Lançado como uma extensão do Instagram, o Threads chegou com a proposta de trazer algo a mais. Enquanto o X lidava com questões de administração e mudanças nas suas políticas, o Threads apareceu como uma esperança para quem queria uma rede social com a mesma dinâmica, mas sem as sombras de todas essas controvérsias.

Desenvolvido pelo Meta, o Threads ou “Instagram Threads” surgiu em 2023 com o objetivo de capturar a essência do que fez o antigo Twitter tão popular, enquanto busca oferecer uma experiência mais simples.

Aqui, vamos entender o que é a rede social Threads, como ela se posiciona frente à instabilidade do Twitter e o que os usuários e marcas podem esperar dessa plataforma daqui para frente. 

É hora de saber se o Threads tem realmente o potencial de se tornar a nova sensação das redes sociais ou se ele ainda está em busca de seu espaço no mercado.

A agência de Marketing Digital se encaixa perfeitamente nesse perfil! Fornecemos serviços de marketing digital e gestão de redes sociais para pequenas e médias empresas!I

    O que é e para que serve o Threads? 

    O Threads é uma rede social da Meta lançada em 5 de julho de 2023. Gratuito para baixar no Google Play e App Store, a plataforma do Threads fornece uma experiência muito parecida com a do X (antigo Twitter): os usuários têm acesso a um feed com posts sobre o que está acontecendo no mundo e podem iniciar suas próprias conversas.

    Para se inscrever, o novo usuário precisa usar uma conta do Instagram. Ao fazer login, ele mantém o mesmo @, senha e nome de conta, embora possam editar sua biografia.

    Na primeira semana de atividade, o clima no Threads se parecia um pouco com o primeiro dia de aula. Foram mais de 100 milhões de novos usuários se juntando para experimentar o aplicativo do momento e escrever suas primeiras postagens.

    Quando o Threads chegou à App Store em julho de 2023, Elon Musk estava nos primeiros meses sob a liderança do X e tinha incitado Mark Zuckerberg, dono da Meta, a uma luta literal que nunca aconteceu.

    O Twitter, que passou a ter uma nova ameaça de concorrência com o lançamento do Threads, enfrentava um momento delicado. E o lançamento da Threads contrastava com as notícias ruins vindas da X.

    Com a chegada de Elon Musk, houve um lay-off de setores e funcionários da empresa — em entrevista para a CNN, Musk informou na época que cortou 80% dos funcionários. No mesmo período, a rede passou por mudanças com consequências reais para a experiência do usuário, como lentidão e mudanças na verificação dos perfis oficiais.

    O Threads representava ali um convite para os usuários insatisfeitos com as transformações do antigo Twitter, mesmo que oferecesse uma plataforma mais básica. Depois de completar o seu 1° ano de aniversário, a nova rede social do Zuckerberg não superou a popularidade do X, mas continua a crescer em número de usuários.

    Dados da The Verge mostram que o Threads está em ritmo constante de crescimento no seu primeiro ano, embora não tão rápido quanto nos primeiros meses de atividade:

    Gráfico com a evolução do primeiro ano do ThreadsGráfico com a evolução do primeiro ano do Threads

    Vários fatores estão associados ao crescimento constante do Threads em número de usuários, incluindo a diversificação de funcionalidades, que vem acontecendo desde o seu lançamento em julho de 2023.

    Quais são as principais funcionalidades do Threads?

    Quando o Threads foi lançado, sua simplicidade era uma das suas maiores atrações. Sem anúncios e com uma interface direta, o aplicativo oferecia uma experiência sem complicações como alternativa ao X.

    O Threads então ganhou mais e mais popularidade, e a equipe de desenvolvimento da plataforma começou a adicionar novas funcionalidades para torná-la ainda mais envolvente, sem que isso significasse perdas de usabilidade.

    Veja até agora quais são as principais funcionalidades do Threads e como elas contribuem para a experiência do usuário.

    Postagem 

    O usuário do Threads pode fazer postagens simples, incluindo textos curtos, fotos, GIFs e vídeos. O processo é intuitivo: basta clicar no ícone de postagem, escrever ou anexar o conteúdo desejado e compartilhar com seus seguidores.

    Repostagem

    Se o usuário encontrou um post que achou bacana ou relevante no Threads, pode compartilhá-lo com seus próprios seguidores dentro da rede, assim como acontece no X.

    Feed Seguindo e Para Você

    No feed “Seguindo”, o usuário do Threads vê postagens apenas das pessoas que segue, garantindo que não perca nenhuma atualização de seus contatos.

    No feed “Para Você”, o algoritmo da plataforma recomenda conteúdos que ele acha que você vai gostar, baseado em suas interações e preferências, semelhante ao feed “Para Você” do TikTok.

    Enquetes

    O usuário do Threads também pode criar enquetes em suas postagens com até quatro opções de resposta

    Esse recurso é fácil de usar: basta fazer uma pergunta e adicionar as opções de resposta. As enquetes fecham automaticamente após 24 horas.

    Pesquisas

    Encontrar o que o usuário procura no Threads é fácil com a função de pesquisa. Seja procurando outros usuários, tags, palavras ou frases dentro das postagens, a busca é simples. 

    Assim, o usuário pode encontrar novos conteúdos e se conectar com o que realmente interessa.

    GIFs

    Na versão do aplicativo Threads, o usuário pode adicionar GIFs diretamente da caixa de publicação

    Para fazer isso, basta tocar no ícone de caneta e papel para iniciar uma nova postagem e, em seguida, no ícone de nota adesiva GIF para acessar a integração do GIPHY.

