Gerenciar o marketing digital exige estar sempre atualizado, acompanhando as tendências para as redes sociais e as ferramentas de inovação que surgem. De acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação 78% das empresas no Brasil têm presença nas redes sociais.
Os usuários passam, em média, mais de quatro horas por dia nesses canais. Para se destacar dos concorrentes, é preciso oferecer conteúdos relevantes e aproveitar os recursos disponíveis para aumentar o engajamento das pessoas e o alcance das campanhas. Confira mais a respeito, no post a seguir.
Veja como identificar novas oportunidades de marketing e vendas
Para aproveitar todos os benefícios que as mídias sociais podem oferecer, quem trabalha ou tem a intenção de atuar com elas deve saber que não se trata simplesmente de publicar conteúdos e esquecer.
É preciso criar uma fanpage, um planejamento e o cronograma para as postagens, monitorar e analisar as interações e o relacionamento com o público-alvo.
Somente dessa forma é possível usufruir das melhores oportunidades que as redes sociais oferecem.
Invista em conteúdos mais humanizados
Atualmente, tanto nas relações interpessoais quanto nas redes sociais, há um grande apelo por conexões mais humanizadas, em que o diálogo é mais próximo e autêntico.
Para criar conteúdos que reflitam essa busca por humanização, existem algumas dicas que podem ser seguidas, por exemplo:
- optar por usar pessoas para ilustrar os conteúdos;
- mostrar o dia a dia de sua equipe;
- aproveitar vídeos e lives para demonstrar espontaneidade;
- ter empatia sem se preocupar com produções muito elaboradas, pois às vezes, o mais simples é mais acolhedor.
Procure interagir sempre com a sua audiência
As redes sociais são uma ótima ferramenta para alcançar o seu público e estabelecer um relacionamento com ele. Assim, é necessário ter estratégias para cativá-lo.
Por isso, aproveite as interações que você tem com seus seguidores, conversando com eles de forma pessoal e procurando surpreendê-los. Aliás, confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
- anotar sugestões, críticas e elogios que os seguidores fazem nos comentários de suas publicações;
- criar conteúdos que estimulem a interação, como perguntas nas legendas de seus posts;
- fazer enquetes ou perguntas nos stories do Instagram ou do Facebook para saber as opiniões e sugestões dos seguidores.
Faça ajustes no planejamento
Apesar de as redes sociais oferecerem benefícios muito interessantes, elas também podem ser fontes de crises, se não forem cuidadosamente gerenciadas. Quando isso acontece, é importante que o gerenciamento esteja preparado para monitorar e lidar com elas.
Desse modo, é essencial que sejam seguidas algumas dicas, como ser educado, aceitar e corrigir os erros, identificar a causa do problema, procurar soluções rápidas, mas cautelosas, e levar discussões nos comentários para o privado. Por fim, é preciso aprender com a crise para garantir que ela não se repita.
Tenha boas práticas e realize testes
Para conseguir sucesso e aproveitar as oportunidades de negócio que as redes sociais permitem, é preciso estar atento às tendências e mudanças do mercado. Dessa forma, é importante sempre estudar e realizar testes para descobrir o que melhor se encaixa nas necessidades e desejos do seu público.
Aqui vão algumas dicas para ajudar você nessa jornada:
- crie conteúdos relevantes que tragam soluções para as dores da persona;
- interaja com o seu público, respondendo aos comentários ou apreciando-os;
- seja verdadeiro e transparente com seus seguidores;
- publique e compartilhe conteúdos de fontes sérias.
Use as funcionalidades gratuitas
As redes sociais continuam crescendo e oferecendo novas funcionalidades. Por exemplo, o Instagram tem recursos como stories, vídeos reels, lives, a possibilidade de usar links nos stories, hashtags e muito mais.
Dessa maneira, é essencial que você estude as redes que utiliza para o seu negócio e entenda como poderá aproveitá-las. Com isso, terá oportunidades para se conectar com o seu público, descobrir de que os seguidores gostam e o que funciona para eles. Logo, terá a chance de cativar sua audiência ainda mais.
Aproveite o conteúdo viral
Quando um post viraliza nas redes sociais e ganha alcance, curtidas, comentários e compartilhamentos, os profissionais de marketing precisam estar preparados para gerenciar essa situação. Eles devem aproveitar a oportunidade para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.
É claro que não existe uma receita pronta para isso, mas é possível testar, aplicar e monitorar os resultados para encontrar as melhores estratégias.
Descubra as principais tendências para redes sociais em 2023
Inteligência artificial, influenciadores, anúncios interativos, jogos, mídia multissensorial são algumas das tendências que vão impactar as redes sociais em 2023, assim como o comportamento dos usuários e das empresas. Entenda melhor, a seguir.
