A geração de leads é uma parte importante de qualquer estratégia de vendas, pois nem todas as pessoas que visitam um site ou veem um conteúdo estão prontas para comprar imediatamente. Muitas vezes, elas precisam de mais informações ou tempo para considerar a compra. É aí que entra a geração de leads.

No TikTok, uma das redes sociais mais usadas no Brasil, a geração de leads também é possível.

Milhões de pessoas acessam o TikTok todos os dias em busca de entretenimento e inspiração. E, com as estratégias certas, você pode transformar esses visitantes em potenciais clientes.

Mas como funciona exatamente a geração de leads no TikTok? É isso que veremos aqui. Continue e descubra tudo sobre como usar o TikTok para gerar leads qualificados!

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    Por que o TikTok é relevante para geração de leads?

    Se você não tem certeza se vale a pena criar uma estratégia de marketing no TikTok para aumentar sua base de leads, queremos provar aqui que chegou a hora de dar esse passo.

    O TikTok é uma das redes com crescimento mais rápido desde que foi criada. E, ao contrário do que alguns pensam, tornou-se um ambiente fértil para negócios.

    71,2% dos usuários do TikTok disseram que fizeram compras quando encontraram algo no feed ou Stories e 58% dizem que já usaram o TikTok para se inspirar nas compras.

    E o crescimento não deve parar por aí. A média de vendas no TikTok nos próximos anos deverá aumentar em 67% até 2026.

    Existem muitas razões que podem explicar esse sucesso do TikTok para relações comerciais, especialmente entre as gerações mais jovens.

    Dos membros da Geração Z que usam o aplicativo, 2 em cada 5 são atraídos por conteúdo que parece mais adaptado aos seus gostos, segundo pesquisa da Adobe.

    O algoritmo do TikTok coleta dados sobre o comportamento de cada usuário, desde os vídeos que assistem até as interações que têm, para entender exatamente o que os mantém grudados na tela e entregar um fluxo personalizado e interminável de vídeos.

    Os baby boomers também adoram o aplicativo, com mais de 1 em cada 4 expressando gosto pelos vídeos curtos e baseados em narrativas do TikTok.

    Com duração geralmente entre 15 e 60 segundos, esses vídeos podem ser compartilhados, comentados e reproduzidos milhões de vezes.

    Segundo relatório State of Marketing 2024, os profissionais de marketing estão usando o TikTok para abordar o público mais jovem que prefere ir atrás de vídeos nas redes sociais para interagir com as marcas:

    “Entre os diferentes formatos de conteúdo, o vídeo continua a gerar um ROI superior – por isso, cada vez mais profissionais de marketing estão mergulhando nisso. Os profissionais de marketing estão apostando no TikTok, no YouTube e no Instagram para abordar o público mais jovem, que vai direto às plataformas de vídeo social para pesquisar e interagir com as marcas, ainda mais do que os mecanismos de pesquisa. O vídeo curto é o formato nº 1, oferecendo o maior ROI e terá o maior crescimento em 2024.”

    Com um formato atrativo no core das relações dentro do aplicativo, o TikTok cresceu e agora é essencial para marcas que desejam se conectar diretamente com os clientes.

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    Como começar a gerar leads no TikTok?

    Embora o seu objetivo final possa ser gerar leads, o caminho para alcançá-lo começa com o aumento da visibilidade e a construção de confiança com seu público-alvo.

    As próximas dicas podem ajudar a trilhar esse caminho para construir confiança com o público e iniciar o processo de geração de leads. Vamos lá!

    Mude para uma conta corporativa

    Para começar a gerar leads no TikTok, um dos primeiros passos é mudar seu perfil pessoal para a opção de conta corporativa.

    Similar à transição para um perfil comercial no Instagram, essa mudança desbloqueia uma série de funcionalidades que pode impulsionar as estratégias de marketing no aplicativo.

    Você terá acesso a relatórios que identificam quais vídeos têm mais popularidade, quais são os melhores horários ou dias para postar e até mesmo insights demográficos que ajudam a entender melhor quem são seus seguidores no TikTok.

    Se você quer acesso a essas informações, primeiro será necessário criar uma conta pessoal e depois mudá-la para a conta corporativa. Veja o passo a passo:

    1. baixe o aplicativo TikTok e crie uma nova conta;
    2. acesse seu perfil e toque no menu de hambúrguer no canto superior direito;
    3. toque em Configurações e privacidade;
    4. toque em Gerenciar conta;
    5. toque em Mudar para conta corporativa;
    6. escolha a categoria que melhor corresponde ao tipo de negócio.

