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O ROI do marketing de conteúdo é a maneira de medir quanta receita ou conversões seu conteúdo gerou com base na quantidade de dinheiro, tempo ou recursos gastos nele.
Neste post, veremos as melhores métricas que você pode usar para medir o ROI do marketing de conteúdo. Venha conferir!
Quais métricas usar para medir o ROI do marketing de conteúdo?
As melhores métricas a serem usadas ao medir o retorno sobre o investimento do marketing de conteúdo também são as métricas mais básicas que os profissionais de marketing usam para relatar o desempenho do conteúdo:
- Aumento nas conversões orgânicas
- Crescimento do tráfego no site
- Melhor classificação na página do Google
- Aumento nos cliques
Lembre-se de que os KPIs ou metas para cada tipo de conteúdo podem diferir dependendo do público, intenção ou formato de mídia.
No entanto, essas métricas são as melhores a serem usadas ao tentar determinar o ROI do marketing de conteúdo.
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Como usar essas métricas para analisar o ROI do marketing de conteúdo?
Existem muitas etapas e recursos diferentes envolvidos na produção de conteúdo.
Para continuar criando conteúdo de alta qualidade e provar para sua empresa ou para si mesmo que vale a pena otimizar o conteúdo nas fases iniciais de desenvolvimento, é importante usar essas métricas para relatar os resultados.
O primeiro passo para provar o ROI do marketing de conteúdo é comparar o desempenho do conteúdo inicialmente antes de fazer qualquer otimização.
Se o conteúdo já existir no site, você deve acompanhar o desempenho desta página antes que algo seja alterado.
Se o conteúdo for novo, certifique-se de medir e monitorar a página assim que for publicada para visualizar como o conteúdo está se saindo desde o início.
Veja abaixo como analisar cada métrica:
- Aumento nas conversões orgânicas
Essa é uma maneira simples, mas muito eficaz, de observar o desempenho do ROI do marketing de conteúdo.
As conversões podem parecer diferentes para cada tipo de conteúdo.
Você pode medir as conversões com base no total de assinantes da sua newsletter, no total de downloads de PDF ou no total de cliques em um botão do site.
Essa métrica mostra como os usuários estão engajando com o seu conteúdo, permitindo que você observe o desempenho de sua estratégia.
- Crescimento do tráfego no site
Outra métrica importante a ser incluída nos relatórios sobre os esforços de marketing de conteúdo é a quantidade de tráfego no site ou cliques no conteúdo produzido.
Este é um ótimo momento para avaliar quanto tráfego orgânico ou cliques esse conteúdo estava gerando, ou a porcentagem de tráfego que ele representa para o site geral antes que as otimizações fossem feitas na página.
É importante observar que nem sempre há dados de conversão orgânicas para saber como o conteúdo está ajudando o site.
Às vezes, um usuário absorve o conteúdo do site e volta semanas ou meses depois para converter, o que torna mais difícil mostrar a ligação direta que o SEO teve na condução dessa conversão.
No entanto, o uso de ferramentas como Google Analytics para observar o tráfego do site são muito úteis, pois elas ajudam a entender qual conteúdo o seu público quer ver.
- Melhor classificação na página do Google
Se você possui um site, provavelmente quer aparecer na primeira página do Google, a maneira mais eficaz de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo.
Observar a posição de suas páginas ajudará a medir o ROI do marketing de conteúdo.
Afinal, quanto mais alta for sua posição, mais chances você terá de ser visitado pela pessoa que pesquisou a palavra-chave relacionada ao seu conteúdo.
Conclusão
Medir o ROI do marketing de conteúdo é difícil porque existem muitas métricas diferentes que você usa para contar a história do sucesso do seu conteúdo.
Ao usar as métricas descritas acima, você pode observar como o SEO ajuda a tornar seu site, marca, produtos e serviços mais visíveis para o mundo.
E visibilidade aprimorada significa mais tráfego, conversões e geração de receita.
Configurar os relatórios para medir o impacto do seu conteúdo também ajuda a identificar quando o conteúdo pode não ter um bom desempenho, para que você possa fazer ajustes e otimizar novamente o conteúdo.
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