Quando o assunto é aplicativo de mensagens, é um erro falar apenas do WhatsApp. Existem outras opções populares, e o Telegram é uma delas.
Com um total de 800 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados do Statista, o Telegram conquistou seu espaço oferecendo muito mais do que simples bate-papos.
E o que isso tem a ver com marketing e comunicação empresarial? Muito mais do que você imagina! Empresas do mundo todo estão usando o Telegram para botar o papo em dia com os clientes, mandar promoções e até criar comunidades inteiras em volta da marca.
Quer descobrir como isso tem acontecido na prática? Então, continue a leitura para entender como funciona o Telegram para ganhar dinheiro e as vantagens de integrá-lo às estratégias de marketing e comunicação das empresas.
O que é e como funciona o Telegram?
O Telegram é uma ferramenta gratuita de mensagens instantâneas que está disponível para dispositivos móveis e computadores. Ele permite enviar e receber mensagens dos seus contatos sem precisar compartilhar seu número de telefone.
As pessoas estão usando o Telegram para diversas finalidades, desde organizar eventos familiares até discutir política mundial. É tanta coisa que dá até para assistir a ‘doramas’ no Telegram, aquelas séries asiáticas de drama e romance.
O aplicativo foi criado em 2013 pelos irmãos Pavel e Nicolai Durov como uma alternativa ao WhatsApp. No entanto, depois de mais de uma década do seu lançamento, ainda não superou a ferramenta do Mark Zuckerberg em número de usuários.
No Brasil, depois de cinco anos de crescimento, o número de acessos no Telegram teve uma queda recente. Segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo teve uma queda de 3% nos acessos entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.
Apesar da queda de popularidade, a audiência brasileira ainda é forte no Telegram: o Brasil está entre os cinco países que mais baixaram o aplicativo, com quase 22 milhões de downloads em 2023, segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisa Demandsage.
Mas o que mantém o Telegram tão popular por aqui? Além de ser uma alternativa segura ao WhatsApp em casos de urgência, a resposta está em algumas de suas funcionalidades.
O aplicativo é semelhante a outras ferramentas de mensagens: você pode enviar mensagens diretas, criar grupos de conversa, fazer chamadas de voz e vídeo, enviar arquivos e adesivos. No entanto, ele tem algumas características que o diferenciam.
Na comparação com o WhatsApp, o maior destaque do Telegram é sem dúvidas a privacidade e a segurança de dados. O aplicativo tem, por exemplo, a opção de convidar outro membro para um chat secreto protegido por criptografia.
Por isso, acaba sendo uma ferramenta interessante para quem valoriza a privacidade e a segurança dos dados.
Quais as funcionalidades-chave do Telegram para empresas?
A versão padrão e gratuita do Telegram, disponível desde o lançamento do aplicativo, entrega um conjunto básico de funcionalidades, como bate-papo, grupos, emojis e Stories, que já podem ser bastante úteis para as empresas.
Mas, em abril de 2024, o Telegram lançou sua versão para negócios, o Telegram Business, que oferece uma gama extra de recursos para atender às necessidades empresariais.
A seguir, vamos explicar todas essas funcionalidades-chave.
Chats secretos e criptografia
Para comunicações que requerem um nível extra de privacidade, o Telegram oferece os “chats secretos”, que são criptografados com a tecnologia MTProto e possuem recursos como mensagens que se autodestroem após um tempo definido pelo usuário.
Grupos e canais grandes
O Telegram também permite a criação de grupos com até 200 mil membros, bem como canais públicos ou privados para transmissão de mensagens para uma audiência ampla.
Bots
Os bots do Telegram são programas automatizados dentro do aplicativo que podem realizar uma variedade de funções, desde administrar grupos até fornecer serviços personalizados como notícias, previsão do tempo ou integração com outras aplicações e serviços.
Compartilhamento de arquivos grandes
O Telegram permite que você compartilhe documentos e arquivos de mídia de até 2 GB sem restrições. Essa capacidade é especialmente útil para empresas que precisam enviar ou receber arquivos grandes, como vídeos de alta qualidade e apresentações.
Endereço (Telegram Business)
Na versão para negócios do aplicativo, você pode adicionar o endereço completo do seu estabelecimento e permitir que os clientes encontrem sua localização facilmente usando aplicativos de mapas como o Google Maps.
Horário de atendimento (Telegram Business)
A função de horário de atendimento da versão Business permite que você configure os dias e horários em que seu comércio está aberto e disponível para atendimento.
