Um nicho de mercado é uma segmentação do seu público-alvo que é mais propenso a comprar de sua empresa.

Saber em qual nicho você se encaixa é muito importante, não só para fazer campanhas de marketing digital, mas também para conseguir mais clientes realmente engajados com sua marca.

Entenda como o nicho de mercado funciona neste post!

O que é Nicho de Mercado e por que é Importante

O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é um segmento de um público mais amplo que uma empresa escolhe para se concentrar e direcionar suas campanhas.

Os membros de um nicho de mercado têm seu próprio conjunto de necessidades e preferências às quais as empresas podem adaptar seus produtos ou serviços.

Em vez de vender para um público genérico, o marketing de nicho permite que você se destaque com soluções sob medida para resolver problemas específicos ou atender a necessidades específicas.

No mercado consumidor existem todo tipo de nicho, encontrar o seu muito provavelmente será a parte mais fácil.

Saiba mais: Como Divulgar sua Marca através do Marketing Digital

Como um nicho de mercado funciona?

Quando se trata de estabelecer um nicho de mercado, a pesquisa é fundamental.

Antes de mergulhar direto no marketing de seus produtos para um público de nicho, você precisará entender o mercado.

Existem marcas por aí já fazendo o que você quer fazer? Que lacunas no mercado não foram preenchidas? Existe uma razão pela qual eles não foram preenchidos (ou seja, eles não são lucrativos)?

Para realmente capitalizar em seu nicho, você precisará garantir que os consumidores sejam acessíveis, que haja espaço substancial para crescimento e que não haja concorrentes dominantes fazendo exatamente o que você deseja fazer.

Existem muitas maneiras de definir um nicho, algumas das formas mais comuns são baseadas em:

  • Valores
  • Localização
  • Interesses e hobbies
  • Despesas
  • Qualidade
  • Renda

5 dicas para encontrar seu nicho de mercado

  1. Identifique seus pontos fortes e sua área de interesse

Antes de prosseguir, você precisará identificar sua área de interesse. Se você não está totalmente investido nessa área, ela não é uma ideia sustentável.

Deve ser algo pelo qual você é apaixonado e possui conhecimento a respeito, assim como algo pelo qual você possa se ver ainda interessado nos próximos anos.

Para começar a identificar seu nicho, considere o que sua marca tem a oferecer e seus pontos fortes.

Use seus pontos fortes, habilidades e qualidades para mostrar ao seu público exatamente o que diferencia sua marca da concorrência.

As perguntas a serem feitas ao identificar seu nicho incluem:

  • A quem você quer servir?
  • No que você e sua equipe são qualificados?
  • Quais problemas você resolve?
  • Quais são os pontos fortes da sua marca?
  • Quais áreas você conhece particularmente?
  1. Identifique seu público-alvo

Depois de ter uma ideia de onde seu nicho será, é hora de descobrir quem é seu público-alvo.

Comece com um amplo grupo de consumidores e, em seguida, identifique subconjuntos dentro desse grupo para restringir seu público de nicho de mercado.

Para fazer isso, você precisará pesquisar suas personas de comprador. Existem inúmeras ferramentas para ajudá-lo a fazer isso, incluindo nosso modelo de persona de comprador gratuito.

Pesquise clientes em potencial para determinar seus comportamentos de compra, interesses e pontos problemáticos.

Entender essas coisas ajudará você a definir como seu produto ou serviço pode atender às necessidades deles.

Olhe para os espaços online que eles frequentam – Facebook, Instagram, Twitter, etc – para ver o que eles estão falando e o que está em alta.

Você pode até participar de grupos no Facebook e LinkedIn onde seu público se encontra e iniciar uma conversa relacionada ao seu nicho de mercado para avaliar no que eles estão interessados.

  1. Pesquise seus concorrentes

Infelizmente, não é provável que você encontre um nicho sem concorrentes. É provável que você tenha concorrência, mesmo que sejam apenas algumas marcas.