1. Ferramentas de áudio
O papel do áudio nas mídias sociais está passando por uma grande transformação, devido a plataformas voltadas para conteúdos de vídeo e ao crescimento de jogadores em todo o mundo.
Ferramentas como Facebook Soundbite Reactions, Tweets de voz e Twitter Spaces, assim como os eventos de áudio do LinkedIn, tornaram a estratégia de mídia social com voz mais importante do que nunca. Em 2023, as marcas devem considerar investir nesse tipo de estratégia para alcançar mais audiência e engajamento.
2. Aumento de jogos
A indústria de jogos deve atingir um valor estimado de US$200,8 bilhões, com publicidade no jogo avaliada em US$17,6 milhões. Isso significa que existem muitas chances empolgantes para marcas e empresas nesse setor.
Por exemplo, a Netflix está criando seu primeiro estúdio interno de videogame em Helsinque. Além disso, marcas de luxo têm usado jogos como forma de envolver a comunidade e preencher a lacuna entre realidade virtual e real.
Se você já jogou Candy Crush ou Wordle em seu trajeto diário, já é oficialmente um jogador. Será que esse ano será o momento certo para sua marca explorar o poder dos jogos?
3. Uso de tela cheia
O boom do TikTok não é mais novidade e sua influência na forma como outras plataformas de mídia social operam ainda é sentida. É esperado que se veja mais conteúdo em 9:16 (tela cheia na vertical) se espalhando. Não é surpresa que o Instagram tenha seguido o exemplo, mas também o YouTube e o Facebook estão se unindo ao movimento.
No Facebook, os vídeos verticais têm uma taxa de conclusão 90% maior do que os vídeos horizontais. O YouTube está testando um novo recurso de formatação para anúncios em vídeo, para que possam ser reproduzidos na vertical.
À medida que mais plataformas adotarem essa proporção, as pessoas poderão reutilizar seu conteúdo para alcançar uma audiência ainda maior. Ao fazer a troca, você obterá mais retorno sobre seus investimentos.
4. Mercado de influenciadores
Em 2023, o marketing de influenciadores tem um destaque ainda maior, pois muitas pessoas estão comprando de casa. Como resultado, as empresas buscam parcerias com esses profissionais da internet para promover suas marcas.
No entanto, isso pode ser caro, porque muitos influenciadores conhecidos cobram preços elevados. Desse modo, os negócios menores estão perdendo uma grande oportunidade.
5. Ascensão de nanoinfluenciadores
Por isso, é melhor buscar microinfluenciadores mais apropriados para seu nicho de mercado. Eles têm audiências menores, mas taxas de engajamento maiores.
Além disso, são mais baratos para fazer parcerias. Colaborar com vários influenciadores pequenos que são mais adequados para o seu mercado relevante pode ser uma ótima maneira de investir, já que oferecem um melhor retorno para o seu negócio.
6. Autenticidade das marcas
O comportamento do consumidor está mudando rapidamente. As pessoas estão exigindo que as marcas sejam autênticas e transparentes para nutrir conexões humanas e construir relacionamentos significativos com o público.
Uma das maneiras de fazer isso é capacitar seus líderes para serem mais ativos nas mídias sociais. Além disso, a transparência ajuda a estabelecer uma confiança de longo prazo nos consumidores.
Ao construir relacionamentos autênticos e conexões mais profundas, as marcas podem desfrutar de uma variedade de benefícios, como melhora na reputação e aumento das vendas.
7. Presença da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é um software que automatiza tarefas. Entre elas, a produção de postagens de mídia social com eficiência e a descoberta de novos canais de publicidade, melhorando com a exposição a mais dados.
Se ainda não tem uma estratégia definida para implementar a IA, uma forma de começar é ajudar na redação. Você pode inserir alguns prompts e a IA retornará com sugestões de cópia.
No entanto, é importante lembrar que ela nunca substituirá o poder do conteúdo personalizado e autêntico. Mesmo que as ferramentas possam ajudar a ter novas ideias e a criar legendas, nunca serão capazes de capturar a personalidade e a voz únicas da sua marca, como você.
8. Integrações nas plataformas
As integrações tendem a se fortalecer em plataformas populares de mídia social. O Facebook, por exemplo, está implementando avatares digitais para aumentar o engajamento, especialmente, no metaverso.
Já o Instagram aposta em criar diferentes maneiras de se fazer conteúdos para auxiliar os criadores e permitir que façam também para o metaverso.
9. Anúncios interativos
As tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) têm criado oportunidades para o engajamento do usuário. O uso de filtros é um dos casos populares, mas também podem ser aplicadas para melhorar a experiência de compra para o público de uma marca, por meio de anúncios interativos.
