Conhecer redes sociais novas e até mesmo utilizá-las para suas campanhas de marketing digital é um diferencial que pode te destacar.

Ainda que as redes sociais tradicionais sejam essenciais para uma estratégia de sucesso, é interessante acompanhar as novas tendências nesse setor e ficar atualizado antes de todo mundo.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com as principais redes sociais novas do momento. Acompanhe!

Redes sociais novas: Top 6 plataformas para ficar de olho

Por que conhecer redes sociais novas?

Nos últimos anos, vivenciamos um verdadeiro frenesi de crescimento nas redes sociais, com plataformas como Instagram, Facebook e Twitter dominando a cena digital.

Embora esse crescimento tenha trazido inúmeras vantagens para estratégias de marketing de conteúdo, é impossível negar que a crescente participação de indivíduos também trouxe consigo uma concorrência cada vez maior.

Afinal, em um cenário onde todos estão buscando seu espaço, é cada vez mais desafiador se destacar nas redes sociais mais “tradicionais”.

No entanto, a busca por alternativas não deve ser encarada como um simples escape, mas sim como uma oportunidade de explorar novas abordagens para atingir e engajar o público-alvo.

É nesse contexto que surgem as redes sociais novas, plataformas que estão despertando a atenção e a curiosidade de um público ávido por algo diferente.

Neste cenário em constante evolução, não seria ousado considerar que alguma dessas novas plataformas possa se tornar a próxima sensação, assim como testemunhamos o TikTok.

Portanto, é essencial estarmos atualizados e cientes das últimas tendências em redes sociais novas, a fim de não apenas acompanhar a mudança, mas também se antecipar a ela.

Saiba mais: Top 5 Redes Sociais que você deve usar hoje 

Redes sociais novas que você deve conhecer

  1. Threads

Threads é o aplicativo recém-lançado da Meta que rivaliza com o Twitter, colocando seu foco principal no compartilhamento de pequenos trechos de texto na plataforma gratuita baseada em conversas.

A plataforma apoiada por Zuckerberg é autônoma, porém, é um hub online vinculado ao Instagram (e requer uma conta do Instagram para se inscrever).

A plataforma permite mensagens escritas com até 500 caracteres, além disso, o Threads também permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos de até cinco minutos. O aplicativo está disponível em mais de 100 países (com planos de expansão).

Saiba mais: 8 Dicas para criar uma estratégia de marketing digital no Instagram

  1. TikTok

O TikTok já não é tão recente, mas sempre bom lembrar de seu sucesso, e de como uma plataforma nova no mercado pode se destacar.

O TikTok, é uma plataforma destinada ao compartilhamento de vídeos curtos. Com sua característica distintiva de permitir vídeos de 15 ou 60 segundos, e agora até de 3 minutos, a plataforma possui muitas possibilidades.

Aqui, a criatividade encontra seu lugar, com filtros cinematográficos, legendas envolventes, trilhas sonoras cativantes, gifs animados e a capacidade de realizar cortes precisos, tudo isso à disposição.

Assim como nas plataformas Instagram e Twitter, você pode seguir os perfis de outros usuários, mergulhando em um ecossistema de interações que inclui curtidas, comentários e até mesmo compartilhamento através de aplicativos como o WhatsApp.

O crescimento do TikTok pode ser atribuído, em grande parte, à sua habilidade inigualável de catalisar a viralização.

Os desafios propostos pelos usuários, coreografias cativantes, imitações de figuras públicas e sátiras instigantes têm um poder singular de inspirar e convidar outros a participarem da diversão.

Esse apelo é especialmente eficaz entre o público jovem, que é atraído para a plataforma por meio da promessa de experiências compartilháveis e envolventes.

  1. Twitch

Twitch é uma plataforma de vídeos ao vivo que cresceu bastante durante a pandemia. Aqui, os streamers como são conhecidos, fazem lives interagindo com o público, jogando, conversando, e fazendo uma série de outros conteúdos.

A Twitch se destaca por suas transmissões ao vivo e pela grande variedade de nichos disponíveis na plataforma.

  1. Reddit

O Reddit é uma plataforma que lembra o estilo dos fóruns dos anos 2000, servindo como uma rede de notícias e entretenimento, possibilitando que seus usuários comentem sobre os mais variados assuntos.

O Reddit possui comunidades, conhecidas como subreddits onde as pessoas se inscrevem e acompanham o que é postado.

Essa plataforma é bastante conhecida internacionalmente, e a maior parte do seu conteúdo é em inglês, no entanto, a plataforma tem despertado a curiosidade do público brasileiro.

  1. Quora

Até recentemente, ao realizar uma busca no Google, era quase uma tradição encontrar o Yahoo Respostas como um dos resultados, não é mesmo?

O Quora, de certa forma, se assemelha ao saudoso Yahoo Respostas, porém, seu foco é direcionado para questões profissionais e especializadas.

Isso significa que, se você está no início de sua carreira e se depara com termos ou conceitos desconhecidos, o Quora se apresenta como uma ferramenta valiosa.

Você pode não apenas pesquisar informações, mas também solicitar assistência da comunidade para sanar suas dúvidas.

  1. Medium

O Medium é uma plataforma de compartilhamento de textos, ainda que ele se diferencie das redes sociais mencionadas acima, o Medium se apresenta como uma alternativa cativante.

O Medium é uma plataforma que reúne elementos de blogs e redes sociais, proporcionando a oportunidade de criar postagens em formato de texto, além de permitir a exploração das criações de outros autores.

A plataforma serve como um canal onde indivíduos compartilham suas vivências e conhecimentos, transmitindo suas lições aos leitores ávidos por insights valiosos.

Portanto, se sua marca está focada na produção de conteúdo textual e busca construir uma comunidade dedicada, que verdadeiramente consome e valoriza suas publicações, o Medium é uma ótima escolha.

Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?

Conclusão

Conhecer redes sociais novas e explorar diferentes estratégias de marketing digital é uma etapa muito importante para o sucesso nas redes sociais.

É claro que, para que qualquer estratégia de mídia social dê certo, é necessária uma ótima gestão de redes sociais.

Portanto, se você possui uma marca e quer conquistar mais pessoas do seu público-alvo, terá que não apenas acertar no conteúdo das redes sociais, mas também sem sua administração como um todo.

Por isso, a DUNA Marketing Digital oferece serviço de gestão de redes sociais e social media, que ajuda empresas a conquistarem clientes nessas plataformas sem se estressar com a criação e planejamento que esse tipo de marketing exige.

Chamar !
Precisa divulgar seu negócio ?
Somos especialistas em Gestão de redes sociais.