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O planejamento estratégico é uma maneira de organizar seus objetivos e iniciativas para alcançá-los como empresa.
Ter um plano de ação é o que determina se uma empresa terá sucesso ou não, claro, além de uma estratégia de marketing e produtos e serviços de qualidade.
Mas para que tudo isso funcione é necessário um planejamento estratégico que te ajude a alcançar as suas metas e até mesmo mudar os planos da sua empresa.
Conheça mais sobre o planejamento estratégico neste post!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é o método que as organizações usam para desenvolver planos para atingir metas gerais de longo prazo.
Esse processo difere do plano de marketing, usado para definir os métodos que serão usados para divulgar a empresa.
E também é diferente do plano de vendas, que apenas consiste em como os produtos ou serviços serão vendidos.
O planejamento estratégico é amplo — ele ajuda a criar um roteiro para quais objetivos estratégicos você deve se esforçar para alcançar e quais iniciativas seriam melhores para os negócios.
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Etapas do planejamento estratégico
Antes de iniciar o planejamento estratégico, é importante revisar algumas etapas para preparar você e sua empresa para o sucesso.
- Determine sua posição estratégica
Esta fase de preparação estabelece a base para todo o trabalho daqui para frente. Você precisa saber onde está para determinar aonde precisa ir e como chegará lá.
Reúna funcionários importantes da sua empresa, se você tiver, para eles poderem dar suas opiniões e ajudarem você a determinar a melhor estratégia.
Você também deve coletar feedback dos clientes e observar dados do seu setor e do mercado em geral para melhorar ainda mais o seu planejamento e torná-lo mais propenso a ser bem-sucedido.
Também pode ser interessante revisar — ou criar, se você ainda não as tiver — as declarações de missão e visão de sua empresa para dar a você e sua equipe uma imagem clara de como o seu negócio será a partir de agora.
Além disso, revise os principais valores de sua empresa para se lembrar de como sua empresa planeja atingir esses objetivos.
Uma boa ideia é fazer uma análise SWOT para definir os pontos fortes e fracos da sua empresa e ver claramente o que precisa ser melhorado.
- Priorize seus objetivos
Depois de identificar sua posição atual no mercado, é hora de determinar os objetivos que o ajudarão a atingir suas metas. Seus objetivos devem estar alinhados com a missão e a visão da sua empresa.
Priorize seus objetivos fazendo perguntas importantes, como:
- Como anda a concorrência e como ela vai reagir?
- Quais partes do planejamento são prioridades?
- O que é preciso fazer para atingir os objetivos?
- Como o progresso será analisado?
Em qualquer planejamento estratégia é essencial saber quais os objetivos, as maneiras de alcançar os objetivos e ainda como eles serão analisados.
- Desenvolva um plano
Agora é hora de criar o planejamento estratégico para alcançar seus objetivos com sucesso.
Esta etapa requer determinar as táticas necessárias para atingir seus objetivos e designar um cronograma e comunicar claramente as responsabilidades.
Crie um mapeamento de toda a sua estratégia para não se perder e conseguir cumprir todas as metas com eficiência.
As escolhas verdadeiramente estratégicas geralmente envolvem uma troca. Por exemplo, a sua empresa pode se concentrar em não investir tanto em anúncios, mas caprichar bastante no conteúdo nas redes sociais.
O foco aqui é determinar o que o ajudará a alcançar os seus objetivos mais facilmente.
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- Executar e gerenciar o plano
Depois de ter o plano, você está pronto para implementá-lo. Primeiro, comunique o plano aos seus funcionários compartilhando a documentação relevante.
Transforme sua estratégia mais ampla em um plano concreto mapeando seus processos.
Use painéis de indicadores chave de desempenho (KPI) para comunicar claramente as responsabilidades da equipe.
Essa abordagem ilustra o processo de conclusão e a propriedade de cada etapa do caminho.
Configure revisões regulares com seus funcionários e determine os pontos de check-in para garantir que você esteja no caminho certo.
- Revise o plano
O estágio final do plano é a revisão, isso lhe dá a oportunidade de reavaliar suas prioridades e corrigir o seu plano estratégico com base em sucessos ou fracassos passados.
A cada três meses, determine quais KPIs sua equipe atendeu e como você pode continuar a atingi-los, adaptando seu plano conforme necessário.
Anualmente, é importante reavaliar suas prioridades e posição estratégica para garantir que você permaneça no caminho certo para o sucesso a longo prazo.
Acompanhe seu progresso usando balanced scorecards para entender de forma abrangente o desempenho de sua empresa e executar metas estratégicas.
Com o tempo, você pode descobrir que sua missão e visão precisam mudar — uma avaliação anual é um bom momento para considerar essas mudanças, preparar um novo plano e implementá-lo.
Conclusão
O planejamento estratégico não é algo simples de se fazer, mas pode ajudá-lo a obter o sucesso que você deseja para a sua empresa.
No entanto, não se esqueça que além de fazer um planejamento estratégia para sua organização é necessário também ter um plano de marketing adequado aos seus objetivos.
Afinal, o que fará a maior diferença no seu negócio é o cliente. Conheça os serviços de marketing digital da Agência de Marketing Digital DUNA agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo entrando em contato com a nossa equipe!