Ter um planejamento de marketing de conteúdo o ajudará a alcançar seus objetivos e ter resultados melhores nas campanhas.

O marketing digital, sem dúvidas, veio para ficar, cada vez mais empresas e indivíduos fazem uso dessa metodologia e obtêm resultados incríveis.

Mas para que uma estratégia de marketing seja bem-sucedida é preciso ter um planejamento de marketing de conteúdo.

Acompanhe neste post como criar o seu planejamento de marketing de conteúdo de sucesso!

6 Etapas para fazer um Planejamento de Marketing de Conteúdo

O que é um Planejamento de Marketing de Conteúdo?

Um planejamento de marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing para criação e distribuição de conteúdo.

Ele ajuda os profissionais de marketing a manter seu conteúdo relevante e consistente ao envolver um público-alvo específico.

O objetivo final de um planejamento de marketing de conteúdo é gerar um envolvimento lucrativo do cliente com o conteúdo de uma empresa.

Os planos de marketing de conteúdo são compostos de várias etapas diferentes que visam atingir os objetivos da campanha maior.

As empresas que não usam planos de marketing de conteúdo não terão como saber seus objetivos ou como medir seu progresso para alcançá-los.

É por isso que desenvolver um plano mensurável e orientado por metas é tão importante para as organizações!

Como fazer um planejamento de marketing de conteúdo

  1. Definindo metas para seu planejamento de marketing de conteúdo

Um plano de marketing serve para atingir um objetivo. Por isso, é importante que as empresas definam metas quantificáveis e realistas que possam alcançar.

Por exemplo, “ganhar muitos seguidores no Instagram” não é tão específico quanto “ganhar um aumento de 10% nos seguidores no Instagram”.

Defina metas alcançáveis ​​sobre quais métricas você deseja alcançar antes de avançar com a criação de um planejamento de marketing de conteúdo.

  1. Pesquise com antecedência: concorrentes, palavras-chave e público-alvo

Para começar, estude sobre mercado. Existem três fatores principais que você pode investigar para ajudá-lo a desenvolver seu planejamento de marketing de conteúdo: concorrentes, palavras-chave e seu público.

Saber quem é o seu público-alvo é essencial parar um planejamento de marketing de conteúdo eficiente, ademais, ver o que os seus concorrentes estão fazendo também o ajudará a saber o que fazer em termos de marketing.

Já as palavras-chave serão a maneira com que você pode segmentar o conteúdo e alcançar o público esperado.

Saiba mais: Qual a Importância de uma Buyer Persona? Descubra Aqui!

  1. Tenha um orçamento 

Agora que você entende seus objetivos, seu público e o que pode fazer para melhorar, é hora de definir seu orçamento!

Este é de longe um dos passos mais importantes que você deve considerar antes de começar a criar.

Considere os prazos do seu planejamento de marketing de conteúdo e o que você gostaria de postar. Pensa em algumas dessas perguntas para determinar seu orçamento:

  • Qual será o custo para criar e distribuir esse conteúdo?
  • Existem outros custos de marketing que você deve considerar?
  • Você está produzindo esse conteúdo internamente ou planeja terceirizar para uma agência?
  • Quanto dinheiro você tem por mês, trimestre ou ano para gastar em conteúdo?

Criar um orçamento para o seu planejamento de marketing de conteúdo tem tudo a ver com avaliar o risco. Saber quanto dinheiro você tem para trabalhar é importante.

  1. Faça um calendário de conteúdo

Agora que você pesquisou seus concorrentes, público-alvo e palavras-chave e definiu seu orçamento, está pronto para criar um calendário de marketing de conteúdo!

Isso é muito importante para manter seus projetos organizados e dentro do orçamento. A falta de prazos claros pode fazer com que você ultrapasse o orçamento facilmente.

Prazos claros são úteis, mas ser ágil é tão importante quanto. Caso algo o surpreenda, esteja preparado para alterar datas de vencimento e eventos para se adaptar às mudanças.

Não procrastine adiando as datas de vencimento por muito tempo, mas esteja preparado para mudanças quando necessário.

Dica: Saber quem é o seu público-alvo e quando eles estão online ajudará a estipular os dias e horários em que você deve postar.

Saiba mais: Como Criar uma Campanha de Marketing Digital hoje

  1. Crie conteúdo

O próximo passo depois de criar um orçamento claro e um cronograma para o seu planejamento de marketing de conteúdo é criar o conteúdo que você deseja publicar.

Não se esqueça de toda a pesquisa e preparação que você passou até este ponto.

Considere quais imagens você precisará para apoiar suas campanha. Tenha conteúdo planejado para cada post em seu calendário.

Lembre-se, criar conteúdo com antecedência é melhor do que fazê-lo no dia anterior. Por isso, um planejamento é essencial.

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  1. Comece a publicar e promover seu novo conteúdo

Agora que você criou conteúdo, é hora de postá-lo de acordo com o seu calendário, assim, você não ficará sem postagens e seu público sempre terá algo novo para ver.

Depois de postar um conteúdo, não esqueça de conferir a recepção dele, número de curtidas, compartilhamentos, comentários e visualizações o guiarão para começar a criar o melhor conteúdo possível.

Conclusão

Sem direção, o marketing se torna muito mais difícil. No entanto, o planejamento de marketing de conteúdo pode elevar os negócios e ajudá-los a atingir seus objetivos de forma mais eficaz.

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