É difícil falar sobre SEO sem mencionar o Google. Mas, nos últimos anos, o TikTok também está ganhando espaço como um mecanismo de pesquisa popular. É um novo cenário que torna as estratégias de SEO para TikTok mais úteis do que nunca.

Projeções indicam que a rede de vídeos curtos e divertidos poderá atingir, até 2027, aproximadamente 2,25 bilhões de usuários

A popularidade do TikTok demonstrou não ser passageira e tem atraído as marcas interessadas em oxigenar suas estratégias de marketing com as tendências em alta na internet e criadores de conteúdos populares entre a Geração Z.

Segundo a pesquisa The State of Marketing 2024, estudo realizado pela HubSpot, Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, 44% dos profissionais de marketing entrevistados já estão utilizando o TikTok. E, para 24% deles, a rede gera o maior retorno sobre investimento (ROI) em suas campanhas de marketing.

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“Ok, mas como eu me encaixo nisso tudo? Como posso usar o TikTok para impulsionar uma marca?”. Bom, é disso que falaremos neste artigo. Continue para entender a real importância do SEO no TikTok e dicas de como conquistar resultados orgânicos na rede!

    Entendendo o algoritmo do TikTok

    O algoritmo do TikTok é um sistema inteligente de recomendações que decide quais vídeos aparecem no feed, com base em suas preferências e interações no aplicativo (o que o usuário assiste, curte, compartilha e comenta).

    Ou seja, à medida que você continua a interagir no TikTok, o algoritmo continua a aprender e ajustar suas recomendações. Se você começar a gostar de um novo tipo de vídeo, ele levará isso em consideração e ajustará o feed de acordo.

    No entanto, para entender como esse sistema de recomendações funciona, é importante saber que existem diferentes tipos de feeds no TikTok.

    • Para Você: vídeos que o algoritmo acredita serem do seu interesse de contas que você não segue;
    • Seguindo: conteúdo dos criadores que você segue. Porém, mesmo que dois usuários sigam os mesmos criadores, seus feeds Seguindo podem ser diferentes;
    • Amigos: conteúdo de seus amigos, seguidores que também o seguem de volta, contas que você segue e outras contas sugeridas. Assim como nos outros feeds, a exibição do conteúdo é personalizada para cada usuário;
    • LIVE: vídeos ao vivo para você descobrir e interagir com os criadores de que você gosta. Você pode selecionar o “LIVE” para assistir a vídeos ao vivo ou encontrar recomendações no feed “Para Você”.

    Segundo informações do próprio TikTok, três fatores influenciam o que você vê em cada tipo de feed. Em “Para você”, por exemplo, veja abaixo o que determina a exibição dos vídeos:

    • interações: desde os vídeos que você curte e compartilha até as contas que você segue, o algoritmo leva em conta suas interações para entender suas preferências. Até mesmo os comentários que você publica e o conteúdo que você cria podem moldar o que é recomendado;
    • informações do vídeo: legendas, sons e hashtags são como pistas para o algoritmo. Ele usa essas informações para compreender melhor o conteúdo de cada vídeo e determinar sua relevância para você;
    • configurações de dispositivo e conta: embora menos influentes do que as interações do usuário, suas configurações de dispositivo e conta ainda são consideradas. Opções como preferência de idioma, configuração de país e tipo de dispositivo podem afetar sutilmente as recomendações que você recebe.

    Embora tenha um conjunto definido de normas, o algoritmo não é estático. Ele está constantemente evoluindo à medida que novos dados são coletados e novos padrões são identificados. Isso significa que a experiência no aplicativo pode mudar ao longo do tempo.

    Pesquisa de palavras-chave para TikTok

    Quando alguém procura por algo no TikTok, o algoritmo usa palavras-chave para decidir quais vídeos exibir. Então, se você usar as palavras-chave certas no título, na descrição e nas hashtags de um vídeo, suas chances de ser encontrado por outros usuários aumentam.

    O mais legal de tudo é que o próprio TikTok é uma fonte de inspiração para descobrir palavras-chave que estão em alta.

