O funil de conversão é o caminho que os visitantes do seu site devem seguir para se tornarem clientes da sua empresa.

Neste post, você aprenderá tudo sobre o funil de conversão, como ele funciona, por que é importante e também verá dicas de como aumentar suas taxas de conversão.

Venha conferir!

Funil de Conversão: O que é e usar para conquistar clientes

 

 

O que é um funil de conversão?

No marketing digital, um funil de conversão é uma descrição do processo passo a passo pelo qual os visitantes do site se transformam em leads e/ou clientes.

Compreender os caminhos de conversão é valioso porque permite que os profissionais de marketing determinem como os visitantes estão interagindo com seu site e otimizem essa experiência para ter a maior conversão e eficácia possível.

Cada funil de conversão será diferente, mas todos os caminhos de conversão têm quatro coisas em comum:

  • Origem do tráfego — Todo funil de conversão começa determinando de onde vem o tráfego do site, porque nem todas as origens de tráfego são iguais.
  • Landing Page — A landing page é o principal de todo funil de conversão. É aqui que os visitantes chegam depois de clicar e também é o lugar onde eles decidem se vão dar o primeiro passo para a conversão.
  • Oferta — Os caminhos de conversão não podem existir sem uma oferta. Uma “oferta” é o produto, serviço ou recurso que você está promovendo para coletar leads ou clientes.
  • Ponto final – Todo funil de conversão deve chegar ao fim (caso contrário, é mais um funil de vendas). O ponto final representa o final desse funil de conversão específico.

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Por que o funil de conversão é importante?

Funil de Conversão: O que é e usar para conquistar clientes

Nem todo tráfego online é o mesmo, algumas pessoas estarão mais propensas a se tornarem clientes de sua empresa, enquanto outras não se interessarão pela sua oferta.

O fato é que aproximadamente 96% das pessoas que visitam seu site não estão prontas para comprar (de acordo com Marketo) – elas estão apenas explorando.

Mas os caminhos de conversão criam uma experiência que ajuda essas pessoas a tomarem uma decisão, quer isso signifique que eles fornecem seu endereço de email para obter um recurso gratuito ou compram uma de suas ofertas.

A experiência do funil de conversão é necessária para um marketing online eficaz.

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5 etapas para criar um funil de conversão eficaz

Veja como criar um funil de conversão eficaz seguindo as etapas abaixo:

Incluiremos dicas práticas, conselhos e exemplos.

  1. Conheça seu público 

A parte mais importante da criação de um funil de conversão é entender completamente as pessoas que seguirão esse caminho.

Quem são eles? O que eles querem? Do que eles gostam? Por que eles se interessaram em sua empresa?

Crie um avatar de cliente para o seu negócio, se ainda não o fez – isso o ajudará a solidificar em sua mente a pessoa a quem você atende.

Saiba mais: Buyer persona

  1. Mapeie o funil de conversão

O funil de conversão é uma experiência. E é um exercício útil pegar um pedaço de papel ou um arquivo online e mapear a experiência que você pretende criar para o seu mercado-alvo.

Talvez comece com um anúncio. Qual é o ângulo do anúncio e por que eles vão clicar?

Em seguida, pense na landing page. Qual é o estilo, experiência e mensagens que a página de destino deve transmitir? O que ele oferece? Por que isso os obrigará a se converter?

Crie seu mapa de conversão para ajudá-lo a visualizar a experiência do usuário e entender o que o faria converter.

  1. Segmente por origem do tráfego

Imagine que você está veiculando anúncios de vários lugares em uma única landing page.

Você pode não se preocupar muito com a origem de todo esse tráfego ao tentar otimizar o funil de conversão, mas é altamente recomendável adicionar isso à sua lista de considerações. Afinal, nem todo tráfego é igual.

Você pode estar gerando 10.000 visitas por mês do Facebook e apenas 7.000 visitas por mês do LinkedIn com o mesmo gasto com anúncios – e mesmo que os visitantes do LinkedIn sejam mais caros, é possível que eles também sejam mais valiosos.

É por isso que é importante analisar as métricas de conversão com base nas fontes de tráfego.

Tenha isso em mente e segmente seu tráfego desde o início ao criar seu funil de conversão.

  1. Otimização da taxa de conversão(CRO)

Não há como negar – a otimização da taxa de conversão e o funil de conversão são duas faces da mesma moeda.

Isso porque melhorar a eficácia de um funil de conversão geralmente é simplesmente uma questão de implementar boas práticas de CRO.

Portanto, é preciso que você tenha conhecimento sobre suas taxas de conversão para que seja possível entender da onde os seus clientes estão vindo e como conquistar mais pessoas da mesma forma.

É nesse ponto que ter uma agência de marketing digital te ajudando é muito útil, pois eles te dirão mais dados acerca do desempenho de suas campanhas.

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  1. Fique de olho nas métricas 

Ao criar seu funil de conversão, teste com antecedência e com frequência. Não crie apenas um funil de conversão.

Crie pelo menos dois e teste para ver qual tem um desempenho melhor. Depois de determinar um vencedor, foque nele e continue mensurando os resultados.

Conclusão

Apenas algumas alterações em um funil de conversão podem fazer uma enorme diferença na receita e na lucratividade.

Você pode usar as dicas acima para criar funis de conversão que levam seus visitantes a se tornarem leads e seus leads a se tornarem clientes.

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