Criar uma campanha de marketing eficaz exige pesquisa, planejamento, tempo e paciência.

Se você nunca executou uma campanha de marketing antes, pode ser complicado começar uma campanha do zero.

Há também muitos canais a serem considerados e você precisará combinar o poder da mídia tradicional e digital por meio de uma campanha de marketing integrada para garantir o sucesso.

Este post mostrará os elementos e etapas necessários para criar e implementar sua primeira campanha de marketing. Venha conferir!

Como Criar uma Campanha de Marketing Digital hoje

Como criar uma campanha de marketing

Descreva suas metas de marketing individuais/empresariais

Antes de planejar qualquer campanha, você precisa entender e delinear suas metas de marketing.

Comece estabelecendo objetivos para obter melhores resultados. Seu objetivo pode ser ganhar dez novos clientes por mês, vender vinte produtos por semana ou aumentar sua renda ou receita em 30%.

Suas metas podem ser centradas em vendas, satisfação do cliente ou lucros, o importante é estabelecê-las desde o início para que você possa acompanhar e medir o desempenho da campanha.

Determine seu orçamento

Antes de começar a pesquisar, você deve determinar seu orçamento. Por quê? Porque a pesquisa de persona geralmente custa dinheiro, e você deve incluir esses custos como parte do orçamento de sua campanha.

Determinar quanto dinheiro você pode gastar no início do processo de planejamento da campanha ajudará a determinar suas metas, estratégia e até mesmo quanto conteúdo você pode criar.

Saiba mais: Como Criar uma Estratégia de Redes Sociais em 5 etapas

Como criar sua primeira campanha de marketing digital

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para entender seu público. Você pode pensar que para quem você deseja comercializar e engajar é de um grupo, mas depois de pesquisar, observa que existe outro grupo que se encaixa melhor com sua marca.

É por isso que criar personas de comprador é importante e a pesquisa de mercado alimenta seu desenvolvimento.

Então, como você começa? Descreva seu produto ou serviço, suas características e benefícios em detalhes, assim como ele se diferencia de seus concorrentes.

Em seguida, concentre-se nos principais recursos do seu produto ou serviço, incluindo preços, serviços, distribuição e posicionamento. Por fim, colete, organize e anote essas informações. Algumas áreas a serem consideradas incluem:

  • Como o mercado está atualmente?
  • Produto – o que está disponível atualmente? O que sua concorrência está vendendo?
  • Referências do setor
  • Fornecedores e parceiros em potencial nos quais você precisará confiar

Nesta etapa, você também precisa considerar sua concorrência e desenvolver sua proposta de venda. O que te diferencia dos seus concorrentes? Pense nos seguintes elementos:

  • Quem é o seu público-alvo
  • O que você vende ou oferece
  • Qual o seu diferencial no mercado

Esses exercícios ajudarão você a determinar seu público-alvo e como vender seu produto ou serviço com eficiência.

Crie suas buyer personas

Embora determinar suas personas geralmente faça parte do processo de pesquisa de mercado, é importante o suficiente para merecer seu próprio passo.

Para se conectar e envolver seu público-alvo, você precisa se fazer perguntas. Quais são as motivações dos seus clientes? Como eles gostam de se comunicar? Onde eles gostam de encontrar informações? Quais canais de marketing eles usam?

Se eles usam redes sociais, o que eles procuram ou falam? Saber as respostas a essas perguntas o ajudará a desenvolver uma campanha de marketing bem-sucedida.

Veja nosso post sobre buyer persona e saiba como criar uma hoje mesmo!

O que uma campanha de marketing digital deve ter?

Uma campanha de marketing bem-sucedida deve incluir os seguintes elementos:

  • Email marketing
  • Rede social
  • SEO
  • Anúncios
  • Landing pages/site/página de ecommerce
  • Marketing de conteúdo

As campanhas bem-sucedidas geralmente incluem muitos formatos de conteúdo diferentes.

Depois de determinar quais tipos de conteúdo usar, você pode escolher como medir o sucesso.

Por exemplo, dizer que você quer “aumentar as vendas” não é suficiente. Você quer que mais pessoas comprem produtos no seu ecommerce? Que tal fazer o gerenciamento de redes sociais e destacar os seus produtos?

Você irá precisar trabalhar em cada um desses elementos para que sua campanha de marketing digital tenha sucesso.

No início é aconselhável focar em apenas um elemento caso esteja trabalhando sozinho, mas se você tiver uma agência, como a DUNA, por exemplo, te ajudando, fica muito mais fácil explorar mais opções.

Saiba mais: Porque você deve fazer Marketing Digital para sua Empresa hoje

Conclusão

Criar uma campanha de marketing digital pela primeira vez é uma tarefa desafiadora que requer dedicação, paciência e conhecimento sobre as diferentes plataformas de marketing.

Por isso, muitas vezes é melhor contratar uma agência de marketing digital especializada em diferentes elementos do marketing para fazer essas tarefas para sua empresa.

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