SEO e Inteligência Artificial (IA) são dois temas muito relacionados atualmente, assim como diversas outras áreas do Marketing Digital. Afinal, as IAs conquistaram espaço por automatizarem processos de diferentes áreas.
Mas como utilizar IA sem prejudicar o posicionamento orgânico do seu site? É sobre isso que vamos tratar neste conteúdo, primeiramente abordando sobre o futuro do SEO a partir da Inteligência Artificial para, na sequência, explicar como automatizar o workflow de SEO com o uso de ferramentas e IAs. Continue a leitura!
O futuro do SEO com a inteligência artificial e o que deve mudar
É inegável que a Inteligência Artificial se tornará cada vez mais aliada de estratégias de SEO em empresas e agências. Dessa forma, ocorrerão mudanças no jeito de atuação dos profissionais de SEO, assim como ocorre em qualquer outra área.
A partir do uso e popularização de IAs, os profissionais de SEO conseguirão obter melhores resultados, atuando de forma mais estratégica e certeira a partir de dados de análise obtidos a partir de IAs — como veremos mais adiante em relação ao planejamento de palavras-chave, análise de concorrência, análise preditiva, entre outras.
A busca de palavras-chave com ajuda da inteligência artificial
A análise de palavras-chave é importante para toda estratégia de SEO. Ela tem o objetivo de entender qual a intenção de busca dos usuários para que seu site apareça para seu público-alvo e aumente as chances de conversão.
A Niara, por exemplo, é uma IA criada especialmente para automação de processos de SEO. Entre as opções de templates disponíveis na ferramenta, três são voltadas para a análise de palavras-chave:
- ideias de palavra-chave: possiblita gerar uma lista de palavras-chave considerando determinado público-alvo.
- intenção de busca das palavras-chave: tem a função de agrupar palavras-chave de acordo com a intenção de busca dos usuários.
- palavras-chave semânticas: este template tem o objetivo de clusterizar palavras-chave.
A partir disso, é possível selecionar palavras-chave mais relevantes que trarão tráfego relevante para o seu site. A partir dos exemplos de templates apresentados, é possível não só identificar uma palavra-chave isolada, mas também entender o campo semântico que ela está inserida, de forma que os conteúdos a serem produzidos, sejam para blog ou e-commerces, não utilizem uma keyword em excesso, buscando um ranqueamento melhor, mas explorem demais palavras pertencentes ao mesmo campo semântico.
Interface das buscas no Google e mudanças nos algoritmos
A existência de IAs como o ChatGPT, Google Bard, entre outras, não interfere diretamente nos algoritmos do Google, o que ocorre é uma valorização e maior relevância de conteúdos que fornecem informações úteis aos usuários. Dessa forma, para que o ranking do seu site não seja prejudicado, é importante usar a IA como um suporte e não como um produto final.
Não há proibição do Google em usar o Bard para criar conteúdos, porém, é sempre importante considerar se o conteúdo que está sendo compartilhado em seu site, blog ou e-commerce traz informações que agreguem para o usuário e atendam às intenções de busca dele.
Análise de concorrência com IA
O uso de ferramentas como SemRush e Ubersuggest para análise de concorrência de tráfego orgânico é bem comum, mas você já pensou em usar Inteligência Artificial, como ChatGPT ou Niara, para obter insights estratégicos?
É possível automatizar a análise de concorrência em uma IA e obter dados de:
- posicionamento de mercado;
- público-alvo;
- presença online;
- estratégias de marketing;
- experiência do cliente.
Dessa forma, processos mais demorados passaram a ficar mais ágeis. Contudo, é importante entender que essas ferramentas cumprem o objetivo de automatizar e promover insights de análise, mas não dispensam a necessidade de um especialista na área para validar as informações obtidas.
Workflows de SEO
O fluxo de trabalho de SEO, ou como também é conhecido workflow de SEO, envolve uma série de etapas para englobar todos os pilares de SEO que normalmente são divididas em:
- pesquisa de palavra-chave;
- otimização on page;
- otimização off page;
- criação de conteúdo;
- monitoramento e análise.
Contudo, como automatizar esses processos, potencializando as estratégias e sem prejudicar os resultados do tráfego orgânico?
Inteligências Artificiais, como a Niara ou ChatGPT podem automatizar processos de SEO, auxiliando o profissional responsável por essa demanda a ter acesso a ideias de tópicos relacionados a um tema central de forma mais rápida e eficiente.
Também é possível automatizar o processo de identificação de blogs com alto potencial de referência a determinada marca ou site apenas a partir de um prompt de comando no ChatGPT.
Análise Preditiva
Uma análise preditiva considera dados históricos para identificar padrões e tendências de comportamento dos usuários, ou no contexto de um e-commerce, consumidores, para definir um resultado, por exemplo, número de vendas e receita faturada em uma loja virtual. A Inteligência Artificial não precisa necessariamente de dados de histórico de compra, por exemplo, para determinar um resultado.
Portanto, em um contexto de vendas no varejo, é possível considerar que uma análise preditiva usaria os dados de histórico de compra para prever demandas dos clientes, enquanto uma IA poderia ser utilizada para produzir uma campanha de marketing personalizada considerando o público-alvo do negócio.
Rankings mais estáveis e consistentes podem acontecer
Garantir rankings mais estáveis ou em crescimento é o objetivo de todo projeto. Para isso, é preciso utilizar ferramentas e IAs como suporte, explorando todo o potencial a favor do trabalho com SEO e sempre considerando que os algoritmos do Google cada vez são voltados para a experiência do usuário em diferentes vertentes.
Se você e sua empresa precisam criar conteúdo otimizado para SEO, o WriterAccess pode ser a solução que você procura. Conheça nossa plataforma e esteja conectado a uma equipe de redatores especializados em SEO. Cadastre-se e aproveite 14 dias grátis!