Google Analytics 4 está mudando e essa reestruturação da ferramenta afeta o monitoramento de desempenho das empresas em todo o mundo. O seu negócio é um dos que será afetado por essa transformação?

Se você quer entender como esse processo está acontecendo e quais são suas opções estratégicas, veja neste artigo o que muda na nova versão e 5 boas alternativas ao GA4. Continue lendo.

    O que mudou no GA4?

    O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para monitoramento de desempenho de páginas na internet.  Segundo o W³Techs, um pouco mais da metade dos sites existentes utilizam a ferramenta, dando à gigante quase 90% de market share.

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    Ou seja, qualquer mudança em sua estrutura já causa impacto nas empresas que dependem dela para suas estratégias digitais. Imagina uma reestruturação tão profunda como o GA4.

    Essa nova versão vem para substituir o já familiar Universal Analytics (UA), terceira iteração da infraestrutura de monitoramento de sites do Google. A transição completa acontece em 1º de julho de 2023, quando as propriedades UA deixaram de funcionar por completo — com exceção do UA 360, que será encerrado em 1º de outubro.

    Mas o que muda nessa nova abordagem de gestão de tráfego online? Veja quais são as principais novidades do GA4:

    • possibilidade de monitorar apps da mesma maneira que fazemos com sites atualmente, integrando mobile e internet na mesma propriedade;
    • mudança na forma como interações são capturadas e categorizadas no sistema, utilizando um modelo de eventos que substitui os hit types tradicionais;
    • alteração na forma como o Analytics calcula sessões, a partir de um novo evento chamado session_start;
    • mudança no bounce rate ou taxa de rejeição, com relatórios que agora priorizam  métricas de engajamento;
    • grandes mudanças na forma de gerenciar a estrutura da conta, focando em data streams e um peso maior para o uso do Tag Manager (GTM).

    Quais são as 5 ferramentas alternativas ao GA4 sua empresa pode usar?

    A transição do UA para o GA4 está fazendo com que muitos gestores de TI e outros diretores C-Level analisem alternativas de mercado que entreguem o mesmo poder de monitoramento que o Google Analytics.

    Existem vários motivos para cogitar uma mudança, como:

    • dificuldade de fazer a transição com sucesso;
    • descompasso entre o que o GA4 oferece de novo e o que você precisa para seus objetivos de monitoramento;
    • desafios de capacitação a tempo;
    • esforço de configuração das novas propriedades.

    Seja de maneira definitiva ou em um período de adaptação, buscar alternativas ao GA4 pode ser a solução perfeita para ajustar suas estratégias de TI sem perder dados importantes sobre engajamento digital.

    Se você se encontra nessa situação hoje, veja 5 ferramentas que podem substituir o Google Analytics com qualidade.

    1. Amplitude

    Amplitude logoAmplitude logo

    Amplitude é uma ferramenta de Analytics baseada em eventos que faz muito do que se propõe no GA4 em uma estrutura familiar para quem já utiliza o UA a bastante tempo.

    Com ele, é possível fazer testes A/B de maneira simples e funcional para entender o que mais engaja em suas páginas, além de um sistema de dados automatizado que facilita a gestão de indicadores e controle de resultados.

    O Amplitude é um serviço pago, mas você pode testar gratuitamente para analisar se é a melhor opção para você.

    2. Adobe Analytics

    Adobe Analytics logoAdobe Analytics logo

    Adobe Analytics é uma das suítes de monitoramento mais robustos no mercado, com todo o know-how e infraestrutura da gigante de tecnologia.

    Pensada para grandes empresas, possui ferramentas completas de análise que se integram a funcionalidades de  Marketing Digital simplificando o fluxo para estratégias de engajamento online.

    Se você quer aproveitar a transição entre serviços para dar ainda mais poder à sua análise de dados, o  investimento no Analytics da Adobe pode ser a solução ideal.

    3. Heap

    Home - Heap Help CenterHome - Heap Help Center

    Heap é uma solução para empresas que nutrem uma relação mais próxima entre TI, Marketing e Vendas, oferecendo um sistema de análise de tráfego voltada principalmente para a  experiência do cliente em canais digitais.

    Seu foco é em oferecer insights sobre a jornada do consumidor online, com funcionalidades que permitem analisar em tempo real a tomada de decisão de usuários dentro de suas páginas e entender o que de fato converte seu público.

    O Heap possui planos grátis e pago, dependendo da sua necessidade de monitoramento e tamanho da empresa.

    4. Matomo

    Matomo LogoMatomo Logo

    Matomo é uma suíte de Analytics que utiliza uma abordagem de sessões mais familiar para quem se acostumou ao UA — permite, inclusive, a importação de dados do Google para sua plataforma.

    Além de todas as possibilidades tradicionais do GA, o Matomo tem suporte a testes A/B e, mais interessante ainda, a gravação de sessões para acompanhar toda a jornada do seu visitante da entrada até a conversão.

    Se você quer focar no desempenho de conteúdo e sites de e-commerce e não quer um impacto grande de uso na sua equipe, é uma opção que vale a pena considerar.

    5. Piwik Pro

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    Piwik Pro é uma versão comercial do Matomo, portanto apresenta grande parte das mesmas funcionalidades em sua suíte.

    A grande diferença aqui é que, por se tratar de uma iteração focada no serviço, possui suporte mais robusto para empresas, incluindo a integração de Customer Data Platform (CDP) no sistema.

    É ideal para quem quer continuar familiar ao dashboard UA com segurança, suporte e escala. Assim como o Matomo, tem um grande foco em proteção de dados que vira uma vantagem para quem segue a  LGPD.

    Como saber qual ferramenta de dados escolher?

    Não existe uma opção universalmente melhor de todas apresentadas neste texto. A escolha ideal depende do tamanho da sua empresa, capacidade de investimento, capacitação dos profissionais e objetivos de negócio.

    Portanto, minha sugestão para você é fazer seu próprio comparativo, utilizando a sua realidade como fiel da balança entre prós e contras. Você deve analisar principalmente o quanto de familiaridade pretende reter do uso da UA, ou se a empresa pode aproveitar a oportunidade para explorar novas abordagens de Analytics.

    Seja de maneira transicional, seja em definitivo, todas essas alternativas ao GA4 têm potencial de ajudar o negócio a crescer. Basta decidir certo, planejar as adaptações e fazer uma implementação eficiente.

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