Índice
Nos últimos anos, a internet se tornou a principal forma com que as pessoas pesquisam e compram produtos.
Um dos aspectos mais importantes do SEO (search engine optimization) é a otimização de sites.
Ter um site funcional e atrativo já não é opcional: é uma necessidade. Todo profissional de marketing precisa conhecer pelo menos as estratégias básicas de como otimizar um site.
Aprenda neste post como deixar o seu site otimizado!
O que é otimização de sites?
A otimização de sites é o processo de usar conhecimento, ferramentas e estratégias para melhorar o desempenho do seu site e ajudá-lo a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
O objetivo da otimização de sites é direcionar mais tráfego para um site, aumentar o número de conversões e, por fim, aumentar a receita.
Com muita frequência, os profissionais de marketing e empreendedoras usam para outras estratégias de marketing sem garantir que o site da empresa esteja totalmente otimizado.
No entanto, otimizar seu site pode ajudá-lo a se conectar com seu mercado de maneira eficaz e eficiente, sem pagar por anúncios.
Saiba mais: Veja 7 Motivos para Criar um Site para sua Empresa hoje
Por que a otimização de sites é importante
Por que a otimização de sites é tão importante? A otimização de sites é uma parte crucial da criação de qualquer estratégia de marketing digital.
Um site é a casa de uma empresa na internet e deve funcionar bem, ter boa aparência e ser bem mantido.
Espera-se que as vendas globais de comércio eletrônico cheguem a $5,5 bilhões de dólares em todo o mundo em 2022.
E mesmo que você não venda seus produtos e serviços online, a internet se tornou o local ideal para encontrar detalhes sobre empresas locais.
Quando você tem um site bem otimizado, ele funciona para você online 24 horas por dia, 7 dias por semana, para se conectar com pessoas que estão procurando por você.
Quando os consumidores pesquisarem termos relevantes, seu site e sua empresa aparecerão.
A principal coisa a lembrar quando se trata de otimização de site é não apenas otimizar seu site para mecanismos de pesquisa, mas também para pessoas de verdade.
Várias estratégias diferentes se combinam para garantir que seu site seja totalmente otimizado:
- SEO
- Marketing de conteúdo
- Web Analytics
- Experiência do Usuário (UX)
- Web design e desenvolvimento
- Otimização da taxa de conversão
O que significa ter um site otimizado?
A definição técnica de “otimizado” quando se refere a sites é reorganizar ou reescrever dados ou gráficos para melhorar a eficiência da recuperação ou processamento.
O primeiro passo para ter um site otimizado é identificar o que há de errado com seu site e encontrar qualquer problema. Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo com SEO, velocidade da página, usabilidade móvel e muito mais.
As ferramentas de otimização de sites ajudam você a descobrir o que está fazendo certo – e errado – no seu site.
Existem ferramentas para ajudá-lo a otimizar o conteúdo do site existente e ferramentas para ajudá-lo a identificar o que está deixando seu site lento. Estas são algumas das melhores ferramentas gratuitas de otimização de sites:
A velocidade da página é essencial para o sucesso do seu site. A velocidade da página não é apenas um fator de classificação do Google, mas as páginas lentas também desencorajam os visitantes de permanecer em seu site.
O PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que você usa para medir o desempenho de velocidade de um site em computadores e dispositivos móveis.
A ferramenta atribui uma pontuação a cada site, em uma escala de classificação de 0 a 100.
Se o seu site estiver classificado acima de 90, essa é uma boa pontuação. Mas as pontuações entre 50 e 90 podem melhorar, e abaixo de 50 é considerado ruim.
O Google Search Console é uma excelente ferramenta de otimização de sites porque permite visualizar o desempenho de seus sites no Google.
Também é uma ferramenta útil para solucionar problemas com seu site, corrigir problemas de indexação, solicitar indexação de conteúdo novo e vários outros recursos.
O Google Search Console também fornece dados relacionados à pesquisa, que são inestimáveis para os profissionais de marketing.
Ele pode informar com que frequência um site é classificado na pesquisa, para quais palavras-chave um site está classificado e com que frequência os usuários clicam em seu site.
O Google Analytics é uma ferramenta que ajuda você a entender o comportamento do usuário em seu site.
Ele permite que você acompanhe como os usuários navegam em seu site, coleta dados e oferece relatórios personalizados. Além disso, há uma versão gratuita e também uma versão paga disponível.
O Google Optimize é uma ferramenta que permite testar novos recursos em seu site. Esta é uma ferramenta valiosa para executar testes A/B gratuitos.
Use essa ferramenta para testar várias variações diferentes em uma página da Web, como fontes, CTAs, títulos, textos e posicionamento do produto, e veja quais variações são as mais eficazes. O Google Optimize também se integra perfeitamente ao Google Analytics.
Saiba mais: Intenção do Usuário: Confira 5 dicas para otimizar o seu site hoje
Estratégias de otimização de sites que você deve fazer
Existem muitos métodos diferentes que você pode usar para otimizar seu site. Aqui estão algumas das principais estratégias de otimização de sites a serem consideradas se você deseja considerar seu site totalmente otimizado:
- Otimizar para celular
Seu site precisa não apenas funcionar bem e ter uma ótima aparência em laptops e computadores de mesa, mas também em dispositivos móveis.
Atualmente, os dispositivos móveis respondem por pouco mais da metade do tráfego de sites em todo o mundo.
Você pode executar um teste básico de usabilidade em dispositivos móveis no Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para garantir que seu site funcione bem em dispositivos móveis.
- Otimizar para pesquisa por voz
Hoje em dia, mais do que nunca estamos realizando pesquisas online não apenas digitando, mas com nossas vozes. É por isso que é importante otimizar seu site para pesquisa por voz.
- Melhore a velocidade da página
A velocidade da página é um fator de classificação oficial do Google e afeta diretamente o SEO do seu site.
Seu site deve carregar em três segundos ou, se você tiver um site de ecommerce, dois segundos é o ideal.
Você pode verificar o tempo de carregamento do seu site com os insights do PageSpeed do Google.
- Otimize o conteúdo do seu site
Agora que você otimizou alguns dos aspectos mais técnicos do seu site, é hora de otimizar o conteúdo dele.
Existe uma conexão crítica entre conteúdo e receita. Primeiro, você precisa saber para quais palavras-chave deseja classificar.
As palavras que você usa no conteúdo do seu site são importantes para os mecanismos de pesquisa. Mas é mais do que apenas as palavras que você usa que um conteúdo bem otimizado.
O Google também quer ver conteúdo valioso e de alta qualidade que seja útil para os pesquisadores. Portanto, pense em contratar um serviço de marketing de conteúdo para o seu site.
Conclusão
A otimização de sites é muito importante hoje em dia porque garante que seu site esteja funcionando bem, o que por sua vez, pode levá-lo a uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
Estar entre os primeiros resultados é fundamental para atrair mais clientes para sua página, e isso só é possível com um site otimizado.
Conheça a criação de sites da Agência de Marketing Digital DUNA hoje e veja como podemos ajudá-lo a ter um site otimizado hoje!