O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google gratuita que permite que você adicione um perfil para sua empresa.

Esse perfil é facilmente acessível pelos usuários, que podem verificar informações, como; localização, site, horário de funcionamento etc.

Veja neste post o que você precisa saber para adicionar uma listagem no Google Meu Negócio e cinco maneiras de otimizá-lo!

Google Meu Negócio: 5 Maneiras de otimizar o seu perfil hoje

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é basicamente uma lista de informações que qualquer grande ou pequena empresa pode fornecer para o Google usar no Maps ou nos resultados de pesquisa.

Ele consiste em uma ferramenta gratuita e acessível para empresas gerenciarem sua presença no Google.

Um perfil no Google também permite que a sua empresa seja facilmente localizada tanto na pesquisa como no Google Maps.

Veja os principais recursos do Google Meu Negócio abaixo:

  • Receber e responder a comentários
  • Publique e receba fotos de clientes
  • Postar notícias
  • Crie um site gratuito
  • Avaliações
  • Acesso fácil a informações como: localização, horário de funcionamento, site etc.

Saiba mais: Google Imagens: Como Utilizar essa Ferramenta Hoje – DUNA

Por que o Google Meu Negócio é importante?

Sem ele, sua localização não aparecerá nas listagens do Google Maps, especialmente para as principais consultas locais quando as pessoas pesquisarem no Google a partir de seus celulares.

O algoritmo não o encontrará no “pacote local” e você perderá clientes em potencial. Então, veja por que você deve começar a gerenciar agora:

  • Você tem controle total sobre o que as pessoas veem quando pesquisam sua empresa
  • Aumente o desempenho de SEO e a pesquisa orgânica
  • Compartilhe fotos para impulsionar sua oferta e aumentar as conversões
  • Obtenha análises sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde esses clientes estão vindo.

Resumindo, se você investir recursos suficientes para lidar com avaliações online, gerenciar fotos, postar atualizações regularmente, seu Google Meu Negócio pode se transformar em um novo canal de aquisição para sua empresa.

E isso afetará tanto a Pesquisa do Google quanto o Maps também.

Quando se trata de um negócio local, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita essencial para o marketing digital.

O Google é muito diferente em comparação com as redes de mídia social e permite métricas e insights exclusivos para os profissionais de marketing.

A pesquisa é orientada por intenção, o que na verdade significa que o usuário tem a vontade e o interesse de realizar uma ação. E em alguns casos, como a busca local, eles querem fazer essa ação momento em que pesquisam.

Então, é por isso que o conceito orientado à intenção permite que uma empresa que possa corresponder à descoberta do consumidor naquele momento, possa ganhar muito no aumento das conversões.

Como criar um perfil no Google Meu Negócio?

A configuração de uma conta do Google Meu Negócio é totalmente gratuita. Basta criar um perfil do zero, ou reividicá-lo caso a sua empresa já esteja na plataforma.

Para começar, primeiro faça uma pesquisa e tente encontrar sua empresa nos resultados da pesquisa local do Google usando o Google Maps ou simplesmente digitando o nome da empresa na versão desktop da pesquisa do Google.

Se você já possui um perfil, mas não foi reivindicado ou verificado, basta seguir as etapas abaixo listadas neste post.

Se você ainda não possui uma listagem, pode criá-la do Google Meu Negócio gratuitamente agora mesmo.

O processo de criação de conta é simples e destina-se a qualquer negócio, não apenas local.

Certifique-se de digitar o endereço comercial correto no formulário para que não haja erros.

E uma dica, se o seu negócio é apenas online, você pode esconder o endereço no Google Meu Negócio, escolhendo essa opção quando ela aparecer.

Para obter suas informações listadas, o Google exige a verificação de sua empresa. Então, depois de criar sua conta, você precisará verificá-la.

Saiba mais: 7 Etapas para Criar um Roteiro para YouTube de Sucesso

Como verificar o perfil comercial do Google?

Agora que você tem sua página comercial, você precisa verificá-la. O Google oferecerá a opção de verificação, normalmente isso é feito por correio.

Para isso siga os passos abaixo:

  1. Faça login na sua conta do Google Meu Negócio
  2. Clique em “Verificar” e escolha email como método de verificação
  3. Digite o nome da pessoa para quem o código de verificação deve ser enviado
  4. Especifique o endereço correto para onde o código deve ser enviado
  5. Clique em “Enviar”
  6. Após algumas semanas, você receberá o código com um número de verificação
  7. Clique em “Verificar agora” na barra vermelha superior e siga as instruções onde você precisará inserir o código de verificação do seu cartão postal

Pode demorar até duas semas para que a correspondência chegue em seu endereço, portanto, não esqueça de verificar o recebimento quando esse tempo passar.

