Se você não sabe a diferença entre marketing de rede social e publicidade de rede social, não tem problema, veja a diferença neste post!

A distinção pode ser um pouco confusa, especialmente se você é novo nas mídias sociais ou no marketing digital.

Às vezes, eles são usados de forma intercambiável, mas na verdade há uma diferença entre marketing de rede social e publicidade em rede social.

Explicaremos mais detalhadamente para que você saiba como incorporar ambos aos seus objetivos de marketing digital.

Marketing de rede social vs Publicidade em rede social

O que é Marketing em Redes Sociais?

O marketing de rede social é qualquer ação de rede social que você realiza que não é paga.

Se você está postando sobre seus posts no blog, compartilhando informações com seus seguidores ou comentando em plataformas de rede social, como Facebook, Instagram ou LinkedIn, você está fazendo marketing.

O marketing de rede social é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital hoje.

Ele engloba os perfis online da sua empresa em plataformas de rede social, juntamente com a atividade de rede social e a presença dessas plataformas, incluindo postagem, curtida, comentários, compartilhamento e assim por diante.

Como usar o marketing de rede social

O marketing de rede social começa com a criação de páginas ou perfis da empresa em redes sociais relevantes.

As redes que você escolher dependerão do seu setor. Por exemplo, os B2Bs provavelmente acharão o LinkedIn a rede mais interessante, já que estão fazendo marketing para outros profissionais de negócios.

Ao mesmo tempo, lojas de e-commerce acharão o Facebook e o Instagram mais relevantes para o seu negócio.

As campanhas de marketing de rede social não terminam com apenas uma página ou perfil.

Para comercializar efetivamente usando as mídias sociais, a interação e o engajamento são essenciais.

Você precisa interagir com outras pessoas na plataforma curtindo, comentando e compartilhando seu conteúdo e postando e compartilhando seu próprio conteúdo original.

Isso gerará engajamento quando outras pessoas interagirem com seu conteúdo curtindo, comentando, compartilhando e clicando.

O que você deve compartilhar e postar durante seu marketing de rede social?

O melhor tipo de conteúdo para compartilhar e postar durante seus esforços de marketing de rede social dependerá de sua plataforma e setor específicos.

Pense no que você quer vender e crie uma estratégia que o ajude a compartilhar sobre isso.

Por exemplo, no caso de um advogado, é possível criar conteúdo com base em conhecimentos relacionados a área de atuação para captar clientes.

Por que fazer marketing de rede social?

Um dos principais princípios do inbound marketing é trazer seus clientes ideais até você.

Como seus clientes ideais estão usando as redes sociais (praticamente todo mundo está), ter uma presença nessas plataformas é uma necessidade se você quiser atrair clientes em potencial.

Para continuar, a rede social ajuda a criar uma comunidade em torno de sua empresa.

Criar uma comunidade por meio do marketing de rede social tem benefícios significativos, como aumentar o reconhecimento da marca e ajudar a estabelecer sua reputação no setor como uma autoridade em seu campo.

Além disso, pode estabelecer sua empresa como agradável de interagir e se tornar a favorita na mente das pessoas, convertendo pessoas em clientes quando precisam dos produtos ou serviços da sua empresa.

O que é Publicidade nas Redes Sociais?

A publicidade de rede social envolve a execução de anúncios pagos em vários canais de rede social, em vez de postagens orgânicas não pagas.

Isso pode incluir anúncios de banner e anúncios nativos e atividades como impulsionar postagens ou campanhas semelhantes.

Os anúncios de rede social geralmente são cobrados com base no pagamento por clique (CPC) ou no custo por impressão.

Como usar a publicidade de rede social

Você pode usar redes sociais pagas para promover conteúdo ou uma oferta que sua empresa ou agência de marketing criou.

Você pode desenvolver um anúncio em torno do que está oferecendo ou impulsionar as postagens em que compartilhou conteúdo original. Isso aumenta o alcance do seu conteúdo, o que pode gerar mais tráfego no site e conversões de visitantes em leads.

O que você deve compartilhar ao fazer publicidade nas redes sociais?

Há uma série de coisas que você pode promover em seus anúncios de rede social. Você pode promover um guia prático, sua promoção em execução, informações gerais sobre sua marca, serviços de consultoria e muito mais.

Não importa o que seu anúncio está promovendo, ele deve sempre incluir uma meta claramente definida, uma imagem ou vídeo atraente, uma chamada para ação e um link para seu website ou uma página de destino relevante.

Por que você deve fazer publicidade nas redes sociais?

Publicações regulares nas redes sociais não têm muito alcance por conta própria e provavelmente não terão muito engajamento orgânico.

O tráfego pago nas redes sociais permitem segmentar públicos específicos. Dependendo da plataforma, você pode segmentar públicos por localização, idade, sexo, histórico de pesquisa, interesses e atividades etc.

Como você está pagando pelo número de cliques ou impressões (visualizações) que seu anúncio recebe, você quer garantir que está obtendo o máximo de seu orçamento de anúncios de rede social.

Você faz isso por meio da segmentação, garantindo que apenas as pessoas mais relevantes (seus clientes ideais) vejam seus anúncios.

É mais importante ter leads de alta qualidade do que mais pessoas olhando para o seu conteúdo que não são seu público-alvo. Isso torna o tráfego pago uma estratégia de publicidade de alto ROI.

Além disso, as análises que as plataformas de publicidade de rede social fornecem podem ajudá-lo a entender melhor seu público e ajustar seus anúncios para melhor alcance, engajamento e ROI.

Saiba mais: Anúncios nas Redes Sociais: Vale a pena fazer hoje

Marketing de rede social vs publicidade em rede social

Quando falamos de marketing de rede social vs publicidade de rede social, estamos fazendo a distinção entre métodos de marketing pagos e não pagos que usam a rede social.

A publicidade de rede social refere-se a métodos pagos (como anúncios CPC) e o marketing de rede social refere-se a métodos não pagos (como suas postagens e compartilhamentos de rede social).

Nem todo marketing é propaganda, mas toda propaganda é marketing. A publicidade é uma forma de marketing.

Então, qual é melhor? Marketing de rede social ou publicidade de rede social?

Se você leu até aqui, provavelmente já sabe o que vamos dizer: você precisa tanto de marketing de rede social quanto de publicidade de rede social.

  • Por que o marketing de rede social é importante: ajuda você a construir uma comunidade e promover relacionamentos com clientes atuais e potenciais – é um jogo longo.
  • Por que a publicidade em rede social é importante: ela coloca seu nome/produtos/serviços/links na frente de pessoas que estão procurando o que você oferece agora.

Ambas as estratégias de publicidade e marketing podem gerar leads e vendas. Usar as mídias sociais para métodos orgânicos (não pagos) e pagos de atingir seu público-alvo é, em geral, o uso mais eficaz do vasto poder das mídias sociais.

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