Por meio do marketing financeiro, as empresas do setor de finanças podem alcançar seu público-alvo de maneira mais eficaz. Para isso, é necessário compreender as necessidades e demandas do público em potencial, além de estar atento às particularidades do setor.
Mesmo que a publicidade tradicional seja importante, não é suficiente para atrair e reter clientes. Logo, é necessário adotar estratégias de marketing que possam engajar os usuários e criar vínculos duradouros.
Dessa forma, o negócio poderá obter sucesso e se destacar no mercado financeiro. Entenda melhor sobre o assunto conferindo o post, a seguir. Vamos lá?
O que é marketing financeiro?
O marketing financeiro é uma área específica da publicidade que se dedica a construção, produção e divulgação de marcas de instituições financeiras e agentes que atuam no mercado. Assim, bancos, escritórios de contabilidade, fintechs, assessores financeiros, investidores e empresas de recuperação de crédito podem se beneficiar dessa técnica.
Além de contribuir para a divulgação financeira tradicional, também é possível utilizar ferramentas de marketing digital para obter maior visibilidade junto às novas gerações.
Como o perfil de investidor profissional está cada vez mais jovem, os canais digitais são uma excelente alternativa para a captação de leads e conversão de clientes.
Inclusive, essa estratégia pode ser aplicada em diferentes segmentos, como mercados de investimentos, crédito, câmbio, imobiliário, educação financeira, reversão de crise, entre outros.
Por exemplo, veja quem pode se beneficiar com ele:
- bancos tradicionais e digitais;
- instituições de contas digitais;
- empresas de crédito;
- empresas de cartões;
- serviços de contabilidade;
- corretoras de investimentos;
- empresas de benefícios;
- instituições de câmbio;
- serviços de programas de pontos e fidelidade;
- marcas de e-commerce e marketplaces;
- empresas de educação financeira;
- seguradoras;
- fintechs.
Ainda, é utilizado no mercado B2B para criar relacionamento de vendas entre empresas. No B2C, ajuda a aproximar marca e público consumidor final. Esse último deve considerar que as estratégias de marketing devem ser realizadas de maneira personalizada.
Por exemplo: se uma marca quer vender em um sistema de gestão de finanças para empresas, é indicado produzir conteúdos direcionados aos empresários, como capital de giro, fluxo de caixa etc.
Por outro lado, se o interesse é nas vendas de serviço de pagamento a pessoas físicas, as informações precisam ser voltadas a elas, como orçamento doméstico, receitas e despesas e muito mais.
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Qual é a importância do marketing financeiro?
O marketing financeiro possibilita que instituições e profissionais ganhem autoridade no seu nicho. Com estratégias que se relacionam às necessidades do público, é possível criar relações duradouras e guiar o cliente ao longo de sua jornada de compra.
Melhora o alcance
Marketing financeiro é uma excelente forma para quem busca trabalhar de maneira independente ou como investidor profissional. Por meio dele, você pode aproveitar seus conhecimentos sobre finanças para promover sua própria marca, alimentar a sua audiência, criar parcerias e participar de programas de afiliados.
Essas estratégias conseguem gerar mais receitas, além de proporcionar reconhecimento entre os seus pares, liberdade financeira e geográfica, e a oportunidade de criar sua própria tribo, levando sua informação a muito mais pessoas.
Ao adotar essas abordagens, você poderá alcançar diversos objetivos pessoais e alcançar o sucesso na sua carreira.
Ajuda a construir um bom posicionamento
Posicionar-se de forma certeira é essencial, tanto para as marcas quanto para os profissionais da área. As corporações devem adotar uma postura ativa nos canais digitais para educar sua audiência, mostrar como agregam valor em seu trabalho e explicar diversos aspectos do mercado.
Os agentes que atuam nesse segmento devem destacar sua experiência profissional e compartilhar como outras pessoas podem alcançar o mesmo nível de sucesso.
Já as empresas têm a oportunidade de contratar influenciadores, oferecer cursos livres e realizar lives para promover sua marca.
Em outra ponta, os indivíduos usam as redes sociais e seu canal no YouTube para abordar assuntos relacionados à economia.
Além de criar conteúdos ricos, também é importante investir em boas estratégias de posicionamento para engajar o público.
Melhora a compreensão sobre o público-alvo
A transformação digital permitiu o acesso a inúmeras ferramentas de análise e interpretação de dados, que possibilitam compreender melhor as necessidades e desejos da audiência. O que se torna fundamental é a readequação das estratégias, produtos e soluções oferecidas de acordo com os clientes.