    Seguindo essas etapas, qualquer usuário do TikTok pode mudar sua conta pessoal para uma conta corporativa. Da mesma forma, é possível retornar a uma conta pessoal sempre que for necessário ou alternar entre os modelos de perfil quantas vezes quiser.

    Deixe o seu perfil completo e confiável

    Uma boa primeira impressão é tudo que você precisa para dar início a um vínculo com os usuários que chegam ao perfil. Toque em Editar perfil e preencha os seguintes campos.

    • foto ou vídeo do perfil: o TikTok permite adicionar um vídeo ao avatar do perfil;
    • nome: o nome da sua empresa;
    • nome de usuário: esse também deve ser o nome da empresa (se possível), sem espaços;
    • bio: você tem 80 caracteres para fornecer um resumo do que sua empresa faz;
    • e-mail: insira o endereço de e-mail de contato da empresa;
    • sem fins lucrativos: se sua empresa trabalha ou apoia uma organização sem fins lucrativos, você pode marcá-la diretamente em seu perfil.
    • categoria: você já deve ter feito isso ao criar sua conta comercial, mas, caso não tenha feito isso, selecione a categoria que melhor representa seu setor.
    • social: conecte suas contas do Instagram e/ou YouTube.

    Quando todos os campos estão preenchidos, sua conta tem mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa dentro do TikTok e atrair mais leads potenciais.

    Defina o seu público do TikTok

    O TikTok é conhecido por sua base de usuários jovem, mas, para gerar leads e converter engajamento em vendas, é necessário ir além dessa noção básica sobre quem está seguindo a sua marca.

    O próprio app oferece insights sobre a demografia dos seguidores, como idade, localização geográfica e gênero. Essas informações podem ajudar a construir uma visão inicial do seu público-alvo.

    Observar o que sua concorrência está fazendo no TikTok também pode trazer insights sobre as preferências e os comportamentos do seu próprio público.

    Analise os tipos de conteúdo que estão produzindo, quem está interagindo com eles e como estão envolvendo o público-alvo.

    Com essa noção de quem é seu público-alvo, você pode segmentar anúncios pagos, personalizar conteúdos e selecionar hashtags.

    Saiba como usar hashtags no TikTok

    As hashtags no TikTok funcionam exatamente como no Instagram e X (antigo Twitter).

    São palavras-chave ou frases indicadas pelo símbolo de hashtag (#). Elas são usadas para categorizar o conteúdo e permitir que ele seja encontrado por outros usuários.

    Os usuários não precisam seguir um perfil para visualizar os conteúdos com determinada hashtag quando fazem uma pesquisa dentro do aplicativo.

    Por ter esse potencial de tráfego orgânico para os perfis, o uso de hashtags já é considerado uma estratégia de SEO no TikTok.

    Por exemplo, alguém que pesquisa a hashtag #jardinagem pode descobrir vídeos de inúmeras contas que têm essa hashtag adicionada à descrição:

    Vale lembrar que muitos desafios e tendências que viralizam no TikTok são impulsionados por hashtags específicas.

    Participar das tendências relevantes para sua marca pode aumentar a visibilidade e o engajamento no app, o que pode contribuir com uma maior geração de leads.

    Marque a localização nas publicações do TikTok

    O TikTok permite ativar a localização para mostrar conteúdo popular na área do usuário e, quando aplicável, exibir anúncios que podem ser mais relevantes para ele.

    Isso pode ser interessante para a geração de leads, afinal, você aumenta a visibilidade do conteúdo para usuários que estão na mesma área geográfica.

    No caso de uma loja física ou prestadora de serviços em uma determinada cidade, marcar a localização nas publicações pode ajudar a atrair clientes potenciais que estão próximos.

    Para adicionar um local à sua publicação no TikTok, o passo a passo é simples:

    1. no TikTok, crie uma publicação;
    2. na tela de publicação, busque a opção “Localização” e toque nela;
    3. em seguida, você pode pesquisar um local específico digitando na barra de pesquisa, ou escolher entre os locais sugeridos abaixo da barra de pesquisa;
    4. depois de selecionar o local desejado, basta tocar em “Publicar”. O local marcado será exibido na publicação.

    Feito isso, o seu conteúdo tem uma maior probabilidade de ser descoberto por pessoas que estão interessadas no que sua empresa está fazendo em determinada localização.

    Quais estratégias de conteúdo convertem leads no TikTok?

