O profissional Social Media é responsável pela administração das redes sociais de uma empresa ou pessoa.
É ele que faz a ativação dessa plataforma, interage com os seguidores, planeja e posta conteúdo.
Pode parecer, mas não é uma atividade fácil!
Todas as ações que serão realizadas, precisam de muita pesquisa e organização. Nada é feito sem um objetivo ou que não esteja alinhado a uma estratégia previamente calculada.
A principal atribuição do Social Media, é dar identidade a uma marca, posiciona-la frente aos consumidores. É uma grande responsabilidade.
E para que tudo ocorra a fim de trazer benefícios para as empresas e seus clientes, esse profissional precisa estar sempre atualizado das tendências de marketing digital, ferramentas das plataformas, estudo de público e outras táticas do mundo digital.
A maioria das pessoas que exercem esse cargo, são graduadas em Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Letras, e até mesmo Relações Públicas.
O que faz um Social Media?
Agora que você já sabe o que é um Social Media, vamos explicar como é a rotina desse profissional e quais são as atividades competentes a ele.
São elas:
- Planejamento Estratégico
- Produção de conteúdo
- Interação com o público
- Relatório de desempenho
Planejamento Estratégico
O Social Media não realiza nenhuma ação sem planejamento prévio, pois ele sabe que cada plataforma tem um público diferente e que o conteúdo levado a esses usuários precisa corresponder a maneira como eles se comportam.
Portanto, ele pesquisa a linguagem adequada para cada rede social, a persona ideal para a empresa que ele trabalha, as campanhas publicitárias que serão eficientes e o formato de conteúdo compartilhado.
A elaboração do calendário editorial e das ações necessárias, serão baseadas em todo esse planejamento estratégico.
Produção de conteúdo
Após o planejamento de ações, o Social Media irá produzir o conteúdo que será compartilhado nas redes sociais da marca que ele representa.
Ele confecciona não só os textos, mas também as artes e vídeos que irão fazer parte da publicação.
E já sabemos, que o conteúdo é muito importante quando falamos em redes sociais. Esse material será o maior responsável pelo engajamento e relacionamento da empresa com sua audiência.
Relacionamento com o público
Os usuários das redes sociais são muito ativos e interagem de forma constante com as marcas que acompanham.
Pense conosco: do que adianta planejar e postar conteúdo de qualidade se depois não houver ninguém para conversar com os usuários sobre as opiniões que eles deixarão nas postagens?
É aí que entra o Social Media.
Ele irá interagir com os seguidores, responder mensagens e comentários. Saiba que isso conta fortemente para aumentar o engajamento dos canais de comunicação de uma empresa.
Quanto maior o engajamento, maior o alcance. E o Social Media garante que isso ocorra!
Relatório de desempenho
Toda ação gera um resultado. E é o Social Media quem analisa se as estratégias aplicadas deram o retorno desejado.
O profissional irá acompanhar as métricas, monitorar as campanhas e o engajamento. E com isso saberá o que está funcionando conforme planejado e o que precisa ser adaptado.
Conclusão
Toda empresa já percebeu o quanto é importante estar presente nas redes sociais, pois é nelas que o público se encontra.
Contar com um profissional capacitado para posicionar uma marca da maneira adequada nessas plataformas, mostra-se cada vez mais relevante.
O Social Media possui o conhecimento necessário e sabe como aplicar as melhores estratégias para que uma empresa tenha sucesso na sua relação com os consumidores.
Se após a conclusão desse artigo, você percebeu que precisa contratar esse profissional, saiba que aqui na Duna Agência Marketing Digital, temos uma equipe composta por Social Medias muito competentes e especialistas em garantir melhores resultados para nossos clientes.
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