O foco na boa atenção, na criação de laços de confiança e na construção de relacionamentos se torna ainda mais importante para obter essa maleabilidade.
Tomemos como exemplo o mercado financeiro, que tem sofrido grandes impactos pela popularização das criptomoedas e dos derivativos, além da necessidade de constante atualização. Por meio de pesquisas e enquetes, é possível identificar quais são as informações requeridas pelo público para investir.
Além disso, você descobrirá como desenvolver uma solução adequada para satisfazer a essa demanda. Assim, é possível compreender melhor as necessidades dos usuários e oferecer soluções que atendam a elas, garantindo a satisfação dos clientes.
Aumenta a produtividade
Desenvolver projetos de marketing de conteúdo pode gerar um ciclo positivo na empresa ou na sua estrutura profissional. Quando se produz materiais de qualidade, o engajamento do público aumenta, o que, consequentemente, melhora o volume de interações.
Ao se manter essa postura de forma consistente, a confiança do público cresce, o que impacta diretamente as vendas. Com isso, há melhora nas condições financeiras, permitindo implementar melhorias nos serviços, contratar profissionais terceirizados e formar um time profissional e qualificado.
Dessa forma, é possível obter maior produtividade e eficiência, além de crescimento sustentável com um time mínimo, contribuindo para que o trabalho seja realizado de forma ágil e profissional.
Estipula metas e objetivos
O marketing financeiro estimula o desenvolvimento de metas e objetivos claros dentro da empresa, visto que ele atua nos números para o bom resultado do negócio, bem como o seu crescimento.
Dessa forma, a equipe de vendas se sente mais motivada para atingir as propostas e faz o monitoramento delas para realizar ajustes e chegar a um final de sucesso.
Como fazer marketing financeiro?
Se você estiver interessado em aplicar as últimas tendências de marketing financeiro, então, veio ao lugar certo. Aqui, mostraremos quais são as melhores práticas e o que é possível fazer para colocar essas táticas em ação.
Use big data
Utilizar os dados para melhorar os resultados financeiros e a satisfação dos clientes é um dos grandes destaques do mercado. O big data possibilita a obtenção de diversas informações sobre os consumidores de maneira segura e legal, permitindo ofertas personalizadas.
Ademais, a jornada de compra pode ser melhorada, aumentando as chances de obter lucro e garantir a saúde financeira do negócio. No entanto, é importante ter cuidado com a qualidade dos dados disponíveis para evitar erros no processo.
Utilizar essa tendência do marketing financeiro é uma ótima solução para conseguir resultados cada vez mais consistentes. Não deixe de explorar essa oportunidade e colha excelentes frutos em sua empresa.
Aposte na humanização
A humanização da marca está em alta, e é fundamental que ela seja levada em conta para obter bons resultados com o seu negócio. Além de ajudar a fortalecer o relacionamento com o público, é também muito importante para o marketing financeiro.
Uma das principais formas de garantir confiança entre uma instituição financeira e seus clientes é a transparência. Por isso, é necessário investir em formas de aprimorar esse aspecto e estabelecer uma conexão significativa com os consumidores.
É preciso lembrar que, mesmo que sua empresa invista muito em tecnologia, um atendimento humanizado pode fazer toda a diferença. Por isso, é imprescindível adequar suas soluções de automatização para gerar proximidade com os clientes.
Automatize processos
A tecnologia tem muito a oferecer para melhorar a gestão financeira de uma empresa. Ela possibilita ampliar a produtividade, oferecer serviços financeiros em plataformas online, automatizar tarefas repetitivas e melhorar os resultados da empresa. Ainda, promove mais informações sobre os clientes e cria relações de confiança.
A automatização de processos proporciona a obtenção de dados de forma legal de possíveis consumidores para ofertar serviços financeiros específicos, que atendam às necessidades deles.
Ou seja, a comunicação e o marketing conseguem alcançar mais pessoas. Por isso, investir estrategicamente na informatização pode ser vantajoso para o negócio.
Faça marketing de conteúdo
A produção de conteúdo rico sobre o ramo de atividade tem sido um dos principais pilares do marketing moderno. Isso porque informações que ajudem os usuários a resolverem seus problemas e tirem suas dúvidas são tão fundamentais quanto o próprio produto ou serviço.
No caso do mundo financeiro, assuntos como investimentos, procedimentos bancários e gestão de empresas são muito procurados nos mecanismos de busca. Portanto, fornecer conteúdo de qualidade para os usuários é uma ótima forma de estabelecer relações com eles e ganhar autoridade na área.
