Manter o conteúdo de um site atualizado é importante por diversos motivos, dentre eles compartilhar informações úteis e relevantes com os usuários, além de garantir uma boa estratégia de  SEO.

Mas para que isso ocorra é importante que as páginas que aparecem em snippets do Google listadas nos resultados de pesquisa, estejam coerentes com a versão atual do site, e em casos de conteúdo em sites de terceiros, que estejam atualizados também.

Por esse motivo, o Google disponibiliza uma ferramenta para que você possa remover conteúdo desatualizado dos resultados do buscador.

Neste artigo, abordaremos aspectos importantes sobre o uso dessa ferramenta, mencionaremos em quais situações ela pode ser usada e em quais cenários você não deve utilizar, para complementar também compartilharemos um passo a passo para solicitar remoção de conteúdo, finalizando com resposta a dúvidas frequentes sobre o assunto.

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    Por que e quando é necessário remover conteúdos desatualizados do Google?

    Ter informações e páginas desatualizadas indexadas no Google pode prejudicar a sua empresa, principalmente se seu negócio é da área da saúde ou do ramo alimentício.

    Diante disso, é preciso entender em quais situações você deve solicitar remoção de conteúdos usando a ferramenta do Google:

    Quando remover conteúdos desatualizados?

    Em algumas situações é necessário usar a ferramenta de remoção de conteúdos disponibilizada pelo Google, principalmente nos casos em que:

    • determinado site está compartilhando informações desatualizadas sobre sua empresa, mas como você não é o proprietário do site, não consegue atualizá-las.
    • Páginas ou imagens que apresentam alterações importantes em relação à versão atual, ou também se já foram removidas da web.
    • Um produto ou serviço foi descontinuado, mas continua aparecendo a página e/ou imagem nos resultados de busca.

    Quando NÃO remover conteúdos desatualizados?

    Embora essa ferramenta seja eficaz em diversos cenários, em algumas situações não é recomendado usá-la:

    • Nos casos em que uma ou mais páginas continuam ativas no site e só precisam ser rastreadas novamente. Nesta situação o ideal é solicitar que o Google faça um  novo rastreamento de URLs.
    • Caso você seja um proprietário verificado no Google Search Console, nesse contexto você pode realizar as alterações na página e depois inspecionar o URL e solicitar novo rastreio e indexação, caso seja um número expressivo de URLs, considere enviar novamente o  sitemap.
    • Quando um conteúdo ainda apresenta informações úteis e relevantes para os usuários, principalmente se a página ainda tiver tráfego.
    • Se você quiser remover uma página ou imagem da web. A ferramenta de remoção de conteúdo atualiza os resultados exibidos no buscador, não exclui páginas da web.
    • Em situações que você acredita que as informações veiculadas devem ser removidas por questões legais ou por conterem informações pessoais, enganosas ou perigosas, neste caso opte por  remover do Google uma página hospedada no seu site.
    • O que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto
    • O que é SEO (Search Engine Optimization): o guia completo para você conquistar o topo do Google

    Passo a passo para remover conteúdos

    Você pode encontrar a ferramenta para remoção de conteúdo desatualizado acessando o  Google Search Console:

    Remover conteúdo desatualizado da Pesquisa GoogleRemover conteúdo desatualizado da Pesquisa Google

    Solicitação de remoção de página

    Clique em “novo pedido” e informe o URL da página:

    Inserção de URL na ferramenta de remoção de conteúdo no GoogleInserção de URL na ferramenta de remoção de conteúdo no Google

    Após clicar em “enviar”, a ferramenta analisará se essa é uma página que ainda existe na web ou se já foi excluída, e pedirá que você informe um trecho do conteúdo para verificar se as informações que estão sendo apresentadas nos resultados do Google estão desatualizadas:

    Após digitar as informações solicitadas clique em “enviar solicitação” e acompanhe o status do seu pedido.