    O próximo passo é aprender a usar estratégias que ajudem a converter o público fiel em potenciais clientes no TikTok.

    Primeiro, você pode começar fazendo um pouco de pesquisa prática. Se passar algum tempo conhecendo a plataforma e observando os tipos de vídeos que aparecem na sua página “Para você”, pode captar estratégias que concorrentes estão usando.

    Dito isso, confira algumas formas populares de gerar leads no TikTok.

    Colaborações com influenciadores

    Os influenciadores do TikTok têm uma forte presença no aplicativo e são capazes de influenciar as decisões e opiniões de outras pessoas em seu nicho de interesse.

    Uma das formas mais comuns de colaboração com influenciadores é o conteúdo patrocinado. Nele, a marca paga ao influenciador para criar uma #publi, um vídeo promovendo determinado produto e serviço.

    As marcas também podem criar campanhas específicas e convidar influenciadores para divulgar materiais, códigos promocionais ou ferramentas relevantes para o público.

    Para garantir a geração de leads, a descrição dos vídeos pode explicar o que os visitantes devem fazer para aproveitar o que a empresa tem a oferecer.

    Criação de landing pages

    Existe a possibilidade de criar landing page para uma campanha de marketing dentro do TikTok.

    São feitas para converter visitantes em leads ou leads em clientes, sem exigir que os usuários saiam do aplicativo.

    Você pode direcionar os usuários para sua página de destino por meio de anúncios pagos.

    Uma vez na página, eles podem consultar mais informações sobre um produto ou serviço, além de se inscrever em uma lista de e-mails ou realizar uma compra.

    Para criar uma landing page no TikTok, é preciso antes criar uma conta no TikTok Ads Manager, a plataforma na qual você pode criar e gerenciar anúncios no aplicativo.

    Consistência na rotina de publicações

    Se você publica com frequência no TikTok, o algoritmo entende que sua conta é ativa e suas postagens têm mais chances de serem entregues para os seguidores.

    O algoritmo interpreta períodos de inatividade como falta de interesse ou relevância, o que pode resultar em menos distribuição orgânica para suas postagens.

    Mas vale ressaltar que consistência não significa postar muitas vezes em um curto período e depois desaparecer. Isso pode confundir o algoritmo e desencorajar a audiência. Em vez disso, é melhor manter um ritmo constante de publicações.

    Confira outros materiais que podem ser do seu interesse:

    • Influenciadores criados por IA são o futuro do conteúdo no TikTok e Instagram?
    • SEO no TikTok: Como otimizar seu conteúdo e aumentar o alcance
    • 12 marcas que fazem um ótimo Marketing no TikTok para inspirar você
    • Saiba como aumentar o engajamento das suas redes sociais em 2024

    Quais as táticas para amplificar o alcance no TikTok?

    Além de todas as estratégias que você viu até aqui, ainda é possível aproveitar as funcionalidades específicas que o próprio TikTok oferece para marcas que desejam melhorar seu marketing dentro do aplicativo.

    Uma dessas estratégias é o uso do já mencionado TikTok Ads Manager, ferramenta que permite criar, publicar e gerenciar anúncios na plataforma.

    O TikTok Ads Manager oferece uma visão geral de todas as campanhas, métricas e ferramentas de orçamento disponíveis.

    Uma opção dentro do TikTok Ads é o uso de Spark Ads, um formato de anúncio nativo que aproveita postagens orgânicas do TikTok para criar anúncios.

    Com os Spark Ads, você pode utilizar suas próprias postagens ou postagens orgânicas de outros criadores (com a autorização deles) para promover a marca de forma mais autêntica.

    Ao contrário dos anúncios não Spark, os Spark Ads usam postagens de contas reais do TikTok, o que pode aumentar a credibilidade e o engajamento com o público.

    O pixel do TikTok é outra que pode ser usada em conjunto com qualquer ferramenta do TikTok for Business para ampliar o alcance e a eficácia das suas campanhas

    É um código que você pode inserir em seu site e identificar ações como visualizações, cliques e até conversões que acontecem depois que alguém viu um anúncio no TikTok.

    Com essas informações, você consegue entender de onde vêm suas conversões e saber quais anúncios estão funcionando melhor.

    Conclusão

    O TikTok é uma plataforma competitiva, e se destacar requer consistência. Portanto, não se desanime se a sua conta não se tornar uma sensação da noite para o dia.

    Mesmo que a fama instantânea possa não ser alcançada, vimos que há uma série de estratégias e ferramentas para criar uma confiança com o público e, consequentemente, iniciar a geração de leads.

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