Se você quer aprender como se tornar um social media, você precisa ver as dicas deste post!

A rede social conquistou o mundo e mudou a forma como os consumidores encontram e compram produtos e serviços. Como resultado, muitas empresas também mudaram a forma como promovem suas marcas.

De acordo com o LinkedIn, a função de social media é uma das 10 funções mais procuradas.

Mas antes de começar a exercer essa função, é aconselhável revisar o que o trabalho exige e ver se ele corresponde às suas expectativas e capacidades.

Profissão de Social media: como começar nessa carreira

O que faz um social media?

Os gestores de rede social criam e mantêm a identidade de rede social de uma marca.

Eles trabalham para promover uma marca ou negócio usando estratégias eficazes de marketing de rede social e, em seguida, monitoram os resultados dessas táticas para garantir que sejam eficazes.

Os gestores de rede social criam e mantêm a identidade de rede social de uma marca.

Eles trabalham para promover uma marca ou negócio usando estratégias eficazes de marketing de rede social e, em seguida, monitoram os resultados dessas táticas para garantir que sejam eficazes.

Então, quais são as tarefas e responsabilidades típicas de um gestor de redes sociais?

Com base nas capturas de tela que compartilhamos e em nossa pesquisa adicional, aqui estão algumas das principais funções que você pode assumir como social media:

  • Desenvolvendo uma estratégia de marketing de rede social
  • Criação de voz e identidade de marca para plataformas de rede social
  • Projetar conteúdo visual e ativos digitais para postar em plataformas de rede social
  • Filmar vídeos ou supervisionar a produção de vídeos para plataformas de rede social
  • Planejar e postar conteúdo em todas as plataformas de rede social relevantes
  • Escrever legendas e descrições para postagens em mídias sociais ou colaborar estreitamente com membros da equipe editorial que o fazem
  • Analisar o conteúdo da rede social e o desempenho da campanha e ajustar a estratégia social de acordo
  • Relatórios sobre o desempenho da rede social para clientes e supervisores
  • Estabelecer contato com patrocinadores e influenciadores da marca para garantir a criação de conteúdo eficaz
  • Gerenciando comunidades, se necessário

Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?

Quais habilidades você precisa para se tornar um social media?

Por mais divertida que seja a rede social, o trabalho de um social media é árduo. Exige um equilíbrio medido entre criatividade e habilidades analíticas.

Se você estiver interessado em se tornar um social media, aqui estão algumas habilidades para aprimorar:

Habilidades de escrita

Você precisará criar conteúdo para postagens em mídias sociais em plataformas do LinkedIn ao Instagram e ao TikTok. Os gestores de rede social também escrevem descrições para postagens no YouTube e outros conteúdos de vídeo.

Visuais e design

Você precisará criar campanhas digitais para compartilhar em páginas de rede social, portanto, ter atenção ao design é fundamental.

Conhecimento de tecnologia

Compreender como funcionam os algoritmos de rede social, usar softwares e aplicativos de design gráfico e navegar na Internet exigem familiaridade com a tecnologia.

Criação e edição de vídeos

Mesmo se você trabalhar com cinegrafistas e roteiristas, precisará supervisionar o trabalho deles para garantir a conformidade com a identidade da marca.

Nesta era marcada pelos vídeos curtos, os gestores de rede social muitas vezes também precisam conceituar e criar vídeos para Instagram Reels, vídeos TikTok e YouTube Shorts por conta própria.

Conhecimento de marketing

Os profissionais de social media precisam ser hábeis no uso de seu canal de marketing. Você deve compreender os fundamentos do marketing de rede social, da execução de campanhas e da segmentação de clientes.

Pensamento analítico

Essa função é mais do que criar conteúdo; também envolve monitorar suas estratégias e manter o controle sobre análises.

Como social media, você precisará garantir que suas campanhas tenham um número crescente de seguidores.

Você também precisará manter os seguidores engajados e fazer com que uma porcentagem de espectadores compre seus produtos ou serviços.

Comunicação

A capacidade de se comunicar com membros da equipe, influenciadores e clientes é essencial para manter todos informados como gestores de rede social.

Liderança

Em organizações maiores, os gestores de rede social podem precisar supervisionar outros criadores de conteúdo, como cinegrafistas e designers gráficos. Nessas circunstâncias, as habilidades de liderança são essenciais.

