Se você quer melhorar o seu marketing digital, uma maneira eficaz é criar uma estratégia de SEO.

O SEO é a otimização do conteúdo pensada nos mecanismos de pesquisa, aderir a essa estratégia pode te conquistar um espaço na primeira página do Google, e com isso, muito mais visitantes no seu site.

Este post irá ajudá-lo a planejar sua estratégia de SEO, isso tudo de maneira simples e fácil e acompanhar. Confira!

Estratégia de SEO: Como fazer a sua em 3 etapas hoje

 

Como criar uma estratégia de SEO

Antes de planejar uma nova estratégia de SEO, confira o que você já possui, seja em termos de marketing de conteúdo para blog, posts nas redes sociais ou como a interface do seu site está organizada.

Depois disso, faça uma lista das métricas importantes ou indicadores-chave de desempenho (KPIs) que são relevantes para sua empresa. Por exemplo, alguns KPIs comuns são:

  • Visibilidade da pesquisa
  • Palavras-chave nos 10 principais resultados de pesquisa
  • Visualizações do site
  • Engajamento nas redes sociais (comentários, curtidas, compartilhamentos)

Conferir as métricas de suas campanhas ajudará a determinar o que precisa ser melhorado no seu SEO.

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

A próxima parte do seu planejamento de SEO é a pesquisa de palavras-chave. Se esta é a primeira vez que você faz uma pesquisa de palavras-chave, existem muitas ferramentas que podem simplificar e acelerar o processo.

Você pode usar o Google Search Console, dentro do relatório “Resultados da pesquisa”.

Classifique por impressões de alto a baixo desempenho e adicione “Posição média” ao relatório.

Use este relatório para ver quais palavras-chave têm um volume de pesquisa maior, e também para as quais você não está bem classificado ou não recebe muitos cliques.

Assim, você pode começar a criar conteúdo com as novas palavras-chave e ter mais visitantes no seu site!

  1. Crie um calendário de conteúdo

Depois de ter uma lista de palavras-chave para as quais você planeja criar novo conteúdo, é hora de criar seu calendário de conteúdo.

Recomendamos que você publique regularmente, seja no seu blog ou nas redes sociais.

Essa constância é o que fará diferença no seu conteúdo e atrairá mais pessoas para sua marca.

Com as palavras-chave escolhidas fica muito mais fácil determinar um calendário de conteúdo para sua marca.

Saiba mais: Otimização de Mídias Sociais (SMO): Entenda como funciona

  1. Backlinks e links internos

Os backlinks são importantes, pois eles ajudam a afirmar para o Google que o seu conteúdo é de qualidade e por isso foi linkado em outro site.

Encontre um site em que você possa postar como convidado e que lhe dará um backlink.

Tente encontrar sites que estejam no mesmo setor ou nicho que seus negócios, pois o Google desaprova backlinks de sites irrelevantes para o seu tipo de negócio.

Da mesma forma, os links internos também são importantes, pois eles ajudarão a incrementar as informações dos seus posts.

Para adicionar links internos em seu site, será preciso criar conteúdo, portanto, tente manter uma frequência de pelo menos um post no seu blog por semana.

Assim, aos poucos você terá diversos links internos para ampliar o conteúdo e manter o visitante no seu site.

Conclusão

Como muitos elementos do marketing digital, o SEO pode ser complicado. Ter um plano estratégico pode ajudá-lo a atingir suas metas de SEO e aproximá-lo da primeira página do Google.

Se você achar que precisa de ajuda para executar seu plano de SEO e ter conteúdo de qualidade postado em seus canais, não deixe de conferir o site da DUNA, temos diversos serviços de marketing digital que podem te ajudar!

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