Mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo convivem diariamente com o tráfego pago no Instagram, e muitas vezes compram devido a ele.

Essa é uma rede social que continua a crescer e o número de usuários ativos é cada vez maior.

Como consequência, tornou-se uma das melhores redes sociais para atingir o público desejado com pouco investimento.

Além disso, como o Facebook e o Instagram utilizam a mesma plataforma de publicidade, o Facebook Ads, é possível utilizar critérios de segmentação conjuntos entre eles.

O objetivo deste post é explicar as vantagens de utilizar Instagram Ads, mas, acima de tudo, mostrar porque é uma das melhores opções se você deseja alcançar oportunidades comerciais com pouco investimento.

Tráfego Pago no Instagram: Entenda como funciona aqui

O que é tráfego pago no Instagram?

Instagram Ads, ou tráfego pago no Instagram, é a plataforma de publicidade em forma de vídeos ou imagens na plataforma para atingir um público-alvo utilizando diferentes critérios de segmentação pré-estabelecidos na criação do anúncio.

O objetivo é investir uma determinada quantia de dinheiro, que você também pode definir, para oferecer determinado conteúdo a pessoas cujos interesses estejam relacionados a ele.

A forma de fazer anúncios no Instagram Ads é a mesma do Facebook, já que é utilizada a mesma plataforma, o Facebook Ads, o que o tornou uma das maiores plataformas de gestão de anúncios, com milhões de usuários ativos.

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Vantagens dos anúncios do Instagram

Anúncios do Facebook

Como falamos no início deste artigo, após a aquisição do Instagram em 2012 pelo Facebook, ambas as plataformas passaram a gerir os seus anúncios em conjunto através do Facebook Ads. As principais vantagens desta fusão são:

  • Possibilidade de lançamento de campanhas omnicanal simultâneas nas duas redes sociais.
  • Colete dados na mesma plataforma.

Aproveite a audiência, tanto no Instagram quanto no Facebook, para segmentar e otimizar campanhas bem categorizadas.

Segmentação avançada

Como o Instagram Ads tem as mesmas opções avançadas de segmentação do Facebook, podemos usar critérios como idade, gênero, localização, posição, interesses, etc. para nos direcionar ao perfil perfeito.

Além disso, o pixel do Facebook pode ser utilizado para criar públicos semelhantes ou parecidos, ou seja, com comportamentos ou características semelhantes a pessoas que já interagiram com nosso site ou com públicos concorrentes.

Alto nível de engajamento

O Instagram é uma das plataformas com maior engajamento atualmente. Em média, as postagens obtêm 4,21% de engajamento, 58 vezes mais que o Facebook

Levando em consideração esses dados, podemos esperar um bom retorno das campanhas que realizamos em comparação com outras plataformas, desde que façamos uma boa segmentação e nosso anúncio seja atrativo para nosso público-alvo.

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Quanto custa fazer tráfego pago no Instagram?

O preço do tráfego pago no Instagram depende do orçamento que estamos dispostos a gastar.

A plataforma permite-nos estabelecer um orçamento diário para que, uma vez atingido o limite, o anúncio deixe de ser apresentado, ou criar um orçamento para um conjunto de anúncios a apresentar durante um determinado período de tempo.

É preciso levar em conta que o preço real, ou seja, o que o Instagram nos cobrará por cada resultado obtido, dependerá de diversos fatores: concorrência, segmentação de público, produto ou serviço promovido.

Ou seja, de acordo com o objetivo da campanha. Com base nestes fatores, será mais ou menos difícil atingirmos o objetivo que escolhemos para a campanha.

  1. Competência

Dependendo do setor, pode haver outros anunciantes tentando posicionar ou vender um produto semelhante ao seu. Se isso acontecer, o custo por objetivo (tráfego, interação, reprodução de vídeo, downloads de aplicativos etc.) provavelmente variará.

  1. Segmentação 

É um dos pontos que mais podem influenciar o preço dos anúncios no Instagram Ads. A segmentação nos permite especificar tanto quanto possível o público-alvo que pretendemos atingir.

Quanto mais precisos formos sobre o perfil que queremos atingir, maior será a probabilidade de atingirmos o nosso objetivo, mas o preço de cada impressão também será maior.

Muitas pessoas cometem o erro de criar um público mais genérico para obter maior alcance, correndo o risco de impactar pessoas que não têm interesse no anúncio.

Saiba mais: Qual o valor que um gestor de tráfego cobra?

Quanto investir em Instagram Ads?

Como mencionamos anteriormente, a quantidade de dinheiro para investir no tráfego pago no Instagram, depende do seu orçamento e de diversos fatores que podem influenciar o preço de suas campanhas.

Só quando ativar a campanha é que saberá quanto custa atingir o objetivo definido.

Por exemplo, se o seu anúncio tem como objetivo direcionar tráfego para uma página, você deverá dividir o custo da campanha pelo número de visitas obtidas à sua página através da campanha.

Ou se o seu objetivo é obter downloads, você deve dividir o custo da campanha pelo número de downloads. Assim você saberá o valor médio que precisa destinar para atingir seus objetivos.

Outras métricas mais utilizadas são custo por clique (CPC), custo por mil (CPM) ou custo por lead (CPL), entre outras.

Portanto, será necessário realizar testes para determinar quanto nos custará a nossa campanha de Facebook Ads com base no nosso objetivo.

Dicas para melhorar suas campanhas de tráfego pago no Instagram e reduzir custos

Usar geolocalização

Postagens com geolocalização tendem a ganhar mais atenção do que as que não incluem esse recurso. Portanto, vale a pena testar essa opção em seus posts.

Usar hashtags

As hashtags são outro elemento que, quando bem utilizado, ajudam a organizar e promover o conteúdo.

Fotos ou vídeos?

Estamos habituados ao fato de que, nos últimos anos, o conteúdo audiovisual ter se tornado o rei das publicações.

E você não pode ficar de fora dessa, é imprescindível que sua empresa tenha conteúdos em formato de vídeos curtos.

Conclusão

O mundo digital muda rapidamente e as redes sociais estão suscetíveis a essas mudanças.

Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das plataformas mais utilizadas e atualmente é aquela em que a maioria dos anunciantes confia.

Portanto, podemos dizer que o Instagram é atualmente uma das melhores plataformas para realizar publicidade online, mas devemos estar sempre atentos às mudanças do público ativo para garantir que o nosso público-alvo esteja na rede social em que investimos.

Em relação ao preço do tráfego pago no Instagram, é importante levar em consideração os fatores mencionados acima:

  • Escolha a rede social certa
  • Crie uma boa segmentação
  • Realize testes e aplique ajustes para otimizar campanhas
  • Escolha o objetivo que melhor se adapta às nossas necessidades

E, em última análise, aproveitar os diferentes formatos e diferentes funcionalidades pode ter um impacto direto no desempenho dos nossos anúncios no Instagram Ads e, consequentemente, no preço.

Para conhecer mais sobre esse e outros serviços de marketing digital, visite o site da Agência de Tráfego Pago agora mesmo!

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