Nas últimas semanas, SEOs em toda a web relataram alta volatilidade no tráfego de seus sites e atividades SERP instáveis. Ou seja, ao que tudo indica, parece vir uma nova atualização principal do algoritmo do Google.
As perguntas aqui são: o Google anunciará oficialmente uma atualização em breve? Quais sinais mostram que as especulações sobre uma atualização podem ser verdadeiras ou não? Como rastrear possíveis atualizações?
Neste artigo, discutiremos os rumores de uma possível nova atualização principal do Google.
Analisaremos alguns sinais aos quais SEOs devem estar atentos para identificar potenciais atualizações e adaptar suas estratégias. Com essas informações, conseguiremos aliviar possíveis impactos negativos no tráfego e na classificação de palavras-chave.
Vem mais Core Update por aí?
Mal nos recuperamos dos impactos da última atualização principal do Google e já estamos prevendo outra? Você deve se lembrar do core update de abril e de como essa atualização impactou o tráfego de diversos sites.
Na ocasião, Diana Martins (SEO planner da Rock) contou que os conteúdos impactados pela mais recente atualização sugeriam tendências e ferramentas obsoletas em 2023. Conteúdos tipo “caminhos do marketing em 2022” ou “ tendências para redes sociais em 2022”, sabe?
A colega relatou um impacto próximo a 12% no tráfego do blog da Rock.
Atualizações de SEO realizadas e agora, três meses depois, tráfego de diversos sites parecem estar sofrendo uma alta volatilidade. Comportamento parecido com o que temos em época de Core Update do Google.
Segundo os relatórios do Google, a volatilidade da atualização de abril durou 13 dias e 2 horas. Já a de setembro de 2022 durou 14 dias.
No momento em que escrevo este artigo, o sensor de volatilidade do Semrush está mostrando um grau elevado desde 14 de julho. Se o período dessa volatilidade responder à média dos outros lançamentos, podemos esperar um pronunciamento do Google ainda nesta semana.
A publicação de Glen Gabe (presidente da G-Squared Interactive LLC) no LinkedIn vai ao encontro do relato do Rafael Simões:
“Ao pesquisar mais volatilidade esta semana, estou vendo um aumento de muitos sites que caíram durante as principais atualizações anteriores (mas não apenas um tipo de atualização). Por exemplo, quedas anteriores devido a atualizações principais, atualizações de revisões, HCUs e até atualizações de spam. O Google está trabalhando em algo grande.”
Pois bem, já que há uma chance de anteciparmos os core updates, que tal eu dar algumas dicas de como você pode fazer isso? E aí depois podemos dar uma olhada em quais ações você pode fazer para enfrentar as mudanças.
Como antecipar os Core Updates do Google?
Você deve ter pescado uma das dicas na seção anterior, quando eu falei sobre o sensor de volatilidade do Semrush.
O gráfico mostra trocas de posições nas SERPs e é uma fórmula construída pela própria empresa. Você também pode acompanhar essa volatilidade por categorias de palavras-chave, como por exemplo beleza e bem-estar.
“Verificamos os resultados de pesquisa para um conjunto fixo de palavras-chave diariamente e calculamos o nível de alterações no final do dia. O método exato é uma fórmula exclusiva, mas o valor reflete a volatilidade total da pesquisa no dia.”
Semrush Sensor
Também existem outras ferramentas que podem auxiliar nesse acompanhamento, como a da Advanced Web Ranking, a da SERPMetric e a da Moz.
Um gatilho para você lembrar de olhar o sensor do Semrush seria a volatilidade que o seu site está apresentando. Para isso você precisa monitorar mudanças de posições de palavras-chave nada usuais.
Um bom exemplo é quando você perde uma palavra-chave relevante ou percebe uma troca de posições relevante. Quando isso acontece sem nem mesmo ter atualizado qualquer conteúdo, pode ser a hora de consultar a volatilidade das SERPs do Google.
Você pode checar o próprio relatório do Google de tempos em tempos para entender o intervalo de meses entre uma atualização e outra. Assim, é possível calcular se estamos na eminência de uma nova atualização.
Por fim, não deixe de acompanhar o que os especialistas estão dizendo. Siga os experts em SEO e os porta-vozes do próprio Google nas redes sociais. Além de se inscrever na newsletter da Rock Content para acompanhar as mais recentes atualizações do algoritmo e novidades quentinhas em marketing digital.
Como se preparar para os Core Updates do Google?
Antes de mais nada, é importante pontuar: você deve se preocupar em atender a sua buyer persona e ponto. As atualizações do Google só nos dão um empurrãozinho para olhar detalhes que não estávamos acostumados.
Quero pegar de exemplo um dos últimos traumas dos profissionais de SEO: o Helpful Content Update. Apesar de ter causado muita alteração de tráfego, essa atualização promoveu a melhora na produção dos conteúdos.
De setembro de 2022 para cá, mais conteúdos autênticos, confiáveis e especializados passaram a ser produzidos.
Com isso em mente, as principais mudanças no algoritmo do Google não devem te abalar tanto ou ser motivo de pânico. De acordo com o próprio Google, “O objetivo geral delas (das atualizações) é continuar cumprindo nossa missão de mostrar resultados úteis e confiáveis para os usuários”.
E a empresa ainda recomenda:
“Faça uma auditoria sobre a queda de desempenho nas suas páginas, se for o caso. Quais foram as páginas mais afetadas e em que tipos de pesquisa? Analise isso com atenção para entender o desempenho dessas páginas em relação às perguntas de autoavaliação.”
Tudo isso pra dizer que não há fórmula mágica para você “vencer” os Core Updates. Mantenha-se conectado às tendências e haja o quanto antes para corrigir problemas de conteúdo que o próprio Core Update dedurou.