Fazer uma boa gestão da marca é fundamental para agregar valor ao seu negócio, a questão é que o branding B2B acontece de forma um pouco diferente. Você já se perguntou quais são as melhores estratégias de branding para empresas B2B?
Neste artigo reunimos algumas informações relevantes para que você encontre as melhores soluções de branding para destacar sua marca. Descubra como posicionar seu negócio e fazer com que outras empresas se tornem fãs e defensoras do seu negócio!
1. Identidade de Marca
O branding, ou gestão da marca, é uma estratégia amplamente utilizada para auxiliar a empresa a se posicionar de determinada forma no mercado. Enquanto uma marca de roupas pode vender luxo e exclusividade, outra pode mostrar o quanto oferece conforto e qualidade ao mesmo tempo, em que uma terceira fala de um nicho específico, como o vestuário esportivo.
A questão é que não são apenas aquelas empresas que lidam diretamente com o consumidor que precisam fortalecer este posicionamento. Empresas B2B também devem ficar de olho nessa estratégia. Quem oferece soluções para empresas deve entender a importância de uma boa gestão da marca.
Talvez por este motivo, uma das principais estratégias de branding para empresas B2B seja a identidade visual. Enquanto nas ações B2C o cliente passa por todas as etapas do funil, no marketing B2B é comum lidar com várias pessoas responsáveis pelas tomadas de decisão dentro da empresa.
Neste caso, é fundamental desenvolver uma identidade visual consistente e alinhada com os valores da empresa. Sua marca expressa várias qualidades e características por meio da identidade visual e é fundamental que ela seja bem resolvida e alinhada para todos os pontos de contato das empresas com as quais você trabalha.
Lembre-se da influência das cores e escolha opções que reforcem a personalidade da sua marca.
2. Posicionamento de Marca
O posicionamento da marca é o mapa para o desenvolvimento das suas estratégias de branding B2B. Tenha um documento no qual você direciona o que espera que sua empresa mostre para o mundo, como seu negócio se comportaria se fosse uma pessoa? Essa resposta direciona todas as ações de posicionamento de marca.
Além disso, é fundamental ter consciência de quais são os pontos fortes e diferenciais competitivos da empresa. Use-os para trabalhar o posicionamento da marca. Use ações como o marketing personalizado para aumentar essa imagem da marca como uma pessoa que se relaciona diretamente com seu público, de um para um.
Realize capacitações e treinamentos com as equipes da empresa para garantir que o posicionamento da marca não se transformem em apenas algumas palavras bonitas em quadros pelos corredores da sua organização. Faça com que seu posicionamento de marca inspire ações dos seus colaboradores.
3. Compreensão do Público-alvo B2B e Personalização
O público e os leads B2B mostram que não são muito diferentes de um público-alvo e personas para negócios B2C. Também são pessoas com um problema e buscam a melhor solução para resolver suas questões.
Neste sentido, é possível prever determinadas dores, desejos e até mesmo objeções de compra, antecipando soluções que aumentam a taxa de conversão das suas ofertas.
Obviamente, no mercado corporativo, você não contará com apenas um perfil de cliente, uma vez que a própria empresa costuma ter 2 a 3 pontos de contato para o fechamento do negócio. Então, entenda quem é cada público (cargo, perfil, expectativas) e crie estratégias de branding B2B para cada um dos seus públicos.
4. Integração Online e Offline
A exploração de canais online e offline para promover a marca no ambiente B2B é outra excelente estratégia que pode ser montada em diferentes formas. O primeiro passo para esta ação é identificar todos os canais de comunicação e também canais de venda da sua empresa.
Afinal, uma integração inteligente deve facilitar a interação do público com a sua marca e não ser apenas um canal a mais. Empresas têm apostado na criação de eventos que contemplam os públicos físico e online como solução para fortalecer o branding em diferentes níveis.
Outra solução é a integração do relacionamento, permitindo que a comunicação ocorra de forma linear e coerente com o público.
Além disso, também é possível pensar em formas de levar o cliente que leve o cliente do offline para o online, como estratégias que apostam em QR codes.
5. Gestão de Reputação e Credibilidade
Para trabalhar a reputação da sua empresa e gerar credibilidade você deve apostar em 2 pontos essenciais: o primeiro é saber tudo o que falam sobre a sua empresa, seja nas redes sociais ou nas mídias tradicionais, o segundo ponto é fazer com que falem sobre sua empresa.
Este é uma das estratégias mais trabalhosas talvez, mas também é a que garante um retorno muito positivo para a credibilidade da sua marca:
- conte com o apoio de uma assessoria de imprensa e desenvolva um clipping com matérias que falam sobre sua empresa;
- descubra o que falam sobre seu negócio, pesquise hashtags usadas pela empresa e também menção dos perfis da empresa. Lembre-se de interagir com esse tipo de conteúdo;
- peça avaliações de clientes e consumidores finais (quando for o caso);
- crie vídeos com depoimentos que reforcem o posicionamento da sua empresa;
- aposte em uma forte presença em redes sociais, principalmente as de características mais corporativas como o LinkedIn e Medium;
- produza conteúdos para seu público B2B e impulsione a autoridade da sua marca.
6. Não esqueça da Mensuração de Resultados
Outro ponto fundamental deste processo é a mensuração de dados. Dessa forma, você garante que suas estratégias de branding para empresas B2B estão atingindo os resultados esperados. Determine KPIs relevantes para suas campanhas e corrija o curso sempre que necessário.
Como você deve ter percebido, fazer branding para B2B é uma estratégia fundamental para destacar sua empresa e atrair leads B2B de qualidade. Lembre-se de que para isso, é fundamental garantir a presença nos principais canais que seus públicos-alvo estão. Produza conteúdos de qualidade e acompanhe os resultados das suas campanhas.
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