    Sempre que você pesquisar um termo no aplicativo, pode visualizar uma infinidade de vídeos populares e até termos relacionados que podem orientar sua estratégia de conteúdo.

    Para o nicho de alimentação saudável, por exemplo, pesquisar no TikTok o termo “receitas fitness” pode revelar uma série de vídeos populares relacionados a esse tema e outras palavras-chave relacionadas que os usuários estão buscando. Veja o exemplo abaixo:

    Então, em vez de depender apenas de ferramentas externas, como o planejador de palavras-chave do Google ou o Ubersuggest, você pode aproveitar o próprio TikTok para criar conteúdos que realmente alcancem os usuários dentro do aplicativo.

    Aqui estão mais algumas dicas de como fazer pesquisa de palavras-chave no Tiktok e usar hashtags para aumentar o alcance dos vídeos:

    • use a barra de pesquisa do TikTok para digitar palavras-chave relacionadas a um determinado nicho de mercado;
    • verifique os vídeos que aparecem nos resultados para ter uma ideia do conteúdo popular em sua área;
    • incorpore hashtags populares e em tendência em seu conteúdo pode aumentar as chances de ser descoberto por mais pessoas;
    • não use apenas as mesmas hashtags em todos os seus vídeos. Varie suas hashtags para alcançar diferentes segmentos de público;

    Também vale a pena usar as palavras-chave encontradas no TikTok nas estratégias de Marketing de Conteúdo para outras redes sociais, como no Instagram e Facebook, ou até mesmo no seu blog.

    Otimização de perfil e conteúdo

    A chave do SEO no TikTok está em tornar seu perfil e seus conteúdos atraentes para que eles alcancem um público amplo dentro e fora da plataforma.

    Quando alguém pesquisa por um tema no Google, os vídeos do TikTok podem aparecer nos resultados da pesquisa. Isso ocorre porque o mecanismo de busca indexa o conteúdo do TikTok, assim como faz com outras redes sociais e sites.

    Veja o exemplo de um conteúdo do Tiktok que aparece na primeira página de resultados do Google para o termo “brandlover”:

    Se você também quer seus conteúdos do Tiktok na primeira página dos resultados de busca do Google, aqui estão mais algumas dicas para otimizar o perfil e os conteúdos com estratégias de SEO:

    • nome de usuário e biografia: escolha um nome de usuário fácil de lembrar e que represente sua marca ou nicho;
    • título otimizado: escreva títulos claros, descritivos e atrativos para seus vídeos. Inclua palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo do vídeo;
    • descrição estratégica: aproveite o espaço da descrição para fornecer informações adicionais sobre o vídeo, adicionar palavras-chave relevantes e colocar links para outras plataformas;
    • uso de hashtags: utilize hashtags relevantes relacionadas ao conteúdo do seu vídeo para aumentar a chance de ele ser descoberto por mais usuários;
    • legendas acessíveis: adicione legendas aos vídeos para torná-los acessíveis a um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência auditiva;
    • biografia com palavras-chave e links: se possível, inclua links para suas outras redes sociais ou site na biografia. Além disso, inclua palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo que você produz.

    Os vídeos do TikTok estão aumentando as chances de mais marcas serem descobertas por aqueles que estão navegando na web. Então, aproveite as dicas para expandir o alcance da sua estratégia de conteúdo!

    Confira também:

    • Tendências de SEO em 2024: o guia completo para rankear em primeiro lugar
    • 5 Marcas no TikTok que fazem sucesso com suas estratégias e o que seu negócio pode aprender
    • TikTok vs YouTube: o TikTok está tentando se tornar o YouTube?

    Perguntas frequentes sobre SEO no TikTok

    Se ainda restam algumas dúvidas, não se preocupe! Abaixo, respondemos algumas das perguntas mais comuns sobre as estratégias de SEO para TikTok.

    Como medir o sucesso do SEO no TikTok?

