O ROI do site é uma métrica muita importante, porém, muitas vezes subestimada, aprenda como calcula-lá neste post.

Seu site é um investimento, não apenas uma despesa – ele é uma plataforma através da qual você pode gerar leads e convertê-los em vendas bem-sucedidas.

O ROI, em suma, é uma comparação entre o valor que você investe no site e o quanto você pode obter em troca para que seu investimento valha a pena.

Seu site é um ativo de negócios que deve, idealmente, manter seus clientes existentes, ajudando você a conquistar novos.

Saber o ROI do site o ajudará a entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para que sua empresa se destaque no mercado.

Continue acompanhando para aprender a importância do ROI do site.

Aprenda como Calcular o ROI do Site da sua Empresa hoje

Calculando o ROI do site

Seu site beneficia seu ROI mais do que você imagina. Um site devidamente projetado e comercializado traz um aumento de visitantes do site, levando a conversões mais altas e melhor reconhecimento da marca – tudo isso tem um impacto no seu ROI.

Como os sites podem ter propósitos e objetivos muito diferentes, não existe uma fórmula exata de ROI que possa ser aplicada a todos eles.

Existem vários fatores que afetam o ROI do seu site, algemas delas são: como os leads são gerados, seu CTA, metas do site e muito mais.

Saiba mais: Velocidade do Site: Porque é importante no Marketing Digital

Principais medidas para calcular o ROI de um site

As principais medidas usadas ao calcular o ROI, independentemente do setor, são o tráfego do seu site, as conversões e a taxa de fechamento de vendas. O ROI pode ser calculado da seguinte forma:

Fórmula de ROI

ROI = Receita – Custo/ Custo

Muitos dos números usados ​​neste cálculo podem ser obtidos do Google Analytics, mas outros podem ser calculados com base nos dados coletados por você mesmo.

Para usar essa fórmula para calcular o ROI do site, reúna a receita total que ele traz para sua empresa, incluindo os leads que foram gerados e se tornaram clientes, entre outros dados.

Depois disso, subtraia os custos do site e divida pelo mesmo valor, para ter o resultado final.

Ou seja, se a sua receita com o site foi de R$15.000 e o custo ficou em R$5.000, a fórmula ficaria assim:

ROI = (15.000 – 5.000) / 5.000

ROI = 2

Custo do site

Um dos fatores mais importantes para estabelecer o verdadeiro ROI do seu site é o valor total que você gastou no site desde o início.

Esse valor deve incluir o custo inicial do domínio mais o design e desenvolvimento do site, bem como os custos de suporte e manutenção contínuos.

Esse custo depende inteiramente do design do site – quanto maior e mais complexo for o site e o design, maior será o custo associado.

Por outro lado, quanto mais você gastar em seu site, maiores serão suas vendas para ter retornos positivos do seu investimento.

Se você gastar muito pouco em seu site, corre o risco de ficar preso a um produto final de qualidade inferior e menos eficaz em atrair visitantes e conversões do site.

Saiba mais: Funil de Conversão: O que é e usar para conquistar clientes

Receita do site

  • Tráfego mensal

O próximo fator que deve ser considerado ao calcular sua receita do site é o tráfego geral do site por mês. Seu cálculo de ROI será altamente dependente do número de visitantes do site que você recebe e sua capacidade de rastreá-los.

Você pode calcular facilmente quantos visitantes do site você recebe por mês usando o Google Analytics.

O cálculo que você deseja usar aqui é Total de visitantes / Total de meses = Tráfego mensal.

Depois de entender quantos visitantes do site você recebe por mês, você pode acompanhar com mais precisão seu funil de vendas e conversões.

  • Taxas de conversão

O próximo passo é prestar muita atenção às suas taxas de conversão. Quantos desses visitantes mensais do site atuam em sua chamada à ação ou em outros esforços de marketing e convertem com sucesso em leads ou vendas?

As taxas de conversão não precisam se referir apenas a vendas – como nem todos os sites são baseados em ecommerce, as conversões podem se referir a pessoas que se inscrevem para serem usuários, baixam um ebook, entre outras metas.

A taxa média de conversão da web varia entre 2 e 5%. Para acompanhar seus esforços ao longo do tempo, a taxa de conversão pode ser mais importante do que a contagem de conversões.

Afinal, você quer consistência nos números do seu site, e é por isso que você deve acompanhar a porcentagem de visitantes do site que se transformam em leads e convertem.

Taxa de fechamento de vendas

Por fim, você deve prestar muita atenção à sua taxa de fechamento de vendas. Seu índice de fechamento é o número de consultas de vendas que você tem que se convertem em vendas reais.

Essa proporção permite que você saiba a eficiência do seu site e das estratégias de marketing. Quanto maior a taxa de fechamento de vendas, maior o ROI.

Conclusão

Ao calcular o ROI do site, haverá muitos fatores que você precisará levar em consideração.

Além de medir apenas o custo do seu site, a atividade do site e sua taxa de fechamento, existem outros fatores, como custos de mão de obra, hospedagem e taxas de domínio, que precisam ser levados em consideração.

Os resultados de ROI também serão muito diferentes de empresa para empresa, e nem todos os setores terão o mesmo nível de ROI em seus sites.

Usando essas métricas, você poderá calcular o ROI do site e aprender como ter mais resultados com suas estratégias de marketing digital.

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