Crossposting é a técnica de publicação cruzada entre diferentes redes sociais. Com isso, você pode ampliar o alcance dos seus posts no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas que estejam integradas por alguma ferramenta.
A palavra “crossposting” pode passar uma ideia de complexidade. Parece falar de alguma estratégia elaborada do marketing, alguma nova tendência do mercado… Mas a realidade é que você já deve usar essa técnica até mesmo no seus perfis pessoais nas redes sociais.
Trata-se da postagem cruzada entre diferentes redes sociais. Consiste em publicar no Instagram, por exemplo, e automaticamente publicar também no Facebook ou outras redes que estiverem integradas. É uma prática comum que, para as redes sociais de empresas, facilita a gestão de diferentes perfis da marca.
Neste artigo, vamos falar mais sobre Crossposting e como essa prática pode otimizar a gestão das redes sociais no dia a dia. Acompanhe!
O que é crossposting?
Crossposting é a ação de publicar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais, ao mesmo tempo e de forma automática. Para isso, deve ser utilizada alguma ferramenta, que pode ser uma integração nativa das redes sociais ou uma plataforma externa.
A postagem cruzada pode ser utilizada para diferentes formatos, como posts estáticos, vídeos, reels e stories. No entanto, é preciso que todas as redes sociais integradas aceitem o formato escolhido. O Instagram, por exemplo, aceita posts em carrossel com fotos e vídeos misturados — já o Facebook, não. Nesse caso, não é possível fazer o Crossposting.
Por isso, é importante planejar a postagem cruzada antes de fazer as publicações. Além disso, não se deve abusar dessa prática, que pode acabar tornando seu conteúdo repetitivo para os seguidores e, muitas vezes, desalinhado do perfil de cada plataforma.
Vantagens do crossposting
Criar uma estratégia consistente nas redes sociais pode ser um desafio. Você precisa manter a frequência de publicações, sempre com conteúdos relevantes, para alcançar e engajar mais pessoas.
O Crossposting, então, é uma prática simples que vai te ajudar nisso. Entenda agora as principais vantagens da postagem cruzada:
Aumentar o alcance do conteúdo
Aumentar o reconhecimento da marca e alcançar novos públicos estão entre os principais objetivos dos profissionais de marketing para 2024, segundo o State of Marketing Report 2024, estudo feito pela HubSpot, Litmus, Rock Content e Search Engine Journal com mais de 1.500 profissionais de marketing em todo o mundo.
O Crossposting ajuda nisso: facilmente você publica em diferentes redes sociais que alcançam mais pessoas.
Ganhar tempo nas publicações
Outra vantagem clara do Crossposting é ganhar tempo nas publicações de redes sociais, principalmente se você gerencia várias contas. Se tiver que publicar em cada plataforma manualmente, você vai perder um tempo precioso no seu dia a dia.
Movimentar as suas redes
Quando você tem que gerenciar vários perfis em diferentes redes, pode ser que uma ou outra plataforma fique para trás no calendário de publicações. Então, o Crossposting ajuda você a manter as redes ativas, sem dar mais trabalho.
Integrar a comunicação da marca
Manter uma comunicação integrada é fundamental para a identidade da marca e o engajamento do público. Então, quando você faz postagens cruzadas, garante que a comunicação esteja padronizada e consistente entre diferentes plataformas.
Veja, abaixo, um exemplo de crossposting realizado pela marca Lacta no período de Páscoa:
Como fazer uma publicação cruzada
A seguir, vamos conhecer as melhores práticas para fazer Crossposting e potencializar suas estratégias de social media.
Use conteúdos relevantes para todas as redes
Quando planejar o Crossposting, pense em conteúdos que sejam relevantes para todas as redes sociais que você for integrar. Cada plataforma tem perfis de público diferentes, então as postagens cruzadas devem ser feitas apenas com conteúdos que agradem a todos.
Mescle com conteúdos nativos de cada plataforma
Mesclar postagens cruzadas com conteúdos nativos de cada plataforma torna a sua presença nas redes sociais mais interessante. Aproveite as vantagens do Crossposting, mas também faça posts dedicados a cada rede social, que podem atender melhor aos interesses dos seguidores.
Priorize o crossposting em redes com públicos semelhantes
Algumas redes sociais podem ter perfis de público semelhantes. Então, priorize fazer Crossposting entre essas plataformas, para que o conteúdo seja relevante para eles. Posts B2B no LinkedIn, por exemplo, tendem a não ser bem-sucedidos com os seus clientes no Instagram.
Acompanhe as métricas das postagens cruzadas
Acompanhe as métricas das postagens cruzadas para fazer otimizações. Identifique se o Crossposting está dando resultados e se não está prejudicando seu desempenho em alcance, engajamento e conversões. Se houver problemas, ajuste a sua estratégia.
Utilize ferramentas confiáveis para crossposting
Você vai precisar de ferramentas para fazer Crossposting. Então, utilize plataformas confiáveis para isso, já que você vai depender da automação para que os posts sejam feitos corretamente, sem falhas nem atrasos.
Erros comuns ao fazer crossposting
Crossposting tem muitas vantagens, mas deve ser feito com cuidados. A seguir, veja os principais erros que devem ser evitados.
Usar Crossposting o tempo todo
Use Crossposting com parcimônia. Não deixe todos os feeds iguais, pois isso torna a comunicação repetitiva e pode fazer com que os usuários deixem de seguir o seu perfil. Além disso, passa a imagem de que a marca tem preguiça de pensar em conteúdos diferentes…
Abusar da automação
Deixar que as ferramentas façam tudo pode ocasionar publicações com erros, problemas de layout, links quebrados, em horários inadequados, entre outros problemas técnicos. A automação ajuda no dia a dia, mas é preciso ficar sempre de olho para intervir rapidamente.
Ignorar o perfil e as diretrizes de cada plataforma
Cada rede social tem seu perfil de público, diretrizes de publicação e políticas de conteúdo. Ignorar as especificidades de cada plataforma é um erro que pode prejudicar seus resultados e até resultar em penalizações.
Ferramentas úteis para crossposting
Algumas plataformas, como Instagram e Facebook, que são gerenciadas pela mesma empresa, têm uma ferramenta nativa para Crossposting.
No entanto, se você quiser integrar outras redes sociais, é preciso utilizar uma ferramenta externa. Vamos ver agora algumas indicações:
- Hootsuite: uma das ferramentas mais conhecidas, permite gerenciar várias contas em uma só plataforma, com possibilidade de agendamento em diferentes redes sociais.
- Buffer: oferece um dashboard simples e colaborativo para a equipe criar os conteúdos e compartilhar facilmente em diferentes redes sociais (apenas em inglês).
- mLabs: ferramenta brasileira que permite gerenciar diferentes contas e agendar posts de várias redes em uma mesma plataforma, com relatórios e gráficos de análise.
O crossposting é uma prática comum que facilita a sua vida e que diversas ferramentas oferecem para os profissionais de marketing. No entanto, a praticidade das postagens cruzadas pode ser traiçoeira se você não souber utilizar a técnica com cuidado e moderação. Então, siga as nossas dicas para usar essa técnica a seu favor.
O marketing de redes sociais exige que você pense estrategicamente para ter os resultados desejados. Então, aprofunde seu conhecimento agora com os materiais gratuitos do nosso Kit de Marketing nas Redes Sociais!