Gerenciar comunidades

Cada vez mais organizações procuram gestores de redes sociais que também possam construir e moderar comunidades como grupos do Facebook, por exemplo. Se você tiver fortes habilidades de construção de comunidade, será uma vantagem bem-vinda.

Saiba mais: O que faz um social media iniciante?

Como se tornar um social media: 5 etapas essenciais

Tornar-se um social media pode parecer impossível quando você não tem nenhuma experiência ou conexão com o setor. Mas, com o foco e o treinamento certos, você certamente poderá fazer funcionar.

Siga estas etapas para se tornar um social media:

Etapa 1: consiga uma certificação

Embora uma certificação não seja necessária, ela pode ajudá-lo a se familiarizar com o setor muito mais rapidamente do que tentar aprender tudo sozinho.

Se você é um novato no mundo das mídias sociais e do marketing, uma certificação é uma ótima maneira de obter instruções de um profissional.

Felizmente, existem vários cursos de certificação em marketing de rede social voltados para possíveis gestores de rede social. Aqui estão algumas opções excelentes:

  • Curso online de gestão de redes sociais da Udemy 
  • Gerenciamento de mídias sociais do Coursera

Para uma introdução mais ampla ao campo do marketing digital, considere uma certificação de marketing digital ou um bootcamp de marketing digital.

Etapa 2: aprimore suas habilidades

Habilidades como redação, conhecimento de rede social e design podem ser aprendidas e refinadas com a prática. A melhor maneira de praticar é usar essas habilidades.

Quer aprimorar suas habilidades de escrita? Comece um blog! Gostaria de ter um olhar melhor para o design? Pratique criando imagens para seu blog e mídias sociais e peça feedback de seus leitores.

Você também pode criar vídeos para suas contas de rede social ou considerar iniciar um canal no YouTube.

Outro passo importante é familiarizar-se com as principais ferramentas de gerenciamento de rede social, pois elas o ajudarão a gerenciar seu fluxo de trabalho e a realizar seu trabalho com mais eficiência. Inscreva-se para alguns testes gratuitos e experimente algumas ferramentas diferentes para ver como funcionam e onde diferem.

Etapa 3: Construa uma presença nas redes sociais

Se você vai pedir a alguém para contratá-lo para mídias sociais, você precisará ter um portfólio, e não há portfólio melhor do que uma conta de rede social que você administra.

Recomendamos criar uma conta em uma ou duas plataformas de rede social e desenvolvê-las do zero.

Seja uma conta do Instagram, TikTok ou Pinterest, escolha um nicho e siga criando conteúdo para sua comunidade.

Esta é uma maneira fantástica de aprender como funcionam as análises e compreender os algoritmos das redes sociais.

Etapa 4: Encontre uma comunidade

Parte do sucesso nas redes sociais é encontrar seu pessoal. Uma comunidade também é uma forma útil de obter referências de clientes e aprender com a experiência dos líderes do setor.

Os grupos do Facebook funcionam bem para se conectar com outros gestores de rede social e até mesmo para encontrar empregos. Uma simples pesquisa por “gestores de rede social” produz uma lista de opções para você.

Etapa 5: conseguir um emprego inicial (ou estágio)

Finalmente, depois de aprender os termos do setor, aprimorar suas habilidades, construir seu portfólio e escutar conversas em grupo, você estará pronto para seu primeiro emprego de verdade!

Explore oportunidades de emprego em seus grupos de colegas, no LinkedIn e em outros sites de busca de emprego.

Não há nada como aprender no trabalho, então aproveite a oportunidade para aumentar sua rede e adquirir novas habilidades.

E, quando você chegar à fase da entrevista, certifique-se de estar preparado para responder a essas perguntas comuns das entrevistas com gestores de rede social.

Saiba mais: O que é administração de redes sociais?

Em que tipo de empresa trabalham os profissionais de social media?

Qualquer empresa! Hoje em dia, mais marcas e empresas estão construindo uma presença nas redes sociais, para que você possa trabalhar em qualquer um dos seguintes setores:

  • Moda
  • meios de comunicação
  • Educação
  • Bens de consumo
  • Finança
  • Tecnologia
  • Assistência médica
  • Estilo de vida

E isso só para citar alguns.

Dê o primeiro passo e leia mais sobre a profissão de social media neste blog!

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