem estar relacionado com seu conteúdo, as frases motivacionais e as citações de humor também são ótimos conteúdos para engajar seus seguidores.
Mas vale muito a pena não confiar no orgânico e investir também em tráfego pago.
Essas publicações conseguem alcançar um bom número de curtidas, comentários e compartilhamentos de modo rápido, o que é muito importante para sua rede social crescer.
Com essas dicas, seu perfil crescerá e será um sucesso.
Confira também nossa tabela de preços para gestão de redes sociais.