Se você encontrar um nicho totalmente inexplorado, pode ser um sinal de que outras pessoas tentaram explorá-lo e o acharam não lucrativo. Em última análise, a concorrência é uma coisa boa!

Comece sua análise de concorrentes inserindo palavras-chave relacionadas à sua ideia de negócio que seu público-alvo usaria.

Isso exibirá todos os seus concorrentes em potencial, para que você possa vasculhar seus sites, perfis de rede social, publicidade paga e listagens de produtos para ver o que eles estão fazendo.

Concluir uma análise do concorrente ajudará você a identificar exatamente como você vai se destacar da multidão.

Faça uma lista dos principais concorrentes, analise seus sites e pense no que você pode fazer melhor do que eles. Comece fazendo as seguintes perguntas:

  • Que tipo de conteúdo eles estão criando? É de alta qualidade? Com que regularidade eles postam?
  • Quão engajado é o público deles?
  • Como eles abordaram sua marca?
  • Qual é o tom de voz deles?
  • O que seus clientes estão dizendo sobre seus produtos ou serviços em sites de avaliações?
  • Como você pode diferenciar sua marca deles?
  1. Avalie a rentabilidade da sua ideia

Não adianta levar sua ideia adiante se você não tiver certeza de que vai gerar algum lucro. Antes de investir seu tempo, dinheiro e recursos em algo, você deve ter certeza de que valerá a pena!

Antes de tudo, faça uma simples pesquisa no Google. Se você encontrar produtos semelhantes, mas sem muita concorrência, é um bom sinal de que sua ideia tem potencial para ser lucrativa.

Você vai querer dar uma olhada nos produtos ou serviços dos concorrentes para ver como eles são precificados. Isso irá ajudá-lo a preços competitivos de seus produtos ou serviços.

Em seguida, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google Ads para pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado e aos produtos/serviços específicos que você deseja oferecer.

Normalmente, se você encontrar pelo menos 10.000 pesquisas por mês, é um bom sinal de um nicho de mercado lucrativo.

O Google Trends também pode ajudá-lo a identificar tópicos de tendências para analisar melhor o volume de pesquisa.

Considere também olhar para sites de e-commerce gigantes como Amazon ou Mercado Livre, onde você pode ver quantos produtos já estão listados (confira também suas avaliações para identificar a demanda do consumidor!)

Assim você terá uma ideia melhor sobre o nicho em questão como um todo.

  1. Defina seu nicho de mercado e teste seu produto ou serviço

Depois de fazer toda a pesquisa, é hora de colocá-la em prática. Crie uma landing page ou site simples para mostrar sua oferta e permitir que seu público-alvo encontre você.

No começo, você vai querer fazer alguns testes para ver como as coisas vão, então não invista uma grande quantia de dinheiro inicialmente se você não tiver certeza de como seu público responderá.

Comece a planejar como você alcançará seu público e comece a testar sua estratégia. Tente oferecer uma avaliação gratuita, marketing de conteúdo ou usar publicidade paga para direcionar o tráfego.

É importante notar que o marketing de nicho tem como alvo um público restrito, o que significa que você precisa aprender como entregar sua mensagem para ressoar.

Da mesma forma que seu produto ou serviço é direcionado a um nicho de mercado, seus esforços de marketing também devem ser.

Pense em gestão de tráfego pago, postagens de blog, postagens de rede social e outros tipos de conteúdo que se alinham ao seu nicho.

Lembre-se, se o seu nicho de mercado não responder imediatamente, continue tentando! Como todas as coisas de marketing, você precisa testar e revisar para melhorar continuamente sua estratégia de marketing de nicho.

Conclusão

O marketing de nicho é a abordagem ideal para pequenas empresas. Quando você encontra seu nicho, pode começar a fazer marketing para um público mais restrito.

Isso aumenta as chances de você conquistar clientes e também atrair mais leads para o seu negócio.

Com menos concorrência e maior visibilidade, o marketing de sua empresa para um nicho de mercado é a melhor maneira de avançar no cenário competitivo de hoje.

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