Em meio ao surgimento de Inteligências Artificiais e novas ferramentas de suporte a Marketing de Conteúdo, contratar redator técnico ainda é uma busca fundamental para ganhar autoridade de mercado e confiança do público.
Neste artigo, veja a importância de contar com copywriters especializados nos temas que seu negócio aborda, o papel desse tipo de profissional na atração de novos clientes e como contratar a pessoa perfeita para fazer parte do seu time. Acompanhe!
Qual a importância da produção de conteúdo técnico?
Antes de falar sobre a posição profissional, precisamos definir por que o trabalho de um redator técnico é tão importante para o mercado atual.
Essa demanda surgiu com a popularização da internet e os resultados positivos de campanhas de Marketing Digital, que utilizam conteúdo para desenvolver um relacionamento com seus clientes online.
Um estudo de 2022 demonstrou que quase 80% dos brasileiros são usuários de redes sociais, sendo que boa parte do que fazem na internet é encontrar informações e procurar por marcas.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para oferecer respostas confiáveis ao consumidor nesses momentos. Quando sua empresa é útil a ele, cria um vínculo emocional, um relacionamento que pode ser encurtado até a conversão.
A relevância de contratar redatores especializados
Se conteúdo técnico é uma forma de ajudar seu público e gerar interesse em retorno, o contrário também acontece: quando as informações disponibilizadas por uma marca são inconsistentes, sua imagem pode ser prejudicada e causar o afastamento de clientes.
É algo que estamos vendo hoje mesmo, com a popularização de Inteligências Artificiais como canais de busca. Por mais impressionantes que sejam, as respostas geradas automaticamente ainda são insuficientes e até errôneas quando o assunto é mais técnico.
Portanto, o jeito certo de ganhar visibilidade e confiança do seu cliente é contando com redatores especializados: pessoas que entendem do seu negócio, das expectativas do seu público e constroem conteúdo como ponte entre demanda de informação e relacionamento.
Qual o papel do redator técnico?
Para entender melhor qual é o papel do redator técnico e por que você deve contratar um, precisamos levantar os dois pilares dessa profissão e sua relação com o sucesso comercial no mundo digital. Veja um corte vertical dessa posição.
Definição e características de um redator técnico
Um redator técnico não é apenas uma pessoa com conhecimento especializado em determinado assunto. É também um profissional capaz de compilar, estruturar e apresentar conteúdo que seja de fácil compreensão, engajante e prático para a buyer persona do negócio.
Podemos dizer que o redator técnico constrói uma ponte que facilita o caminho entre cliente e marca, encurtando a jornada do consumidor na internet.
É possível separar essa posição em duas frentes distintas:
- Redação técnica temática relacionada ao que a empresa entrega (por exemplo: alguém especializado em conteúdo sobre carros, mercado financeiro, viagens, etc.);
- Redação técnica estrutural, que constrói conteúdo com otimização SEO, engajante e viral para redes sociais.
O profissional perfeito é aquele que une esses dois lados em um só. Cria conteúdo confiável e de autoridade para o público-alvo com um formato que alcança impulsão nas redes e os primeiros resultados no Google.
Habilidades e conhecimentos necessários
Para atingir esse nível de excelência, você deve buscar no redator técnico habilidades como:
- conhecimento específico na área do seu negócio;
- capacidade e disposição para pesquisa técnica;
- capacidade de formatar e dirigir entrevistas com profissionais especializados;
- conhecimento de SEO;
- facilidade para pesquisa e entendimento de perfis de público;
- facilidade para lidar com feedbacks e ajustar estratégias de conteúdo;
- disposição para estar sempre aprendendo e se renovando nos conhecimentos de determinada área.
Quais as vantagens de ter um redator técnico no time?
Contratar redator técnico não é apenas uma garantia de bons conteúdos para o blog e as redes sociais da sua empresa. Esse profissional contribui muito para a implementação de campanhas de Marketing de Conteúdo de sucesso. Veja as vantagens de contratar:
- maior confiabilidade nas informações apresentadas no conteúdo;
- linguagem mais próxima da sua buyer persona;
- estrutura de texto adequada ao tema;
- profundidade em pontos-chave do conteúdo, como em pesquisas e dados relacionados ao seu nicho de mercado;
- maior velocidade de produção pela familiaridade do redator com o tema;
- mais eficiência na estratégia de Marketing de Conteúdo, já que o profissional especializado pode sugerir peças e abordagens que funcionam melhor para aquele determinado público.
Resumindo, é possível dizer que o redator técnico acelera e aumenta a qualidade em todas as etapas de produção, desde a seleção de temas e palavras-chave, passando pela formatação e a execução dos textos, incluindo multimídia e interativos.
Como contratar um redator técnico?
Se você deseja contratar um redator para o seu negócio, deve tratar o processo como vital na sua campanha de marketing. A escolha certa pode fazer toda diferença para seus resultados comerciais. Acompanhe os passos principais para não errar e contar com um profissional ideal para sua empresa.
- Identificação das necessidades da empresa: faça um levantamento do tipo de conteúdo, temas e formatos que engajam mais o s e u público. Isso servirá como ponto de partida para a pesquisa seguinte.
- Busca por candidatos: encontre profissionais que se encaixam nas suas necessidades e tenham expertise no que a empresa procura. Você pode utilizar uma plataforma de banco de talentos.
- Estabeleça metas e prazos realistas: não adianta ter um redator técnico capacitado sem as ferramentas e o tempo necessário para nutrir a qualidade do conteúdo. Elaborem juntos um plano de produção e distribuição dentro da estratégia de Marketing Digital.
- Feedback constante e revisão de conteúdo: por mais técnico que seja o redator, sempre há particularidades em cada empresa que precisam ser trabalhadas para o melhor fit. Invista num relacionamento de longo prazo com o profissional, na base de feedbacks construtivos e na revisão para polimento cada vez maior do conteúdo.
Seguindo essas etapas, você consegue contratar redator técnico que não apenas entende do que sua empresa vende, mas que está alinhado a sua cultura e sua linguagem, criando caminhos cada vez mais curtos entre você e seu cliente.
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