Por exemplo, se alguém faz uma busca por “preciso de um contador para abrir uma empresa” e encontra a resposta no blog de um escritório de contabilidade, as chances de ela o escolher são grandes.
Isso porque, com os conteúdos, a organização demonstra que entende do assunto e começa a estabelecer uma relação de confiança com seu público.
Invista em links patrocinados
Devido à ubiquidade da conexão à internet, atrair a atenção de possíveis clientes nas redes sociais e buscadores se tornou mais fácil do que nos veículos de comunicação tradicional.
Por isso, recorrer aos links patrocinados é uma ótima estratégia para impulsionar o alcance das suas ofertas, chegando às pessoas certas, no momento adequado. Por exemplo, essa técnica pode ser aplicada para anunciar serviços financeiros, como investimentos, ações, seguros e empréstimos.
Os benefícios dessa abordagem incluem o aumento do tráfego para o seu site ou redes sociais e o alcance de resultados rápidos. Além disso, é possível associar os links patrocinados a uma landing page para coletar dados relevantes sobre possíveis clientes e, a partir daí, criar uma estratégia de email marketing.
Para isso, é importante conhecer a fundo o público-alvo, identificando em quais plataformas ele está e qual a melhor forma de se comunicar com ele a partir dos emails.
Integre as ações com o app
Para alcançar um marketing financeiro eficaz, é necessário integrar ações publicitárias ao aplicativo da marca. Isso permite a coleta de dados dos clientes, como tempo de acesso, áreas visitadas e outras interações.
Esses dados são fundamentais para direcionar campanhas de acordo com o comportamento de cada consumidor. Também, o aplicativo pode ser usado como um canal direto de comunicação para manter os clientes informados e engajados com a empresa.
Use as redes sociais
As redes sociais são uma ótima oportunidade para aprimorar os resultados do marketing financeiro. Elas permitem que a instituição estabeleça um relacionamento sólido com seus clientes e possíveis consumidores, favorecendo o engajamento.
Por meio de posts que ofereçam soluções para problemas financeiros, a empresa pode demonstrar que está ali para auxiliar. Além disso, com custos reduzidos, é possível fortalecer as bases desse relacionamento e alcançar um maior número de pessoas.
A análise do perfil dos que acompanham as redes sociais da empresa também permite encontrar outros consumidores com interesses e comportamentos similares.
Seja multicanal
É extremamente importante que as marcas invistam em estratégias multicanal, a fim de se conectar efetivamente com seu público-alvo. Para isso, é preciso considerar os principais canais de comunicação, como redes sociais, aplicativos, sites, blogs, emails e canais tradicionais, como televisão e mídia impressa, para criar conteúdos e outras formas de contato com o público.
Logo, é necessário fazer uma análise aprofundada para determinar quais desses canais são mais usados pelo seu público e criar informações e oportunidades de contato que se ajustem às suas necessidades.
Ao investir em estratégias multicanal, as marcas podem estabelecer uma conexão efetiva com seu consumidor e alcançar melhores resultados.
Aposte na experiência do usuário
A experiência do usuário é uma parte fundamental para uma boa estratégia em todos os meios de comunicação com o público. É relevante, em especial, em aplicativos. Isso ajuda a evitar decepções na utilização de produtos e serviços, caso não possam ser acessados adequadamente devido a erros técnicos, ou na apresentação das ferramentas ao usuário.
Essa preocupação também se estende às páginas de produtos, blogs etc. O bom funcionamento desses sites se traduz em um maior tempo de permanência das pessoas ao visitá-los, ao mesmo tempo em que incentiva retornos.
Assim, melhorar a experiência do usuário significa oferecer uma relação de qualidade entre o público e sua marca. Esse é um elemento fundamental quando o assunto é marketing financeiro.
Utilize as FAQs
As FAQs (Perguntas Freqüentes) são um tipo de conteúdo que as marcas podem usar para auxiliar seus usuários. Essas páginas visam a responder às principais dúvidas dos clientes sobre produtos, serviços, ou mesmo, sobre a própria marca. Elas são úteis para transmitir informações de forma eficaz e evitar perguntas repetitivas.
O marketing financeiro é um processo que requer tempo, dedicação e cuidado para alcançar resultados efetivos. Essa estratégia pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma fintech.
Por isso, é essencial que o foco das suas ações seja o cliente. É fundamental oferecer um atendimento humanizado e facilidades que possam incentivar a parceria.
Quer continuar aprendendo sobre marketing? Então, confira o artigo Marketing de conteúdo para serviços financeiros: um recurso poderoso para gerar confiança