    Vale a pena monitorar várias métricas-chave que indicam o desempenho e a eficácia das suas estratégias de otimização de conteúdo no TikTok. Veja uma lista com sugestões de métricas importantes:

    • visualizações (número total de visualizações nos seus vídeos. Lembrando que ele inclui o número total, então, se uma mesma pessoa assistiu ao contéudo 3 vezes, as 3 vezes serão contabilizadas);
    • engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e seguidores ganhos);
    • taxa de conclusão (porcentagem de espectadores que assistiram ao vídeo até o final);
    • alcance (número de pessoas únicas que viram seu conteúdo);
    • posicionamento nos resultados de pesquisa (quão alto os vídeos aparecem nos resultados de pesquisa do TikTok para determinadas palavras-chave).

    Quais são as melhores práticas para usar hashtags no TikTok?

    Algumas das melhores práticas de hashtags no TikTok são:

    • use hashtags relevantes e populares no seu nicho;
    • evite hashtags genéricas e muito amplas;
    • pesquise tendências e hashtags em alta para se manter atualizado;
    • misture hashtags em alta com outras menos populares para alcançar diferentes públicos;
    • use um número razoável de hashtags por postagem, entre 3 e 5 é recomendado.

    Como o tempo de visualização afeta o SEO no TikTok?

    O algoritmo do TikTok valoriza vídeos que mantêm os espectadores engajados por mais tempo. Quanto mais tempo as pessoas passarem assistindo aos vídeos, maior a chance de eles serem recomendados para outros usuários, o que aumenta sua visibilidade e alcance.

    Como fazer SEO no TikTok?

    Fazer SEO no TikTok é otimizar seu perfil e os vídeos para aumentar o alcance na rede. Aqui estão técnicas para ajudar nesse processo.

    • perfil: complete todos os campos do perfil com informações relevantes e palavras-chave;
    • vídeos: use títulos descritivos, escreva descrições com palavras-chave e use entre 3 a 5 hashtags;
    • interatividade: incentive a interação com perguntas, desafios e chamadas para ação;
    • análise de dados: use a aba “Análises” para encontrar dados sobre o desempenho de cada vídeo, como visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e muito mais.

    Como aumentar o alcance do TikTok?

    Embora não haja uma fórmula pronta para aumentar o alcance dos conteúdos no Tiktok, existem práticas que estão gerando resultados para muitos usuários, como usar palavras-chave, aproveitar tendências populares e fazer parcerias com outros criadores.

    Quais são as hashtags mais usadas no TikTok?

    Use a Central de Criativos do TikTok para descobrir hashtags em alta e tendências atuais. A plataforma permite segmentar sua pesquisa por hashtags populares e relevantes.

    No momento da produção deste material, as hashtags em alta no TikTok Brasil nos últimos 7 dias foram: #domingo (43 milhões de visualizações); #signos (135 milhões); #signo (46 milhões).

    Como funciona o marketing no TikTok?

    O TikTok valoriza a criatividade e a autenticidade. Os anunciantes podem criar anúncios divertidos que se alinham com a estética da rede. Muitas marcas também optam por colaborar com criadores populares para promover produtos ou serviços.

    Além disso, o TikTok oferece várias opções de tráfego pago, incluindo anúncios nativos, anúncios de marca e anúncios de desafio. Os anunciantes podem segmentar seus anúncios com base em interesses, demografia e comportamento do usuário.

    Conclusão

    Gerentes e estrategistas de redes sociais podem aplicar as técnicas inspiradas no SEO tradicional do Google e, claro, aprender alguns truques novos para garantir que o conteúdo das marcas alcance o máximo de pessoas possível no TikTok.

    Agora, é hora de colocar todas as nossas dicas de SEO para TikTok em prática e explorar todo o potencial que a rede tem a oferecer. Sucesso!

    E, se quiser aprender outras estratégias de crescimento nas redes sociais, aproveite para conferir o webinar Jam Session da Rock Content com Rafael Kiso e Alessandro Alessio.

    ¹ https://www.statista.com/forecasts/1142687/tiktok-users-worldwide

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