    Edição de postagens

    Após publicar, o usuário tem a opção de editar o texto e as tags de suas postagens por até cinco minutos. Um cronômetro na interface mostra quanto tempo resta para fazer alterações, ajudando a garantir que todas as correções necessárias sejam feitas a tempo.

    Embora não seja possível adicionar ou remover mídia após a publicação, essa funcionalidade de edição é útil para corrigir erros ou ajustar informações de última hora.

    Áudio

    O Threads permite que o usuário grave e publique áudios diretamente na plataforma. Na aba de publicação, basta tocar no ícone de microfone para iniciar a gravação. Após a gravação, o áudio pode ser anexado a uma thread e publicado. 

    As postagens de áudio podem ser ouvidas tanto na versão web quanto no aplicativo, mas só podem ser criadas no aplicativo móvel.

    Insights da postagem

    Depois de publicar, o usuário pode acessar uma lista detalhada de todas as interações com sua postagem, incluindo curtidas, republicações e citações

    Embora a análise do Threads ainda seja menos avançada comparada a outras plataformas da Meta, esses insights são valiosos para entender o engajamento e a recepção do conteúdo.

    Integração com o Instagram

    O Thread é considerado um aplicativo do Instagram (“Thread Instagram”), e as próprias contas são vinculadas à gigante da Meta, o que facilita para os usuários se inscreverem e começarem a usar o aplicativo com um público já interessado desde o primeiro dia.

    O aplicativo oferece a capacidade de compartilhar posts diretamente no Instagram Stories. E as contas verificadas do Instagram são verificadas automaticamente no Threads.

    Versão web

    Inicialmente, o Threads estava disponível apenas como aplicativo, mas devido à alta demanda, os desenvolvedores lançaram uma versão web. Agora, o usuário pode usar a plataforma também no navegador do computador.

    Você também pode gostar destes conteúdos:

    • Storytelling para redes sociais: confira 5 dicas para encantar e engajar seus seguidores!
    • Instagram está testando anúncios ‘não puláveis’: o que isso significa para profissionais de marketing?
    • Qual o melhor horário para postar Reels no Instagram?
    • Influenciadores criados por IA são o futuro do conteúdo no TikTok e Instagram?

    Quais as diferenças do Threads para o X (antigo Twitter)?

    Fizemos uma lista para te ajudar a entender melhor como essas duas redes sociais se comparam e como cada uma oferece suas próprias vantagens e desvantagens.

    Limite de caracteres por post

    No X (antigo Twitter), cada publicação tem um limite de 280 caracteres. Já no Threads, o limite é maior, sendo possível escrever até 500 caracteres por post.

    Chats individuais

    No X, além de curtir e seguir usuários, é possível enviar mensagens diretas e ter chats individuais com outros usuários. No Threads, essa funcionalidade não existe. Você pode curtir posts e seguir pessoas, mas não pode enviar mensagens diretas para ninguém.

    Dependência de outra conta

    Para usar o Threads, é necessário ter uma conta no Instagram. O X, por outro lado, é uma plataforma independente. Você pode usar o X sem precisar de nenhuma outra conta ou aplicativo de mídia social.

    Anúncios

    Uma grande diferença entre as duas plataformas é a presença de anúncios. No X, existem vários formatos de anúncios, e já houve reclamações de que alguns apareciam sem indicação clara de que se tratava de publicidade. 

    No Threads, não há anúncios, o que proporciona uma experiência mais limpa e sem interrupções aos usuários.

    Facilidade para excluir a conta

    No X, é fácil sair da plataforma. Você pode simplesmente desativar sua conta diretamente no site ou app. No Threads, o processo é mais complicado. Para sair completamente, é necessário primeiro sair do Instagram, já que as contas estão vinculadas.

    Trending Topics

    O X é famoso pelos seus Trending Topics, que destacam os assuntos mais discutidos do momento e permitem que os usuários acompanhem as tendências globais. 

    O Threads, por outro lado, não possui um sistema de tópicos em alta, o que pode impactar a dinâmica das discussões globais na plataforma, já que torna mais difícil para os usuários verem quais são os temas mais comentados no momento.

    Como o Threads é usado por marcas e influencers?

    Embora a base de usuários do Threads ainda não se compare a outras gigantes da Meta, isso não impediu marcas e influencers de aproveitarem ao máximo suas funcionalidades para criar formas de engajamento e conexão com o público.

    Algumas estratégias de marketing digital para usar o Threads são:

    • Marketing de Conteúdo;
    • campanhas Integradas com Instagram;
    • parcerias de marcas com influencers;
    • conteúdo exclusivo e promoções;
    • UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário).

    Quer ver como isso acontece na prática? Reddit, a rede social conhecida por seus fóruns comunitários, está chamando a atenção no Threads. Embora possa parecer inesperado que uma plataforma social se destaque sobre outra, é isso que o Reddit está fazendo.

    A rede de fóruns usa o Threads para compartilhar memes criados pelos próprios usuários em sua plataforma, divertindo o público e atraindo novos membros.

    Leia também:

    • Como usar o Reddit para marketing? Confira o guia completo!
    • Reddit: por que vale a pena ficar de olho nesta plataforma que só cresce
    Chamar !
    Precisa divulgar seu negócio ?
    Somos especialistas em Gestão de redes sociais.