    Como remover uma imagem

    A solicitação de remoção de imagem dos resultados de pesquisa do Google é feito na mesma ferramenta, porém as informações solicitadas são um pouco diferentes, como pode ser visto a seguir, além de ser solicitado o URL da imagem, também é necessário informar o URL da página em que a imagem se encontra:

    Depois de preencher as informações e clicar em “enviar” aparecerá a seguinte tela:

    A ferramenta faz esse alerta antes da conclusão da solicitação quando identifica que a imagem informada ainda existe na web, ou seja, retorna status code 200 e está acessível aos usuários, caso você tenha certeza do seu pedido de remoção, clique em “enviar solicitação” e acompanhe o andamento do status.

    A ferramenta “Remover conteúdo desatualizado” do Google

    A ferramenta “Remover conteúdo desatualizado” do Google deve ser usada em casos em que o conteúdo já foi removido da web, isto é, excluído do seu site, mas continua aparecendo nos resultados de busca, caso a página ainda não tenha sido removida da web, há outra opção a ser utilizada no Google Search Console e que possibilitará uma remoção temporária.

    É importante entender que todas as solicitações de remoção de conteúdo são analisadas manualmente, por esse motivo não acontecem instantaneamente, o Google vai realizar as remoções de conteúdo e em cache ao longo dos dias e semanas, o tempo para que a solicitação finalize pode depender da taxa de rastreamento do site em questão.

    Perguntas e Respostas sobre remoção de conteúdos no Google

    É comum que algumas dúvidas surjam durante o uso da ferramenta e, principalmente, quanto às regras de remoção de conteúdo, portanto, confira algumas dúvidas frequentes que separamos e respondemos para você:

    Minha solicitação foi negada. Por quê?

    Existem algumas justificativas para  recusas de solicitações de remoção de página, confira alguns dos motivos:

    • o texto ou imagem que você informou o URL não está no índice do Google, ou seja, não há cópia do conteúdo em cache.
    • O URL informada para remoção não está indexada no Google.
    • Foi feita mais de uma solicitação de remoção de conteúdo do cache para o mesmo URL, é necessário apenas fazer uma solicitação por URL.
    • Não há um motivo específico, a ferramenta do Google apenas não pode atender a sua solicitação.
    • Se você solicitou remoção de conteúdo desatualizado, mas a página ainda não existe na web, é necessário excluí-la primeiro do site, para depois fazer essa solicitação à ferramenta.

    A imagem ou página removida ainda aparece na Pesquisa Google

    Neste caso, acesse a ferramenta de remoção de conteúdo desatualizado e confira o status, se já estiver marcada como “removido”, confira se o URL que está aparecendo no resultado de Pesquisa do Google de fato é a mesma que você informou na solicitação.

    Outra verificação que pode ser feita é se a solicitação não expirou.

    Posso manter o conteúdo no ar, mas invisível na SERP?

    Sim, é possível, mas apenas temporariamente. Para isso, acesse o Google Search Console, menu lateral à esquerda, localize a opção Indexação e selecione “Remoções”, aparecerá a tela a seguir:

    Clique em “nova solicitação” para que apareça as opções a seguir:

    Antes de inserir o URL é indispensável se atentar às orientações da própria ferramenta, que informa que o URL inserida será removida temporariamente e será bloqueada dos resultados de pesquisa do Google por cerca de seis meses, caso você precise que a página seja removida da web, o ideal é remover o conteúdo do site, dessa forma, fazendo uma remoção definitiva.

    As páginas retornaram com 404. O que fazer?

    Páginas com  status 404 (não encontrado) significa que não estão mais disponíveis na web, diante desse cenário você tem duas ações a tomar, caso essas páginas ainda estejam indexando e sendo exibidas em resultados de pesquisa no Google, acesse a ferramenta de remoção de conteúdo desatualizado e faça uma solicitação.

    Caso esses URLs possuam tráfego será necessário fazer redirecionamento permanente (301) para outra página com conteúdo semelhante e relevante para o usuário.

    Conclusão

    Então, a ferramenta de remoção de conteúdo desatualizado tem o objetivo de deixar de exibir conteúdos que não existem mais na web nos snippets e demais resultados de pesquisa no Google. Sendo necessário efetuar solicitar URL por URL, de uma página toda ou apenas de uma imagem.

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