No início dos tempos, o Instagram era sobre postar fotos instantaneamente tiradas pelo aplicativo no celular. Hoje em dia, a rede social evoluiu tanto, que a imagem nem é mais o principal atrativo.
O número de contas ativas já está em mais de um bilhão. No qual, 35% entram no aplicativo mais de uma vez por dia e 59% usam diariamente, de acordo com uma pesquisa feita pela plataforma.
São usuários de diversos nichos, consumindo infinitos conteúdos, como stories, reels, IGTV, entre outros.Essas “novas” funcionalidades expandem a comunicação com o seguidor e por isso, o gerenciamento de Instagram se torna importante.
A plataforma foi transformada em um grande veículo de marketing digital e produção de conteúdo. E para obter o sucesso, é necessário planejar estratégias, postagens e utilização das ferramentas oferecidas.
- O que é gerenciamento de Instagram ?
O serviço de gestão de redes sociais e Instagram pode ser definido como a organização das atividades e dos conteúdos do perfil. Esse planejamento envolve algumas técnicas e ações, como agendamento dos posts, resposta nas mensagens da DM, interação com os comentários e análise dos resultados por meio das métricas da rede social.
Mas é importante que esse trabalho de gestão de redes sociais seja humano. As ferramentas de inteligência artificial não responderão comentários e os clientes na DM. Elas podem ajudar no planejamento e no agendamento, mas nada substitui o contato entre pessoas.
Como as redes sociais são o principal canal de comunicação, o gerenciamento de mídias sociais se torna fundamental para as estratégias de marketing digital.
Porque é dessa forma que você saberá como as campanhas estão sendo recebidas pelos seguidores do seu perfil.
Além disso, o Instagram é fundamental para saber quem é seu público, entendê-los melhor e conhecer outros possíveis clientes.
Com o plano de gerenciamento de redes sociais, você verá quais publicações eles mais gostam e engajam, e usar isso na sua estratégia de conteúdo.
O gerenciamento é importante para que você trace os objetivos, as metas, conheça seus concorrentes, clientes e possíveis consumidores, e melhore sua comunicação.
- Evite desentendimentos
Para realizar a tarefa de gerenciamento, é preciso de cuidado para lidar com os possíveis problemas que aparecem nas redes sociais.
Um posicionamento inadequado ou uma falha de comunicação entre a marca e os seguidores, pode ser o estopim para comentários negativos e gerar uma péssima reputação para a marca.
Para evitar desentendimentos entre a marca e o cliente, saiba que os comentários negativos não precisam ser excluídos ou ignorados. Análise os como um feedback para a marca.
Use as críticas como incentivo e corrija os erros da marca, dessa forma, a empresa ganha mais relevância com o público por ter dado atenção aos comentários.
Além disso, essa ação fará com que o cliente se sinta valorizado.
- Palavras-chave no gerenciamento
As palavras-chave também são essenciais no gerenciamento e para seu perfil ter um bom resultado nas buscas. São os termos usados quando um usuário está a procura de um determinado produto, assim como no Google.
Incluir as palavras-chave no gerenciamento servirá para descobrir quais assuntos estão sendo buscados no seu nicho de atuação. A partir disso, é possível fazer análises dos temas e direcionar estratégias de marketing.
Além disso, essa análise das palavras mais buscadas são importantes em todos os trabalhos de marketing e em materiais de comunicação. É uma estratégia para que o conteúdo seja relevante e tenha um maior alcance nas redes sociais.
- Contrate uma agência especializada
O responsável pelo gerenciamento por agendar as publicações, responder comentários e mensagens, monitorar a concorrência, assuntos mais falados e as métricas.
Algumas empresas decidem ter um funcionário para isso e outras preferem contratar uma agência de marketing digital para fazer esse serviço.
Se você está em busca da segunda opção, a nossa agência de marketing digital tem todas as ferramentas para oferecer o melhor gerenciamento das suas redes sociais.
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É a solução para reafirmar a presença da sua marca nas redes sociais.
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