5 maneiras de otimizar o perfil do Google Meu Negócio

Outra parte importante de qualquer campanha no Google, incluindo o perfil do Google Meu Negócio é otimizar o perfil. Veja como abaixo:

  1. Otimize a listagem do Google Meu Negócio

Como parte de sua estratégia de marketing digital, otimizar sua listagem para mecanismos de pesquisa é sempre uma ótima ideia.

Para começar com isso imediatamente, é muito importante adicionar o máximo possível de informações e mídias relevantes nos primeiros dias em que estiver configurando sua listagem.

Veja algumas dicas sobre como definir e otimizar sua ficha do Google Meu Negócio:

  • Escolha uma foto de perfil e uma foto de capa atraentes, que se destaquem na lista
  • Seja o mais detalhado possível ao inserir informações de contato, como categoria da empresa, localização da empresa, número de telefone, URL do site, horário de funcionamento etc.
  • Escolha o tipo de negócio relevante: vitrine (restaurantes, bares, hotéis, etc.), área de atendimento (entrega, serviço de táxi, serviço de transporte etc.) ou marca (produtos, marcas, causas etc.)
  • Poste muitas fotos, especialmente se você estiver no ramo de alimentos
  • Receba avaliações

Para fazer isso, acesse o painel do Google Meu Negócio, selecione “Informações” e escolha uma seção para preencher ou atualizar.

Aqui, você deve editar e atualizar todas as seções necessárias. Quanto mais informações você adicionar, melhor.

  1. Otimize as Fotos do Google Meu Negócio

Dependendo do seu setor, as fotos do Google são um dos pontos de contato para que seus novos clientes descubram sua empresa.

Caso você tenha um restaurante ou um salão de beleza, as fotos que você gerenciará em sua conta do Google Meu Negócio serão um forte ponto de venda para atrair novos clientes.

O objetivo das fotos é tornar seu perfil do Google Meu Negócio atraente e fazer com que as pessoas sintam que você está ali, pronto para atendê-las.

Reúna as melhores fotos do seu trabalho e adicione-as ao perfil do Google Meu Negócio!

  1. Use o Google Posts para aumentar o tráfego orgânico

O Google Posts é um recurso recente adicionado ao Google Meu Negócio.

Essa funcionalidade permite que as empresas publiquem postagens curtas com links para notícias, eventos ou ofertas sobre seus produtos e serviços, diretamente no painel de pesquisa do Google.

Ao usar esse recurso, o Google realmente quer trazer o componente das redes sociais nos resultados de pesquisa, permitindo que pequenas empresas publiquem suas últimas notícias.

  1. Obtenha mais avaliações do Google Meu Negócio

As avaliações são um dos maiores indicadores para o Google classificar sua localização em suas listagens locais.

Com avaliações positivas postadas por seus clientes, você pode se diferenciar facilmente de seus concorrentes na pesquisa local do Google e também clientes em potencial podem ter uma visão real da qualidade de suas ofertas.

Então, basicamente, quando as pessoas pesquisam palavras-chave em seu setor, especialmente ao pesquisar no Google Maps, o Google definitivamente considera a classificação com base em sua classificação média e no número de comentários.

Você pode pedir para os seus clientes que deixem uma avaliação no Google, caso eles tenham gostado dos serviços.

Compartilhar um link para o seu formulário de avaliações do Google pode gerar as primeiras avaliações. Para obter o link do Google Meu Negócio, siga essas etapas:

  1. Faça login no Gerenciador de Perfis da Empresa
  2. Na seção Perfil, clique em Obter avaliações
  3. No pop-up, copie o link e compartilhe-o com seus clientes.
  4. Responda aos comentários do Google

À medida que seu perfil do Google Meu Negócio começa a coletar novas avaliações, você precisará considerar uma estratégia para lidar com essas avaliações de clientes ou responder às perguntas postadas na seção de perguntas e respostas.

Então, basicamente, sua reputação e classificação online dependerão fortemente de como você, como empresa, lidará e responderá às avaliações do Google postadas por seus clientes.

Para começar, certifique-se de que o e-mail que você usou para criar a conta do Google esteja sempre ativo. Ou atribua uma pessoa à sua equipe e adicione-a como gerente.

Ao fazer isso, você garantirá que nunca perderá uma revisão. Sempre que alguém postar uma avaliação sobre sua empresa, o Google enviará um e-mail para sua conta.

A partir daí é só responder educadamente e da maneira mais adequada ao comentário.

Conclusão

Fazer campanhas no Google Ads, usar redes sociais e ter um perfil no Google Meu Negócio são partes essenciais para qualquer empresa.

Felizmente, fazer uma listagem para sua empresa é gratuito e uma ótima maneira de fazer marketing digital.

Experimente fazer isso e veja como a sua empresa parecerá mais profissional e confiável!

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