Respostas rápidas (Telegram Business)
Com as respostas rápidas, você pode configurar atalhos com texto e mídia para responder às mensagens dos clientes de forma automática.
Mensagens de saudação (Telegram Business)
As mensagens de saudação possibilitam que você configure mensagens automáticas para cumprimentar novos clientes quando eles iniciam uma conversa com sua empresa no Telegram.
Mensagens de ausência (Telegram Business)
Com as mensagens de ausência, você pode definir avisos automáticos para informar aos clientes quando você não estiver ativo na plataforma.
Etiquetas (Telegram Business)
Na versão Business, também é possível criar marcações em pastas para cada chat. Essa funcionalidade é útil para categorizar os chats por tipo de consulta, status do cliente, estágio do processo de vendas, entre outros critérios.
Emojis de status (Telegram Business)
Os emojis de status no Telegram Business permitem que você apresente o status da sua empresa com um emoji ao lado do nome.
Stories (Telegram Business)
Os Stories na versão Business oferecem vários recursos extras, incluindo prioridade na ordem dos Stories, maior qualidade de resolução, opções de expiração e legendas maiores.
- Telegram Premium já está disponível para assinatura. Vale a pena como estratégia de Marketing?
- 3 exemplos de marcas no Telegram com comunidade engajada para te inspirar (+ bônus)
- Como fazer automação de WhatsApp para o seu negócio decolar?
- 32 exemplos de mensagem automática para cliente no WhatsApp
Quais as vantagens do Telegram para estratégias de marketing e comunicação?
Com funcionalidades extras na versão Business e foco em privacidade, o Telegram se tornou uma ferramenta útil para diversas ações com foco na comunicação empresarial.
Se ainda tem dúvidas sobre como usar o Telegram no marketing digital, confira abaixo algumas vantagens que o rival do WhatsApp oferece para as estratégias de negócio.
Possibilidade de criar grupos para engajamento
Você pode organizar grupos com até 20 mil membros para diferentes segmentos do público-alvo de uma empresa, como clientes VIP, suporte técnico ou entusiastas de determinados produtos.
Esses grupos possibilitam um diálogo direto e constante, nos quais os membros podem compartilhar feedback, tirar dúvidas e interagir com outros clientes.
Segurança e privacidade
O Telegram é seguro! A criptografia e os “chats secretos” garantem que as informações sensíveis dos seus clientes e da sua empresa estejam sempre protegidas.
Na prática, isso pode ser utilizado para dar mais confiança ao cliente na troca de informações confidenciais.
Personalização da conta
A possibilidade de personalizar a conta do Telegram facilita o acesso às informações essenciais da empresa, como horários de funcionamento, localização e detalhes para contato.
Perguntas frequentes sobre como funciona o Telegram
Que tal conferir as principais dúvidas das pessoas usuárias sobre o Telegram?
O que as pessoas fazem no Telegram?
As pessoas usam o Telegram para enviar mensagens, criar e participar de grupos e canais, compartilhar arquivos grandes e usar bots para diversas funções, como jogos e serviços automatizados. É possível até assistir a Doramas, que são séries de televisão asiáticas, especialmente coreanas, japonesas e chinesas, através de canais que compartilham episódios.
Qual a vantagem de ter um Telegram?
O Telegram oferece segurança aprimorada com criptografia, suporta o envio de arquivos grandes, possui grupos e canais com capacidade para milhares de membros e é gratuito e sem anúncios.
Como fazer marketing pelo Telegram?
Para fazer marketing no Telegram, crie canais para disseminar conteúdo, use bots para automação e interação, envie newsletters e ofertas exclusivas e organize concursos e eventos para engajar os membros do grupo.
Como usar o Telegram para divulgação?
No Telegram, você pode divulgar produtos e serviços através de canais públicos, enviar mensagens diretas eutilizar stickers personalizados.
Qual a utilidade do Telegram na empresa?
Empresas utilizam o Telegram para comunicação interna, atendimento ao cliente, compartilhamento rápido de arquivos, e para criar comunidades de clientes ou fãs, mantendo-os atualizados sobre produtos, serviços e novidades da sua empresa.
Agora que você já sabe como funciona o Telegram, lembre-se que a versão Business do aplicativo oferece funcionalidades que não estão disponíveis na versão básica. Faça alguns testes e aproveite tudo que o Telegram pode oferecer!
Quer melhorar a comunicação e a experiência do seu cliente? Faça uma avaliação gratuita da sua estratégia de marketing com os especialistas da Rock Content!