Esses, diferentemente dos tradicionais, permitem que o usuário se envolva na experiência do anúncio, aumentando assim a probabilidade de que eles se engajem com a marca ou produto. Além disso, também oferecem mais tempo de visualização pelo público do que os anúncios convencionais, e ajudam a aumentar o reconhecimento da marca.
10. Mídia multissensorial
A mídia social multissensorial será tendência, pois implica na integração de diferentes formatos, como áudio, vídeo, texto e ambientes totalmente imersivos, para proporcionar aos usuários novas experiências envolventes.
Como exemplo, o Instagram oferece a possibilidade de adicionar música às imagens estáticas e o Twitter tem uma página de podcast nos Estados Unidos. Na Meta, o investimento no metaverso é pesado.
Para navegar nessas tendências de 2023, é recomendável editar o conteúdo para incluir áudio, enquetes, GIFs, músicas, legendas e mais, mesmo que em pequena escala. Dessa forma, é possível introduzir a noção de mídia social multissensorial.
11. Experiências metaversas
Em 2023, as principais tendências em mídia social incluirão o uso cada vez maior de metaversos. O consumidor poderá experimentar criação e uso de avatares, foco em realidade virtual, aumentada e lojas virtuais, além de também poderem adquirir NFTs.
Saiba mais a respeito, nestes artigos:
- Aprenda sobre novas tecnologias como metaverso e NFT, mas não se distraia’, diz gerente geral do CMI
- NFTs estão chegando no Instagram e isso é uma ótima oportunidade para criadores de conteúdo
- 5 vezes que marcas usaram NFTs para branding, experiências únicas e para gerar resultados
A disputa entre empresas desse nicho também será cada vez mais evidente. Algumas marcas já estão aderindo, como a Bloomingdale’s, que lançou uma loja virtual durante a New York Fashion Week 2022.
A Nike, por sua vez, criou o NIKELAND, em que são oferecidos jogos esportivos, tênis NFT e acessórios de avatar. A Ferrari também se antecipou e lançou seu modelo 296 GTB para o Fortnite, antes de sua estreia física.
Por fim, a Starbucks oferece a seus membros o acesso a experiências imersivas de café por meio da compra de NFTs.
12. Vídeos curtos
O marketing está evoluindo e o vídeo segue como principal meio de conteúdo para marcas. Em 2023, os clipes fragmentados e não polidos serão os mais populares. O uso de celulares para gravar e editar conteúdos, como os Reels do Instagram, é uma excelente alternativa às campanhas caras com celebridades.
As marcas também podem contar com criadores de conteúdo nas plataformas de vídeo, como o TikTok, para gerar conteúdo de usuário (UGC) para suas campanhas. Para aproveitar bem a tendência, devem fazer parcerias com influenciadores de vídeo para amplificar mensagens relevantes para o público.
13. Marketing omnichannel
O omnichannel é uma tendência do varejo que visa a proporcionar uma experiência de compra única e inovadora ao consumidor. Trazendo todos os canais de uma empresa para um mesmo lugar, o objetivo principal é a integração entre o mundo digital e o mundo físico.
Isso possibilita que o usuário tenha acesso aos serviços da empresa em qualquer lugar, e a toda hora. Essa tendência é uma evolução do multicanal, pois é focada na experiência do cliente nos canais existentes de determinada marca.
Um exemplo prático são os aplicativos móveis, que combinam o layout do site com a temática interna das lojas físicas. Esse é o caminho certo para se alcançar a fidelização dos clientes: entender e executar corretamente o processo de omnichannel, pois dessa forma, é possível oferecer a eles uma experiência única e inovadora.
Descubra dicas importantes para navegar nessas tendências para redes sociais
Sua marca deve adotar práticas de negócios mais éticas, evitando alegações falsas ou exageradas. Dessa forma, compartilhe os bastidores de como seus produtos são fabricados ou mostre o que a empresa está fazendo para a sustentabilidade.
Demonstre o cuidado e o apoio que você oferece aos funcionários. Além disso, não tenha medo de se posicionar sobre questões importantes para seu público.
Ao usar seu alcance de mídia social para trazer à tona tópicos relevantes para seus clientes, você pode esperar elogios por sua atitude, bem como ganhar seguidores no Instagram, por exemplo.
Agora que você conhece as tendências para redes sociais em 2023, foque as mudanças dos algoritmos para priorizar a segurança dos usuários, tenha integração de recursos interativos que permitam a criação de conteúdo único, além de melhorias nos recursos de privacidade e controle de dados.
Espera-se que as plataformas de redes sociais continuem a inovar para oferecer ainda mais experiências gratificantes aos usuários, tornando-os mais conectados e criativos. Se deseja se aprofundar mais no assunto, sugerimos que baixe o Planejamento de Marketing para 2023.