O marketing de conteúdo tem tudo a ver com conhecer seu público. Saber como fazê-lo pode ajudar no sucesso da sua marca.
Reconhecer desde a maneira como as pessoas procuram informações nos resultados dos mecanismos de pesquisa até como elas se envolvem com os tópicos são elementos que fazem diferença ao criar uma estratégia de conteúdo.
Todos os aspectos da criação de conteúdo se voltam para entender no que seu público-alvo está interessado.
Mas como você sabe no que eles estão interessados? Se você deseja descobrir o tipo de conteúdo que seu público deseja, confira nossas dicas neste post!
Como fazer marketing de conteúdo para o seu público-alvo
Tendências de pesquisa
Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, analisar os tópicos de tendência deve ser uma das primeiras coisas que você faz.
Saber o que está sendo pesquisado e compartilhado pelas pessoas que lerão seu conteúdo pode tornar mais fácil permanecer relevante.
E ser capaz de prever com quais tópicos de conteúdo seu público normalmente se envolve ao longo do ano facilita a criação de um calendário de marketing de conteúdo com vários meses de antecedência.
Experimente ferramentas gratuitas como o Google Trends, que podem ajudá-lo a rastrear o interesse do tópico nos mecanismos de pesquisa e nas mídias sociais.
O Google Trends usa dados de usuários em tempo real de cada uma de suas plataformas para que as informações dos tópicos de tendências estejam sempre atualizadas.
O melhor de tudo é que você pode acompanhar o interesse em tópicos ao longo do ano com essa ferramenta, o que significa que você pode ver quando o interesse ganha força e quando diminui.
Saiba mais: Como Medir ROI do Marketing de Conteúdo em 2022
Utilize a pesquisa de palavras-chave
Uma das melhores maneiras de descobrir que tipo de conteúdo seu público está procurando é por meio da pesquisa de palavras-chave.
Isso é útil ao montar uma estratégia de conteúdo porque oferece uma maneira de ver quais tópicos estão sendo pesquisados online e como eles estão sendo pesquisados, ou seja, quais termos, perguntas e frases seu público está usando nos mecanismos.
Ferramentas gratuitas como Keywordtool.io agregam termos, perguntas e frases usadas na pesquisa que podem ser úteis para pesquisa básica de palavras-chave e idealização de tópicos.
E o melhor é que essa ferramenta agrega várias línguas do mundo todo, então você pode encontrar palavras-chave para qualquer idioma.
Verifique as conversas nas redes sociais
Se você quiser ver quais tópicos fazem parte da conversa online atual, vá para as redes sociais.
É lá que as pessoas se reúnem e conversam sobre os mais variados tópicos, permitindo que você saiba o que está em alta no momento.
Confira as principais redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn para se inspirar.
Você pode ver sobre o que as pessoas estão falando por meio de pesquisas de hashtag, tópicos de tendências e muito mais.
Tenha em mente, no entanto, que as conversas em diferentes redes sociais podem ser rápidas, então você precisa ser capaz de criar conteúdo em tempo real se esse for o método escolhido para engajar seu público.
Veja o conteúdo de seus concorrentes
Não tenha medo de explorar os tópicos que seus concorrentes do seu setor estão usando em suas estratégias de marketing de conteúdo e marketing de rede social.
Eles têm uma postagem de blog com um desempenho extremamente bom em suas páginas de mídia social?
Como é o copy de marketing em suas páginas da web que veem um bom tráfego de pesquisa orgânica? Para quais palavras-chave eles estão ranqueando?
Use essa análise para entender como outras empresas estão interagindo com o público para que você possa desenvolver conteúdo semelhante que atrairá novos clientes e potencialmente superará o conteúdo de seus concorrentes.
Precisa de ajuda para criar conteúdo que alcance seu público? A Agência DUNA pode ajudá-lo a ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo para blogs.
Saiba mais sobre nossos serviços de Marketing de Conteúdo para blog clicando aqui!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais.
Criamos artes para as redes sociais com planos e preços.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
Fazemos a Gestão de redes sociais e gestão de canal do YouTube com produção de vídeos e edição de vídeos para Youtube, são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!