Índice
Conhecer redes sociais novas e até mesmo utilizá-las para suas campanhas de marketing digital é um diferencial que pode te destacar.
Ainda que as redes sociais tradicionais sejam essenciais para uma estratégia de sucesso, é interessante acompanhar as novas tendências nesse setor e ficar atualizado antes de todo mundo.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com as principais redes sociais novas do momento. Acompanhe!
Por que conhecer redes sociais novas?
Nos últimos anos, vivenciamos um verdadeiro frenesi de crescimento nas redes sociais, com plataformas como Instagram, Facebook e Twitter dominando a cena digital.
Embora esse crescimento tenha trazido inúmeras vantagens para estratégias de marketing de conteúdo, é impossível negar que a crescente participação de indivíduos também trouxe consigo uma concorrência cada vez maior.
Afinal, em um cenário onde todos estão buscando seu espaço, é cada vez mais desafiador se destacar nas redes sociais mais “tradicionais”.
No entanto, a busca por alternativas não deve ser encarada como um simples escape, mas sim como uma oportunidade de explorar novas abordagens para atingir e engajar o público-alvo.
É nesse contexto que surgem as redes sociais novas, plataformas que estão despertando a atenção e a curiosidade de um público ávido por algo diferente.
Neste cenário em constante evolução, não seria ousado considerar que alguma dessas novas plataformas possa se tornar a próxima sensação, assim como testemunhamos o TikTok.
Portanto, é essencial estarmos atualizados e cientes das últimas tendências em redes sociais novas, a fim de não apenas acompanhar a mudança, mas também se antecipar a ela.
Saiba mais: Top 5 Redes Sociais que você deve usar hoje
Redes sociais novas que você deve conhecer
- Threads
Threads é o aplicativo recém-lançado da Meta que rivaliza com o Twitter, colocando seu foco principal no compartilhamento de pequenos trechos de texto na plataforma gratuita baseada em conversas.
A plataforma apoiada por Zuckerberg é autônoma, porém, é um hub online vinculado ao Instagram (e requer uma conta do Instagram para se inscrever).
A plataforma permite mensagens escritas com até 500 caracteres, além disso, o Threads também permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos de até cinco minutos. O aplicativo está disponível em mais de 100 países (com planos de expansão).
Saiba mais: 8 Dicas para criar uma estratégia de marketing digital no Instagram
- TikTok
O TikTok já não é tão recente, mas sempre bom lembrar de seu sucesso, e de como uma plataforma nova no mercado pode se destacar.
O TikTok, é uma plataforma destinada ao compartilhamento de vídeos curtos. Com sua característica distintiva de permitir vídeos de 15 ou 60 segundos, e agora até de 3 minutos, a plataforma possui muitas possibilidades.
Aqui, a criatividade encontra seu lugar, com filtros cinematográficos, legendas envolventes, trilhas sonoras cativantes, gifs animados e a capacidade de realizar cortes precisos, tudo isso à disposição.
Assim como nas plataformas Instagram e Twitter, você pode seguir os perfis de outros usuários, mergulhando em um ecossistema de interações que inclui curtidas, comentários e até mesmo compartilhamento através de aplicativos como o WhatsApp.
O crescimento do TikTok pode ser atribuído, em grande parte, à sua habilidade inigualável de catalisar a viralização.
Os desafios propostos pelos usuários, coreografias cativantes, imitações de figuras públicas e sátiras instigantes têm um poder singular de inspirar e convidar outros a participarem da diversão.
Esse apelo é especialmente eficaz entre o público jovem, que é atraído para a plataforma por meio da promessa de experiências compartilháveis e envolventes.
- Twitch
Twitch é uma plataforma de vídeos ao vivo que cresceu bastante durante a pandemia. Aqui, os streamers como são conhecidos, fazem lives interagindo com o público, jogando, conversando, e fazendo uma série de outros conteúdos.
A Twitch se destaca por suas transmissões ao vivo e pela grande variedade de nichos disponíveis na plataforma.
O Reddit é uma plataforma que lembra o estilo dos fóruns dos anos 2000, servindo como uma rede de notícias e entretenimento, possibilitando que seus usuários comentem sobre os mais variados assuntos.
O Reddit possui comunidades, conhecidas como subreddits onde as pessoas se inscrevem e acompanham o que é postado.
Essa plataforma é bastante conhecida internacionalmente, e a maior parte do seu conteúdo é em inglês, no entanto, a plataforma tem despertado a curiosidade do público brasileiro.
- Quora
Até recentemente, ao realizar uma busca no Google, era quase uma tradição encontrar o Yahoo Respostas como um dos resultados, não é mesmo?
O Quora, de certa forma, se assemelha ao saudoso Yahoo Respostas, porém, seu foco é direcionado para questões profissionais e especializadas.
Isso significa que, se você está no início de sua carreira e se depara com termos ou conceitos desconhecidos, o Quora se apresenta como uma ferramenta valiosa.
Você pode não apenas pesquisar informações, mas também solicitar assistência da comunidade para sanar suas dúvidas.
- Medium
O Medium é uma plataforma de compartilhamento de textos, ainda que ele se diferencie das redes sociais mencionadas acima, o Medium se apresenta como uma alternativa cativante.
O Medium é uma plataforma que reúne elementos de blogs e redes sociais, proporcionando a oportunidade de criar postagens em formato de texto, além de permitir a exploração das criações de outros autores.
A plataforma serve como um canal onde indivíduos compartilham suas vivências e conhecimentos, transmitindo suas lições aos leitores ávidos por insights valiosos.
Portanto, se sua marca está focada na produção de conteúdo textual e busca construir uma comunidade dedicada, que verdadeiramente consome e valoriza suas publicações, o Medium é uma ótima escolha.
Saiba mais: Quanto custa um gestor de redes sociais?
Conclusão
Conhecer redes sociais novas e explorar diferentes estratégias de marketing digital é uma etapa muito importante para o sucesso nas redes sociais.
É claro que, para que qualquer estratégia de mídia social dê certo, é necessária uma ótima gestão de redes sociais.
Portanto, se você possui uma marca e quer conquistar mais pessoas do seu público-alvo, terá que não apenas acertar no conteúdo das redes sociais, mas também sem sua administração como um todo.
Por isso, a DUNA Marketing Digital oferece serviço de gestão de redes sociais e social media, que ajuda empresas a conquistarem clientes nessas plataformas sem se estressar com a criação e planejamento que esse tipo de marketing exige.