Atualmente, se uma marca quer vender o seu produto, é importante estar presente no meio online. Com isso, o marketing digital se torna um imprescindível. Esse método de promoção cresceu tanto nos últimos anos e ainda tem muito espaço para ele se desenvolver.

A verdade é que as empresas ainda estão se adaptando ao marketing digital e descobrindo o que é possível ser feito com os recursos em questão de conteúdo e para laçar os consumidores. 

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Bom, o conceito é sobre a promoção de produtos ou da marca em si nas mídias sociais, é o principal meio de comunicação direto da empresa com o público. Não estamos falando apenas das redes sociais mais usadas, e sim, de blogs, sites, e-mail e páginas de busca também. Todos eles são uma porta para encontrar um potencial cliente.

O marketing digital é o conjunto de estratégias, como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que tem o intuito de aumentar a rede, fidelizar o cliente, melhorar as vendas e fortalecer a marca.

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Além disso, é por meio do marketing digital que as empresas conseguem analisar se os investimentos feitos estão trazendo o retorno esperado, usando as métricas para medir isso.

Antes de tudo, conheça alguns conceitos importantes no marketing digital:

  • Persona: esse conceito é sobre a criação de personagens quase fictícios que são baseados nos consumidores da marca. Eles são a representação do perfil do comprador ideal, e quanto mais segmentado for a criação dele, com detalhes da graduação, trabalho, hobbies e hábitos, melhor será o direcionamento da sua campanha.

 

  • Lead: esses são os possíveis clientes da marca que por meio de alguma estratégia criada pela sua equipe de gerenciamento de redes sociais, deixarão informações importantes sobre os possíveis consumidores para serem cultivados até a hora da compra;

 

  • Customer Relationship Management (CRM): esse é um software responsável por uma gestão de relacionamento entre a empresa, seus clientes potenciais e seus consumidores reais. Ele apresenta diferentes funcionalidades para manter a comunicação;

 

  • Landing page: essas são as páginas completamente focadas em transformar os possíveis clientes em consumidores reais. O ideal é que a empresa ofereça algo de valor em troca do interesse deles e das suas informações de contato;

 

  • SEO: esse termo fala sobre a otimização dos mecanismos de busca. São um conjunto de ações e quesitos que tem o intuito de melhorar o rankeamento da página nas buscas, seja das redes sociais ou do Google;

 

  • Content Management System (CMS): essa ferramenta facilita a produção, edição e publicação nas redes sociais sem precisar programar nada ou possuir conhecimento mais técnico. Ela facilita a criação de sites e blogs;

 

  • CTA: essa técnica, conhecida como Chamadas de Ação, é usada para direcionar dos usuários das redes sociais para o que a marca deseja que eles façam, seja visitar o link na bio, deixar um comentário ou compartilhar, até que eles comprem o produto;

Mas quais são os benefícios do Marketing Digital?

Bom, o marketing digital e a gestão de redes sociais irão oferecer diversas vantagens para as empresas, quando usadas com sabedoria e propriedade. Já está claro que esse é o melhor meio de manter uma comunicação com o consumidor, mas o que é oferecido além disso?

A comunicação não é feita de forma simples. As redes sociais oferecem uma interatividade maior ao público, focando na melhor experiência do cliente nessa jornada de compra. Nesse espaço online é possível que os consumidores estejam presentes para opinar e indicar, além de realizar a interação, e isso tudo é feito com poucos cliques na palma da mão.

Além disso, como já foi mencionado nesse texto, o marketing digital também oferece métodos para que as marcas façam análises e mensuração dos investimentos que foram feitos nas campanhas e como está sendo o retorno. É como medir se o cliente está convencido da ação que a empresa está promovendo por meio da gestão de tráfego.

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A análise é uma fase essencial para o sucesso das empresas, pois é possível saber como deve melhorar e qual o espaço para isso, além de identificar onde está errado e de que maneira pode mudar isso.

Outro ponto importante é que as empresas pequenas tem mais espaço para vendas e crescimento. Independente do tamanho da campanha, é possível conseguir clientes mais longe da sua sede e alçar voos mais altos.

Por fim, o marketing digital é o meio que as empresas precisam para atrair os clientes certos e com os perfis ideias, invés de atirar para todos os lados. Dessa forma, ainda é possível economizar o orçamento e focar no público indicado, para conhecê-los ainda mais.

Para a empresa tirar essa ocupação da mente, o ideal é procurar uma Agência de Marketing Digital, que oferecerá um gestor de tráfego pago, gestão do Instagram e outras redes sociais, e artes para redes sociais com o intuito de entregar o melhor no meio online.

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O tráfego seja ele pago ou orgânico é muito importante para que seu negócio dê certo, além dele ser fundamental para o como funciona o marketing digital, saber de onde vem o tráfego do seu site o ajudará a melhorar suas campanhas.

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