Fazer Live no Instagram é uma ótima maneira de engajar os seguidores que você já possui, assim como ganhar novos seguidores!

O conteúdo em vídeo tem se tornado cada vez mais popular ultimamente, e com as lives do Instagram não seria diferente.

Esse tipo de conteúdo pode fornecer muitos benefícios que os outros recursos da plataforma não oferecem.

Com a live no Instagram é possível interagir mais com o seu público em tempo real, permitindo que eles façam perguntas e você responda na hora.

6 Dicas para fazer uma Live no Instagram Incrível

O que é Live no Instagram?

Live no Instagram é essencialmente um story do Instagram, como você vê no topo do seu feed, mas gravado e transmitido em tempo real.

No feed do Instagram, esses stories ao vivo serão exibidos na frente dos demais stories, como uma maneira de deixar claro que um perfil que você segue está ao vivo.

É por esse motivo, que fazer live no Instagram é muito benéfico, afinal, o seu story ao vivo estará na frente de todos os outros, e o Instagram ainda manda uma notificação para seus seguidores de que você está ao vivo.

Isso ajuda a atrair mais pessoas para a sua live, e consequentemente, para o seu perfil.

Dicas para fazer live no Instagram

Agora que você já sabe o que é live no Instagram e porque ela é uma ótima opção para aumentar o engajamento do seu perfil, basta saber como fazer uma live de sucesso.

Reunimos 6 dicas para te ajudar a fazer live no Instagram e aumentar o seu alcance na plataforma.

  1. Determine o seu propósito para a live

Se você vai falar diretamente com seu público através do Instagram Live, vai querer ter um bom motivo para pedir que assistam a sua live.

É sempre bom ter um objetivo para ir ao vivo no Instagram, assim, você e seus seguidores não ficarão perdidos. Aqui estão alguns motivos populares para hospedar uma live no Instagram:

  • Anuncie o lançamento de um produto ou coleção
  • Explique como usar um produto ou serviço
  • Faça uma sessão de perguntas e respostas com seu público
  • Entreviste alguém usando o recurso “adicionar um amigo”
  • Leve o seu público aos bastidores do seu trabalho, um evento ou uma viagem

Qualquer que seja o motivo que você tenha para hospedar sua transmissão ao vivo, não deixe de engajar o público dentro do tema da live no Instagram.

Isso te ajudará a entender se a live foi um sucesso ou se é preciso melhorar para a próxima vez.

  1. Seja autêntico (e profissional)

A regra número um do Instagram Live é que você precisa ser o mais genuíno e autêntico possível.

Os vídeos ao vivo permitem que você se aproxime mais do seu público, mas para que isso aconteça é necessário ser autêntico com eles.

Este não é o momento de ler um roteiro ou se tornar um vendedor; em vez disso, a razão pela qual as pessoas querem ver você ao vivo é para ver um ser humano genuíno.

Se as pessoas estão acompanhando a sua live no Instagram e interagindo, é porque elas já apreciam a sua marca, e apenas querem saber mais sobre você.

Um tipo de live no Instagram muito comum, é perguntas e respostas, essa é uma maneira de deixar os seus seguidores saberem mais de você e tirarem suas dúvidas de uma maneira genuína.

  1. Planeje o seu conteúdo

Embora possa ser tentador simplesmente fazer uma live no Instagram a qualquer momento e falar com seus seguidores sobre como seu negócio é incrível, isso pode não correr tão bem quanto imaginado em sua cabeça.

Por mais que as lives no Instagram sejam por natureza mais casuais, isso não significa que você não deve planejar o seu conteúdo antes de ir ao vivo.

O recomendado é sempre ter um plano de ação, entender o objetivo da live e deixar claro para os seguidores, assim todo mundo vai estar no mesmo caminho.

Além de ter um tema definido, é preciso que você saiba o que vai falar, então planejar bem antes de ir ao vivo vai te ajudar e muito na hora de fazer uma live no Instagram.

Uma dica legal, é fazer uma pequena lista com pontos necessários que você gostaria de falar sobre, caso o tema da live permita.

Isso fará com que você esteja mais seguro e confiante para interagir com os seus seguidores, e tirar o melhor proveito das lives no Instagram.

  1. Promova suas lives no Instagram com antecedência

Além de ter um plano consistente e ter um objetivo com as lives, é preciso promovê-las.

As lives do Instagram devem ser tratadas como um evento, onde você comunica para seu público que você irá ao vivo em determinado dia e hora.

Dessa maneira, os seus seguidores podem se programar para assistir a sua transmissão. Divulgue sua live em suas outras redes sociais e no próprio Instagram.

Você pode divulgar sua live por meio dos stories ou então em postagens no feed, o importante é fazer com que as pessoas saibam que você estará ao vivo em algum momento.

Saiba mais: Descubra como ter uma Rede Social de Sucesso em 6 dicas

  1. Interaja com seus participantes

O outro recurso muito legal do Instagram Live é que ele permite que os participantes façam comentários em tempo real!

Responder aos participantes da sua live será uma maneira divertida de se engajar com eles, e deixará a sua live ainda mais interativa.

Seja respondendo uma pergunta relacionada ou reconhecendo um comentário carinhoso, dar atenção em tempo real a seus usuários fará com que eles se sintam especiais e conectados à sua marca.

Você também pode fazer uma sessão de perguntas e respostas no final da sessão ao vivo se preferir responder às perguntas no final.

  1. Divirta-se com sua sessão de live no Instagram

Lembre-se de que o Instagram Live não é um canal de marketing sério, é um recurso mais descontraído, perfeito para interagir com o público.

O Instagram é um lugar onde as pessoas vão para se divertir, então garanta que você está se divertindo também!

Então não se leve muito a sério, deixe que a live flua naturalmente, uma grande vantagem desse recurso é que você pode ter a ajuda do público para manter a live interessante.

Realizar uma live no Instagram é um jeito divertido de engajar os seus seguidores e aumentar o seu alcance.

Portanto, não deixe de testar esses recursos e utilizar as nossas dicas para fazer uma boa live no Instagram!

Agência de Marketing digital rj

Gestão de redes sociais

Veja também nossa Tabela de preços gerenciamento de mídias sociais
Veja também:  gestão de redes sociais

Como falamos: Gestão de redes sociais preço planos e valores
Gerenciamento com serviço de Gestão de redes sociais preço.

Planos de gestão de redes sociais
Lembrando que um gestor de tráfego pago pode te ajudar a escalar neste assunto. E serviço gerenciamento de mídias sociais

Gestão de Youtube canal

Produtora de vídeo para Youtube

Consultoria em Youtube canal youtube

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.